A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/58 |
Resumo: | Nesta pesquisa descrevemos a construção e aplicação da oficina "Formando Professores”, desenvolvida com alunos do curso de Letras-Inglês, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2015.1 e 2015.2, cujo propósito foi a produção do gênero digital blog. Participaram da oficina 19 alunos e foram produzidos 19 blogs diferentes, dos quais 2 foram escolhidos para análise. A pesquisa teve sua ancoragem nos estudos do Círculo de Bakhtin sobre os gêneros discursivos e na relevância atribuída aos gêneros digitais a partir da influência das novas tecnologias. Como resultados, percebemos que nessa proposta de produção do gênero, a concepção de aula se resinifica e novas possibilidades metodológicas se colocam à disposição do professor. |
id |
UESPI-1_2f31e5fc6b8551402bac35347b46b533 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/58 |
network_acronym_str |
UESPI-1 |
network_name_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneasNesta pesquisa descrevemos a construção e aplicação da oficina "Formando Professores”, desenvolvida com alunos do curso de Letras-Inglês, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2015.1 e 2015.2, cujo propósito foi a produção do gênero digital blog. Participaram da oficina 19 alunos e foram produzidos 19 blogs diferentes, dos quais 2 foram escolhidos para análise. A pesquisa teve sua ancoragem nos estudos do Círculo de Bakhtin sobre os gêneros discursivos e na relevância atribuída aos gêneros digitais a partir da influência das novas tecnologias. Como resultados, percebemos que nessa proposta de produção do gênero, a concepção de aula se resinifica e novas possibilidades metodológicas se colocam à disposição do professor.EDUESPI2018-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/58LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 01 (2018): Tecnologias digitais: letramentos, ensino de línguas e formação de professores2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/58/63Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Souza, Albanyra2019-07-06T10:14:38Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/58Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2019-07-06T10:14:38Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas |
title |
A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas |
spellingShingle |
A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas dos Santos Souza, Albanyra |
title_short |
A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas |
title_full |
A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas |
title_fullStr |
A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas |
title_full_unstemmed |
A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas |
title_sort |
A construção de blogs em sala de aula: práticas linguísticas contemporâneas |
author |
dos Santos Souza, Albanyra |
author_facet |
dos Santos Souza, Albanyra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Souza, Albanyra |
description |
Nesta pesquisa descrevemos a construção e aplicação da oficina "Formando Professores”, desenvolvida com alunos do curso de Letras-Inglês, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no período de 2015.1 e 2015.2, cujo propósito foi a produção do gênero digital blog. Participaram da oficina 19 alunos e foram produzidos 19 blogs diferentes, dos quais 2 foram escolhidos para análise. A pesquisa teve sua ancoragem nos estudos do Círculo de Bakhtin sobre os gêneros discursivos e na relevância atribuída aos gêneros digitais a partir da influência das novas tecnologias. Como resultados, percebemos que nessa proposta de produção do gênero, a concepção de aula se resinifica e novas possibilidades metodológicas se colocam à disposição do professor. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/58 |
url |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/58 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/58/63 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 LETRAS EM REVISTA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
LETRAS EM REVISTA; v. 9 n. 01 (2018): Tecnologias digitais: letramentos, ensino de línguas e formação de professores 2318-1788 reponame:Letras em Revista (Teresina. Online) instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI) instacron:UESPI |
instname_str |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
instacron_str |
UESPI |
institution |
UESPI |
reponame_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
collection |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br |
_version_ |
1809209401859375104 |