A ORGANIZAÇÃO RETÓRICA DA SEÇÃO DE JUSTIFICATIVA DE PROJETOS DE PESQUISA DE TCC EM CONTEXTOS DE PRODUÇÃO DISTINTOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Rayssa Barbosa da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves Filho, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/246
Resumo: O presente trabalho propõe analisar e descrever como é organizada, em uma perspectiva retórica e funcional, a seção de justificativa de pré-projetos de pesquisa de TCC do curso de Letras, produzidas em contextos diferentes, de uma universidade pública brasileira. Para realização das análises tomamos por base o modelo CARS, desenvolvido por Swales (1990), e o trabalho desenvolvido por Alves Filho e Alexandre (2015) acerca da organização retórica da seção de justificativa. O corpus dessa pesquisa é composto por 14 projetos de pesquisa produzidos durante a disciplina de TCC I. Foi realizada uma análise textual para verificar os movimentos e passos mais recorrentemente utilizados na seção de justificativa dos projetos do corpus. A realização das análises permitiu que estabelecêssemos a organização da seção de justificativa composto por três movimentos retóricos cujas funções são indicar as motivações deflagradoras da pesquisa, reivindicar aplicabilidade/utilidade da pesquisa e apoiar-se no campo teórico. Esses movimentos são realizados por doze passos.
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