Expressões idiomáticas e ensino de português língua estrangeira : expressões idiomáticas do corpo humano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/48200 |
Resumo: | O presente estudo incide sobre a importância das expressões idiomáticas (EIs), mais especificamente as EIs do corpo humano, no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE). O objetivo é responder às perguntas de pesquisa a que nos propusemos responder: Que lugar ocupam as expressões idiomáticas na aprendizagem de uma língua estrangeira? Os programas de PLE destacam a importância desse tipo de estruturas? Qual o nível mais adequado para a inserção deste objeto de estudo? Que tipo de abordagem têm as expressões idiomáticas nos manuais de PLE? Sendo este um trabalho sobre o ensino de PLE decidimos começar pela referência a algumas componentes fundamentais quando se trata do ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira. Para responder às perguntas acima mencionadas começaremos com a análise de alguns estudos realizados sobre este tema e de documentos importantes para a área como o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Pretendemos mostrar a importância do ensino e aprendizagem das EIs em PLE e provar que estas estão presentes no quotidiano dos falantes de português, fazendo assim parte da cultura da língua, do país e do povo. Apresentaremos as respostas dos inquéritos realizados aos aprendentes de PLE e os resultados dos mesmos. Para compreender os resultados, analisaremos a presença das EIs nos materiais de ensino de PLE para tentar perceber se as EIs estão realmente presentes. Se a resposta for negativa, interrogar-nos-emos sobre os motivos que interferem com os resultados dos inquéritos realizados. Pretendemos mostrar que as EIs estão presentes na vida dos falantes e refletiremos sobre qual a melhor forma para ensinar estas estruturas da língua. A última parte do trabalho constitui uma proposta de abordagem didático-pedagógica das Eis do corpo humano. |
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Expressões idiomáticas e ensino de português língua estrangeira : expressões idiomáticas do corpo humanoLíngua portuguesa - Estudo e ensino - EstrangeirosLíngua portuguesa - Expressões idiomáticasCorpo humanoTeses de mestrado – 2021Domínio/Área Científica::Humanidades::Línguas e LiteraturasO presente estudo incide sobre a importância das expressões idiomáticas (EIs), mais especificamente as EIs do corpo humano, no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE). O objetivo é responder às perguntas de pesquisa a que nos propusemos responder: Que lugar ocupam as expressões idiomáticas na aprendizagem de uma língua estrangeira? Os programas de PLE destacam a importância desse tipo de estruturas? Qual o nível mais adequado para a inserção deste objeto de estudo? Que tipo de abordagem têm as expressões idiomáticas nos manuais de PLE? Sendo este um trabalho sobre o ensino de PLE decidimos começar pela referência a algumas componentes fundamentais quando se trata do ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira. Para responder às perguntas acima mencionadas começaremos com a análise de alguns estudos realizados sobre este tema e de documentos importantes para a área como o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Pretendemos mostrar a importância do ensino e aprendizagem das EIs em PLE e provar que estas estão presentes no quotidiano dos falantes de português, fazendo assim parte da cultura da língua, do país e do povo. Apresentaremos as respostas dos inquéritos realizados aos aprendentes de PLE e os resultados dos mesmos. Para compreender os resultados, analisaremos a presença das EIs nos materiais de ensino de PLE para tentar perceber se as EIs estão realmente presentes. Se a resposta for negativa, interrogar-nos-emos sobre os motivos que interferem com os resultados dos inquéritos realizados. Pretendemos mostrar que as EIs estão presentes na vida dos falantes e refletiremos sobre qual a melhor forma para ensinar estas estruturas da língua. A última parte do trabalho constitui uma proposta de abordagem didático-pedagógica das Eis do corpo humano.This study focuses on the importance of idioms, more specifically the idioms of the human body, in the Teaching of Portuguese as a Foreign Language. The aim is to answer the research questions that we have proposed to answer: What place do idioms play in the learning of a foreign language? Do Portuguese as a Foreign Language programmes highlight the importance of such structures? What is the most appropriate level for the insertion of this object of study? What kind of approach do idioms have in the Portuguese as a Foreign Language textbooks? Since this is a work about the teaching of Portuguese as a Foreign Language we decided to start by referring to some fundamental components when it comes to the teaching and learning of a foreign language. To answer the above mentioned questions we will start with the analysis of some studies carried out on this subject and important documents in the area such as the Common European Framework of Reference for Languages. We want to show the importance of teaching and learning idioms in Portuguese as a Foreign Language and prove that they are present in the daily life of Portuguese speakers, thus being part of the culture of the language, the country and the people. We will present the answers to the surveys of Portuguese as a Foreign Language learners and their results. To understand the results, we will analyse the presence of idioms in Portuguese as a Foreign Language teaching materials to try to understand whether they are really present. If the answer is negative, we will ask ourselves about the reasons that interfere with the survey results. We want to show that idioms are present in the lives of speakers and we will reflect on the best way to teach these language structures. The last part of the work is a proposal for a didactic-pedagogical approach to idioms of the human body.Jorge, GuilherminaGaspar, CatarinaRepositório da Universidade de LisboaSantos, Cristiana2021-05-27T10:33:39Z2021-04-192021-02-112021-04-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/48200TID:202726452porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:51:27Zoai:repositorio.ul.pt:10451/48200Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:05.716131Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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