A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO DE JUSTIFICATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA DE TCC EM CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DISTINTOS
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/246 |
Resumo: | O presente trabalho propõe analisar e descrever como é organizada, em uma perspectiva retórica e funcional, a seção de justificativa de pré-projetos de pesquisa de TCC do curso de Letras, produzidas em contextos diferentes, de uma universidade pública brasileira. Para realização das análises tomamos por base o modelo CARS, desenvolvido por Swales (1990), e o trabalho desenvolvido por Alves Filho e Alexandre (2015) acerca da organização retórica da seção de justificativa. O corpus dessa pesquisa é composto por 14 projetos de pesquisa produzidos durante a disciplina de TCC I. Foi realizada uma análise textual para verificar os movimentos e passos mais recorrentemente utilizados na seção de justificativa dos projetos do corpus. A realização das análises permitiu que estabelecêssemos a organização da seção de justificativa composto por três movimentos retóricos cujas funções são indicar as motivações deflagradoras da pesquisa, reivindicar aplicabilidade/utilidade da pesquisa e apoiar-se no campo teórico. Esses movimentos são realizados por doze passos. |
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A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO DE JUSTIFICATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA DE TCC EM CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DISTINTOSO presente trabalho propõe analisar e descrever como é organizada, em uma perspectiva retórica e funcional, a seção de justificativa de pré-projetos de pesquisa de TCC do curso de Letras, produzidas em contextos diferentes, de uma universidade pública brasileira. Para realização das análises tomamos por base o modelo CARS, desenvolvido por Swales (1990), e o trabalho desenvolvido por Alves Filho e Alexandre (2015) acerca da organização retórica da seção de justificativa. O corpus dessa pesquisa é composto por 14 projetos de pesquisa produzidos durante a disciplina de TCC I. Foi realizada uma análise textual para verificar os movimentos e passos mais recorrentemente utilizados na seção de justificativa dos projetos do corpus. A realização das análises permitiu que estabelecêssemos a organização da seção de justificativa composto por três movimentos retóricos cujas funções são indicar as motivações deflagradoras da pesquisa, reivindicar aplicabilidade/utilidade da pesquisa e apoiar-se no campo teórico. Esses movimentos são realizados por doze passos.EDUESPI2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/246LETRAS EM REVISTA; v. 11 n. 01 (2020): Estudos sobre gêneros textuais: perspectivas, temáticas e contextos2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/246/152Copyright (c) 2020 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Camila Rayssa Barbosa daAlves Filho, Francisco2020-06-04T12:14:04Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/246Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2020-06-04T12:14:04Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
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