Expressões idiomáticas e ensino de português língua estrangeira : expressões idiomáticas do corpo humano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cristiana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/48200
Resumo: O presente estudo incide sobre a importância das expressões idiomáticas (EIs), mais especificamente as EIs do corpo humano, no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE). O objetivo é responder às perguntas de pesquisa a que nos propusemos responder: Que lugar ocupam as expressões idiomáticas na aprendizagem de uma língua estrangeira? Os programas de PLE destacam a importância desse tipo de estruturas? Qual o nível mais adequado para a inserção deste objeto de estudo? Que tipo de abordagem têm as expressões idiomáticas nos manuais de PLE? Sendo este um trabalho sobre o ensino de PLE decidimos começar pela referência a algumas componentes fundamentais quando se trata do ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira. Para responder às perguntas acima mencionadas começaremos com a análise de alguns estudos realizados sobre este tema e de documentos importantes para a área como o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR). Pretendemos mostrar a importância do ensino e aprendizagem das EIs em PLE e provar que estas estão presentes no quotidiano dos falantes de português, fazendo assim parte da cultura da língua, do país e do povo. Apresentaremos as respostas dos inquéritos realizados aos aprendentes de PLE e os resultados dos mesmos. Para compreender os resultados, analisaremos a presença das EIs nos materiais de ensino de PLE para tentar perceber se as EIs estão realmente presentes. Se a resposta for negativa, interrogar-nos-emos sobre os motivos que interferem com os resultados dos inquéritos realizados. Pretendemos mostrar que as EIs estão presentes na vida dos falantes e refletiremos sobre qual a melhor forma para ensinar estas estruturas da língua. A última parte do trabalho constitui uma proposta de abordagem didático-pedagógica das Eis do corpo humano.
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