USO DO BLOG EM AULA DE LÍNGUA MATERNA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Melo, Paulo Vitor Rodrigues
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coelho Bignardi Garcia Silveira, Nara Niceia, Alves Silva, Jeane, da Silva Freitas, Mirelle
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/225
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência prática com utilização de blog em aula de língua materna (atividade essa que foi desenvolvida por pibidianos do curso de Letras, do Instituto Federal do Tocantins). Para isso, realiza-se uma discussão sobre TIC, gêneros digitais e ensino e aprendizagem com base nos seguintes teóricos: Moura (2007), Marcuschi (2010), Komesu (2010), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Coscarelli (2007) e Fonseca (2017). Após desenvolvimento das aulas sobre esse gênero, aplicou-se questionário estruturado aos estudantes para compreender a visão deles sobre seus respectivos aprendizados. Dessa forma, este estudo adota o paradigma qualitativo na sua condução. Para mais, o processo sequencial didático e análise dos dizeres dos alunos revelaram que o trabalho com blog na escola propicia construção do conhecimento de maneira apreciativa e inovadora, além de revelar, por outro lado, uma certa insegurança de alguns estudantes com a divulgação de seus textos on-line, apontando, assim, para necessidade de formação desses sujeitos para interagir nos espaços digitais/virtuais.
id UESPI-1_b7e6d1446c44bdee59dd5bf786755923
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/225
network_acronym_str UESPI-1
network_name_str Letras em Revista (Teresina. Online)
repository_id_str
spelling USO DO BLOG EM AULA DE LÍNGUA MATERNA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBIDEste artigo tem por objetivo apresentar uma experiência prática com utilização de blog em aula de língua materna (atividade essa que foi desenvolvida por pibidianos do curso de Letras, do Instituto Federal do Tocantins). Para isso, realiza-se uma discussão sobre TIC, gêneros digitais e ensino e aprendizagem com base nos seguintes teóricos: Moura (2007), Marcuschi (2010), Komesu (2010), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Coscarelli (2007) e Fonseca (2017). Após desenvolvimento das aulas sobre esse gênero, aplicou-se questionário estruturado aos estudantes para compreender a visão deles sobre seus respectivos aprendizados. Dessa forma, este estudo adota o paradigma qualitativo na sua condução. Para mais, o processo sequencial didático e análise dos dizeres dos alunos revelaram que o trabalho com blog na escola propicia construção do conhecimento de maneira apreciativa e inovadora, além de revelar, por outro lado, uma certa insegurança de alguns estudantes com a divulgação de seus textos on-line, apontando, assim, para necessidade de formação desses sujeitos para interagir nos espaços digitais/virtuais.EDUESPI2020-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresTextoapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/225LETRAS EM REVISTA; v. 11 n. 01 (2020): Estudos sobre gêneros textuais: perspectivas, temáticas e contextos2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/225/146Copyright (c) 2020 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Melo, Paulo Vitor RodriguesCoelho Bignardi Garcia Silveira, Nara NiceiaAlves Silva, Jeaneda Silva Freitas, Mirelle2020-06-04T12:14:04Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/225Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2020-06-04T12:14:04Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false
dc.title.none.fl_str_mv USO DO BLOG EM AULA DE LÍNGUA MATERNA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID
title USO DO BLOG EM AULA DE LÍNGUA MATERNA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID
spellingShingle USO DO BLOG EM AULA DE LÍNGUA MATERNA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID
de Melo, Paulo Vitor Rodrigues
title_short USO DO BLOG EM AULA DE LÍNGUA MATERNA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID
title_full USO DO BLOG EM AULA DE LÍNGUA MATERNA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID
title_fullStr USO DO BLOG EM AULA DE LÍNGUA MATERNA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID
title_full_unstemmed USO DO BLOG EM AULA DE LÍNGUA MATERNA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID
title_sort USO DO BLOG EM AULA DE LÍNGUA MATERNA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DO PIBID
author de Melo, Paulo Vitor Rodrigues
author_facet de Melo, Paulo Vitor Rodrigues
Coelho Bignardi Garcia Silveira, Nara Niceia
Alves Silva, Jeane
da Silva Freitas, Mirelle
author_role author
author2 Coelho Bignardi Garcia Silveira, Nara Niceia
Alves Silva, Jeane
da Silva Freitas, Mirelle
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Melo, Paulo Vitor Rodrigues
Coelho Bignardi Garcia Silveira, Nara Niceia
Alves Silva, Jeane
da Silva Freitas, Mirelle
description Este artigo tem por objetivo apresentar uma experiência prática com utilização de blog em aula de língua materna (atividade essa que foi desenvolvida por pibidianos do curso de Letras, do Instituto Federal do Tocantins). Para isso, realiza-se uma discussão sobre TIC, gêneros digitais e ensino e aprendizagem com base nos seguintes teóricos: Moura (2007), Marcuschi (2010), Komesu (2010), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Coscarelli (2007) e Fonseca (2017). Após desenvolvimento das aulas sobre esse gênero, aplicou-se questionário estruturado aos estudantes para compreender a visão deles sobre seus respectivos aprendizados. Dessa forma, este estudo adota o paradigma qualitativo na sua condução. Para mais, o processo sequencial didático e análise dos dizeres dos alunos revelaram que o trabalho com blog na escola propicia construção do conhecimento de maneira apreciativa e inovadora, além de revelar, por outro lado, uma certa insegurança de alguns estudantes com a divulgação de seus textos on-line, apontando, assim, para necessidade de formação desses sujeitos para interagir nos espaços digitais/virtuais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/225
url https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/225/146
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 LETRAS EM REVISTA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 LETRAS EM REVISTA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
dc.source.none.fl_str_mv LETRAS EM REVISTA; v. 11 n. 01 (2020): Estudos sobre gêneros textuais: perspectivas, temáticas e contextos
2318-1788
reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)
instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron:UESPI
instname_str Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron_str UESPI
institution UESPI
reponame_str Letras em Revista (Teresina. Online)
collection Letras em Revista (Teresina. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
repository.mail.fl_str_mv letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br
_version_ 1809209401321455616