INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gunther, Roberta Vieira Favaro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/31
Resumo: Os avanços tecnológicos não só transformam a vida das pessoas como refletemtambém no uso da linguagem e das práticas comunicativas. A interação via Internet estácada vez mais presente na sociedade atual e a linguagem possui um papel fundamentalnessas novas formas de interagir. Partindo de uma visão da linguagem como práticasituada, essa pesquisa observa os efeitos do uso das marcas de oralidade na interação online,em especial nos blogs de viagem. A partir dos pressupostos teóricos daSociolinguística Interacional, da Análise da Conversação e dos estudos de Oralidade eEscrita, foram analisadas as marcas de oralidade em uma postagem do Blog 360 meridianos,e como o uso dessas marcas causam efeito de intimidade e amizade, que fazem o leitorcooperar através da ferramenta “comentários”. Considerando o contexto mercadológicoatual dos blogs de viagem no Brasil e a necessidade de mais leitores curtindo, comentando,seguindo e compartilhando, esse estudo mostra que o uso da linguagem é essencial paraconseguir o efeito persuasivo desejado.
id UESPI-1_d6bc2ada09d9d2771229d234c36a1a5f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/31
network_acronym_str UESPI-1
network_name_str Letras em Revista (Teresina. Online)
repository_id_str
spelling INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEMOs avanços tecnológicos não só transformam a vida das pessoas como refletemtambém no uso da linguagem e das práticas comunicativas. A interação via Internet estácada vez mais presente na sociedade atual e a linguagem possui um papel fundamentalnessas novas formas de interagir. Partindo de uma visão da linguagem como práticasituada, essa pesquisa observa os efeitos do uso das marcas de oralidade na interação online,em especial nos blogs de viagem. A partir dos pressupostos teóricos daSociolinguística Interacional, da Análise da Conversação e dos estudos de Oralidade eEscrita, foram analisadas as marcas de oralidade em uma postagem do Blog 360 meridianos,e como o uso dessas marcas causam efeito de intimidade e amizade, que fazem o leitorcooperar através da ferramenta “comentários”. Considerando o contexto mercadológicoatual dos blogs de viagem no Brasil e a necessidade de mais leitores curtindo, comentando,seguindo e compartilhando, esse estudo mostra que o uso da linguagem é essencial paraconseguir o efeito persuasivo desejado.EDUESPI2018-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/31LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 01 (2017): A Construção de Sentidos do Texto Estratégias e Perspectivas de Interface2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/31/14Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGunther, Roberta Vieira Favaro2019-06-12T00:06:04Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/31Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2024-05-17T13:37:22.018128Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM
title INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM
spellingShingle INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM
Gunther, Roberta Vieira Favaro
title_short INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM
title_full INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM
title_fullStr INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM
title_full_unstemmed INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM
title_sort INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM
author Gunther, Roberta Vieira Favaro
author_facet Gunther, Roberta Vieira Favaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gunther, Roberta Vieira Favaro
description Os avanços tecnológicos não só transformam a vida das pessoas como refletemtambém no uso da linguagem e das práticas comunicativas. A interação via Internet estácada vez mais presente na sociedade atual e a linguagem possui um papel fundamentalnessas novas formas de interagir. Partindo de uma visão da linguagem como práticasituada, essa pesquisa observa os efeitos do uso das marcas de oralidade na interação online,em especial nos blogs de viagem. A partir dos pressupostos teóricos daSociolinguística Interacional, da Análise da Conversação e dos estudos de Oralidade eEscrita, foram analisadas as marcas de oralidade em uma postagem do Blog 360 meridianos,e como o uso dessas marcas causam efeito de intimidade e amizade, que fazem o leitorcooperar através da ferramenta “comentários”. Considerando o contexto mercadológicoatual dos blogs de viagem no Brasil e a necessidade de mais leitores curtindo, comentando,seguindo e compartilhando, esse estudo mostra que o uso da linguagem é essencial paraconseguir o efeito persuasivo desejado.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/31
url https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/31
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/31/14
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
dc.source.none.fl_str_mv LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 01 (2017): A Construção de Sentidos do Texto Estratégias e Perspectivas de Interface
2318-1788
reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)
instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron:UESPI
instname_str Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron_str UESPI
institution UESPI
reponame_str Letras em Revista (Teresina. Online)
collection Letras em Revista (Teresina. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
repository.mail.fl_str_mv letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br
_version_ 1799319058010603520