A literatura de Julio Cortázar, o Teatro da memória de Giulio Camillo e o tarô: jogos combinatórios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Dau Araujo, Mayara Regina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias da Silva, Acir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/203
Resumo: Neste artigo comparamos o aspecto híbrido-combinatório do Teatro da Memória de Giulio Camillo (século XVI), à literatura do escritor argentino Julio Cortázar eao tarô. Teóricos como Milton José de Almeida (1999; 2005) e Frances Yates (2007) foram essenciais na compreensão desse projeto. O Teatro possuía influências da cabala, da alquimia, da astrologia, e principalmente da arte combinatória. Essa caraterística combinatória presente no Teatro também perpassa a obra de Cortázar e o tarô. Buscamos analisar, assim, o efeito sugestivo da presença das imagens e seu aspecto combinatório nesses três meios. Dessa forma, Último Round de Julio Cortázar, se configura enquanto um jogo interativo, assim como o tarô e o Teatro, onde as narrativas vão sendo construídas e significadas coma colaboração do leitor/espectador que traz para seu mundo as imagens e as ressignifica dentro de seu contexto.
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