Relato de experiência de participação no PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSCAR |
Texto Completo: | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16298 |
Resumo: | The present work is an experience report that aims to report my experience in the Institutional Scholarship Program for Iniciation to Teaching, discuss the activities carried out, as well as their relevance in the initial training of teachers. The reports presented in the text describe the activities carried out at PIBID and based on Freire’s conceptions about teacher training. This theme is associated with what the program proposes. In this way, it was possible to verify that the experience of being at school and experiencing all the activities it proposes, for example, working together with teachers, planning and developing activities and understanding the daily lives of students, was of great importance for my training. Furthermore, this report emphasizes the teacher that, based on experience, living and learning, I desire to become. |
id |
SCAR_8e80df9bdd777650f1b34514e7c8a704 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16298 |
network_acronym_str |
SCAR |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
repository_id_str |
4322 |
spelling |
Melo, Cassio BorbaMilaré, Tathianehttp://lattes.cnpq.br/4030661520659155http://lattes.cnpq.br/8147012974663200d0c4dab5-8190-4e08-a4fa-cfe118180c562022-06-20T19:19:13Z2022-06-20T19:19:13Z2022-04-14MELO, Cassio Borba. Relato de experiência de participação no PIBID. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16298.https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16298The present work is an experience report that aims to report my experience in the Institutional Scholarship Program for Iniciation to Teaching, discuss the activities carried out, as well as their relevance in the initial training of teachers. The reports presented in the text describe the activities carried out at PIBID and based on Freire’s conceptions about teacher training. This theme is associated with what the program proposes. In this way, it was possible to verify that the experience of being at school and experiencing all the activities it proposes, for example, working together with teachers, planning and developing activities and understanding the daily lives of students, was of great importance for my training. Furthermore, this report emphasizes the teacher that, based on experience, living and learning, I desire to become.O presente trabalho trata-se de um relato de experiência que tem como objetivo apresentar minha experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, discutir as atividades realizadas, assim como sua relevância na formação inicial dos professores. Os relatos presentes no texto descrevem as atividades realizadas no PIBID e fundamentadas nas concepções freireanas sobre formação de professores. Temática essa que está associada ao que propõe o programa. Deste modo, foi possível constatar que a experiência de estar na escola e vivenciar todas as atividades que ela propõe, por exemplo, trabalhar junto aos professores, planejar e desenvolver atividades e compreender o cotidiano dos estudantes, teve grande importância pra minha formação. Ademais, esse relato enfatiza o professor que, a partir da experiência, vivência e aprendizado, eu desejo me tornar.Não recebi financiamentoporUniversidade Federal de São CarlosCâmpus ArarasQuímica - QL-ArUFSCarAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIniciação à docênciaFormação de professoresLicenciaturaIntroduction to teachingTeacher trainingCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAORelato de experiência de participação no PIBIDExperience Report of Participation in PIBIDinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis60060026cfcd71-9686-4c84-8454-8156f31243cdreponame:Repositório Institucional da UFSCARinstname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)instacron:UFSCARORIGINALMonografia Cassio Borba Melo - Versão Final_Repositório.pdfMonografia Cassio Borba Melo - Versão Final_Repositório.pdfapplication/pdf758221https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16298/1/Monografia%20Cassio%20Borba%20Melo%20-%20Vers%c3%a3o%20Final_Reposit%c3%b3rio.pdfd16fd2060b5d6a584b4a081a9c38df6bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16298/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTMonografia Cassio Borba Melo - Versão Final_Repositório.pdf.txtMonografia Cassio Borba Melo - Versão Final_Repositório.pdf.txtExtracted texttext/plain55133https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16298/3/Monografia%20Cassio%20Borba%20Melo%20-%20Vers%c3%a3o%20Final_Reposit%c3%b3rio.pdf.txt8aae829c5f4856ba683950e6353db021MD53THUMBNAILMonografia Cassio Borba Melo - Versão Final_Repositório.pdf.jpgMonografia Cassio Borba Melo - Versão Final_Repositório.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6616https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16298/4/Monografia%20Cassio%20Borba%20Melo%20-%20Vers%c3%a3o%20Final_Reposit%c3%b3rio.pdf.jpg56ac7f8c6a68e8d1c8a214a923e757fdMD54ufscar/162982023-09-18 18:32:27.376oai:repositorio.ufscar.br:ufscar/16298Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufscar.br/oai/requestopendoar:43222023-09-18T18:32:27Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Relato de experiência de participação no PIBID |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Experience Report of Participation in PIBID |
title |
Relato de experiência de participação no PIBID |
spellingShingle |
Relato de experiência de participação no PIBID Melo, Cassio Borba Iniciação à docência Formação de professores Licenciatura Introduction to teaching Teacher training CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
title_short |
Relato de experiência de participação no PIBID |
title_full |
Relato de experiência de participação no PIBID |
title_fullStr |
Relato de experiência de participação no PIBID |
title_full_unstemmed |
Relato de experiência de participação no PIBID |
title_sort |
Relato de experiência de participação no PIBID |
author |
Melo, Cassio Borba |
author_facet |
Melo, Cassio Borba |
author_role |
author |
dc.contributor.authorlattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8147012974663200 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Cassio Borba |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Milaré, Tathiane |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4030661520659155 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
d0c4dab5-8190-4e08-a4fa-cfe118180c56 |
contributor_str_mv |
Milaré, Tathiane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iniciação à docência Formação de professores Licenciatura |
topic |
Iniciação à docência Formação de professores Licenciatura Introduction to teaching Teacher training CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Introduction to teaching Teacher training |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
description |
The present work is an experience report that aims to report my experience in the Institutional Scholarship Program for Iniciation to Teaching, discuss the activities carried out, as well as their relevance in the initial training of teachers. The reports presented in the text describe the activities carried out at PIBID and based on Freire’s conceptions about teacher training. This theme is associated with what the program proposes. In this way, it was possible to verify that the experience of being at school and experiencing all the activities it proposes, for example, working together with teachers, planning and developing activities and understanding the daily lives of students, was of great importance for my training. Furthermore, this report emphasizes the teacher that, based on experience, living and learning, I desire to become. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-06-20T19:19:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-06-20T19:19:13Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-04-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Cassio Borba. Relato de experiência de participação no PIBID. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16298. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16298 |
identifier_str_mv |
MELO, Cassio Borba. Relato de experiência de participação no PIBID. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) – Universidade Federal de São Carlos, Araras, 2022. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16298. |
url |
https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
600 600 |
dc.relation.authority.fl_str_mv |
26cfcd71-9686-4c84-8454-8156f31243cd |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Araras Química - QL-Ar |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFSCar |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Carlos Câmpus Araras Química - QL-Ar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSCAR instname:Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) instacron:UFSCAR |
instname_str |
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
instacron_str |
UFSCAR |
institution |
UFSCAR |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSCAR |
collection |
Repositório Institucional da UFSCAR |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16298/1/Monografia%20Cassio%20Borba%20Melo%20-%20Vers%c3%a3o%20Final_Reposit%c3%b3rio.pdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16298/2/license_rdf https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16298/3/Monografia%20Cassio%20Borba%20Melo%20-%20Vers%c3%a3o%20Final_Reposit%c3%b3rio.pdf.txt https://repositorio.ufscar.br/bitstream/ufscar/16298/4/Monografia%20Cassio%20Borba%20Melo%20-%20Vers%c3%a3o%20Final_Reposit%c3%b3rio.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d16fd2060b5d6a584b4a081a9c38df6b e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 8aae829c5f4856ba683950e6353db021 56ac7f8c6a68e8d1c8a214a923e757fd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813715647487541248 |