O USO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ORTOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ALUNOS DO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Lucirene da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues Cutrim Netto, Marcelino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/62
Resumo: Apresenta-se uma proposta de design pedagógico e de roteiro para a elaboração de um objeto de aprendizagem que propicie ao aluno autonomia no exercício da ortografia da Língua Portuguesa, a partir da conscientização sobre as relações entre escrita e fala, com vistas a reduzir o índice de apagamento do R em final de verbos nos textos de estudantes do Ensino Fundamental. Estudou-se o desvio ortográfico da supressão do morfema de infinitivo e concluiu-se ser um erro motivado pelo apoio na oralidade, tendo em vista a proximidade de traços fonético-fonológicos entre o rótico e a vogal (Alvarenga e Oliveira, 1997; Silva, 1999). Considerou-se a retextualização (Marcuschi, 2007) como uma possibilidade de treinar a preservação do R final dos verbos. Para trabalhar a retextualização, sugeriu-se a elaboração de um objeto de aprendizagem (Prensky, 2012; Leffa e Pinto, 2014), cujos design pedagógico e roteiro de elaboração foram apresentados com base nos modelos da Rede Interativa Virtual de Educação – Rived (SEED, 2004).
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