(RE) ESCRITA DA SEÇÃO JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA POR ESCRITORES INICIANTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Marcilene Gaspar
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Soares, Maria Elias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos do IL (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35966
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças operacionalizadas pelos sujeitos na revisão/reescrita da seção justificativa do projeto de pesquisa, verificando se tais mudanças relacionam-se aos movimentos retóricos característicos desse texto. Partimos do pressuposto de que, embora sejam escritores iniciantes, os sujeitos podem deter-se em aspectos retóricos e não locais, uma vez que o ensino dá-se com base no modelo CARS de Swales (1990), na perspectiva da escrita como processo, com propósito e audiência definidos. Para a análise das mudanças, utilizamos a tipologia de Fabre-Cols (2002). Os resultados apontam para o uso da adição como estratégia utilizada pelos sujeitos com vistas a suprir lacunas e a satisfazer exigências de um modelo relativamente estável.
id UFRGS-12_f9bc41e06812c6f151b42a6cc352f58e
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/35966
network_acronym_str UFRGS-12
network_name_str Cadernos do IL (Online)
repository_id_str
spelling (RE) ESCRITA DA SEÇÃO JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA POR ESCRITORES INICIANTESJustificativaReescritaModelo CARSEste trabalho tem como objetivo analisar as mudanças operacionalizadas pelos sujeitos na revisão/reescrita da seção justificativa do projeto de pesquisa, verificando se tais mudanças relacionam-se aos movimentos retóricos característicos desse texto. Partimos do pressuposto de que, embora sejam escritores iniciantes, os sujeitos podem deter-se em aspectos retóricos e não locais, uma vez que o ensino dá-se com base no modelo CARS de Swales (1990), na perspectiva da escrita como processo, com propósito e audiência definidos. Para a análise das mudanças, utilizamos a tipologia de Fabre-Cols (2002). Os resultados apontam para o uso da adição como estratégia utilizada pelos sujeitos com vistas a suprir lacunas e a satisfazer exigências de um modelo relativamente estável.UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)2013-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/3596610.22456/2236-6385.35966Cadernos do IL; n. 46 (2013); 107-1282236-6385reponame:Cadernos do IL (Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35966/pdf_1Barros, Marcilene GasparSoares, Maria Eliasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-06-20T01:01:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/35966Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/PUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/oaicadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br2236-63850104-1886opendoar:2013-06-20T01:01:56Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv (RE) ESCRITA DA SEÇÃO JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA POR ESCRITORES INICIANTES
title (RE) ESCRITA DA SEÇÃO JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA POR ESCRITORES INICIANTES
spellingShingle (RE) ESCRITA DA SEÇÃO JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA POR ESCRITORES INICIANTES
Barros, Marcilene Gaspar
Justificativa
Reescrita
Modelo CARS
title_short (RE) ESCRITA DA SEÇÃO JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA POR ESCRITORES INICIANTES
title_full (RE) ESCRITA DA SEÇÃO JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA POR ESCRITORES INICIANTES
title_fullStr (RE) ESCRITA DA SEÇÃO JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA POR ESCRITORES INICIANTES
title_full_unstemmed (RE) ESCRITA DA SEÇÃO JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA POR ESCRITORES INICIANTES
title_sort (RE) ESCRITA DA SEÇÃO JUSTIFICATIVA DO PROJETO DE PESQUISA POR ESCRITORES INICIANTES
author Barros, Marcilene Gaspar
author_facet Barros, Marcilene Gaspar
Soares, Maria Elias
author_role author
author2 Soares, Maria Elias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Marcilene Gaspar
Soares, Maria Elias
dc.subject.por.fl_str_mv Justificativa
Reescrita
Modelo CARS
topic Justificativa
Reescrita
Modelo CARS
description Este trabalho tem como objetivo analisar as mudanças operacionalizadas pelos sujeitos na revisão/reescrita da seção justificativa do projeto de pesquisa, verificando se tais mudanças relacionam-se aos movimentos retóricos característicos desse texto. Partimos do pressuposto de que, embora sejam escritores iniciantes, os sujeitos podem deter-se em aspectos retóricos e não locais, uma vez que o ensino dá-se com base no modelo CARS de Swales (1990), na perspectiva da escrita como processo, com propósito e audiência definidos. Para a análise das mudanças, utilizamos a tipologia de Fabre-Cols (2002). Os resultados apontam para o uso da adição como estratégia utilizada pelos sujeitos com vistas a suprir lacunas e a satisfazer exigências de um modelo relativamente estável.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35966
10.22456/2236-6385.35966
url https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35966
identifier_str_mv 10.22456/2236-6385.35966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35966/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
publisher.none.fl_str_mv UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos do IL; n. 46 (2013); 107-128
2236-6385
reponame:Cadernos do IL (Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Cadernos do IL (Online)
collection Cadernos do IL (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos do IL (Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv cadiletras@gmail.com||cadernosdoil@ufrgs.br||cadiletras@gmail.com|| cadernosdoil@ufrgs.br
_version_ 1799766223538356224