A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Souza, Albanyra
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/58
Resumo: Nesta pesquisa descrevemos a construção e aplicação da oficina "Formando Professores”, desenvolvida com alunos do curso de Letras-Inglês, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2015.1 e 2015.2, cujo propósito foi a produção do gênero digital blog. Participaram da oficina 19 alunos e foram produzidos 19 blogs diferentes, dos quais 2 foram escolhidos para análise. A pesquisa teve sua ancoragem nos estudos do Círculo de Bakhtin sobre os gêneros discursivos e na relevância atribuída aos gêneros digitais a partir da influência das novas tecnologias. Como resultados, percebemos que nessa proposta de produção do gênero, a concepção de aula se resinifica e novas possibilidades metodológicas se colocam à disposição do professor.
id UESPI-1_2f31e5fc6b8551402bac35347b46b533
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/58
network_acronym_str UESPI-1
network_name_str Letras em Revista (Teresina. Online)
repository_id_str
spelling A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneasNesta pesquisa descrevemos a construção e aplicação da oficina "Formando Professores”, desenvolvida com alunos do curso de Letras-Inglês, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2015.1 e 2015.2, cujo propósito foi a produção do gênero digital blog. Participaram da oficina 19 alunos e foram produzidos 19 blogs diferentes, dos quais 2 foram escolhidos para análise. A pesquisa teve sua ancoragem nos estudos do Círculo de Bakhtin sobre os gêneros discursivos e na relevância atribuída aos gêneros digitais a partir da influência das novas tecnologias. Como resultados, percebemos que nessa proposta de produção do gênero, a concepção de aula se resinifica e novas possibilidades metodológicas se colocam à disposição do professor.EDUESPI2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/58LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 01 (2018): Tecnologias digitais: letramentos, ensino de línguas e formação de professores2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/58/63Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Souza, Albanyra2019-07-06T10:14:38Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/58Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2019-07-06T10:14:38Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas
title A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas
spellingShingle A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas
dos Santos Souza, Albanyra
title_short A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas
title_full A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas
title_fullStr A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas
title_full_unstemmed A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas
title_sort A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas
author dos Santos Souza, Albanyra
author_facet dos Santos Souza, Albanyra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Souza, Albanyra
description Nesta pesquisa descrevemos a construção e aplicação da oficina "Formando Professores”, desenvolvida com alunos do curso de Letras-Inglês, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2015.1 e 2015.2, cujo propósito foi a produção do gênero digital blog. Participaram da oficina 19 alunos e foram produzidos 19 blogs diferentes, dos quais 2 foram escolhidos para análise. A pesquisa teve sua ancoragem nos estudos do Círculo de Bakhtin sobre os gêneros discursivos e na relevância atribuída aos gêneros digitais a partir da influência das novas tecnologias. Como resultados, percebemos que nessa proposta de produção do gênero, a concepção de aula se resinifica e novas possibilidades metodológicas se colocam à disposição do professor.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/58
url https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/58
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/58/63
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
dc.source.none.fl_str_mv LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 01 (2018): Tecnologias digitais: letramentos, ensino de línguas e formação de professores
2318-1788
reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)
instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron:UESPI
instname_str Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron_str UESPI
institution UESPI
reponame_str Letras em Revista (Teresina. Online)
collection Letras em Revista (Teresina. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
repository.mail.fl_str_mv letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br
_version_ 1809209401859375104