INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/31 |
Resumo: | Os avanços tecnológicos não só transformam a vida das pessoas como refletemtambém no uso da linguagem e das práticas comunicativas. A interação via Internet estácada vez mais presente na sociedade atual e a linguagem possui um papel fundamentalnessas novas formas de interagir. Partindo de uma visão da linguagem como práticasituada, essa pesquisa observa os efeitos do uso das marcas de oralidade na interação online,em especial nos blogs de viagem. A partir dos pressupostos teóricos daSociolinguística Interacional, da Análise da Conversação e dos estudos de Oralidade eEscrita, foram analisadas as marcas de oralidade em uma postagem do Blog 360 meridianos,e como o uso dessas marcas causam efeito de intimidade e amizade, que fazem o leitorcooperar através da ferramenta “comentários”. Considerando o contexto mercadológicoatual dos blogs de viagem no Brasil e a necessidade de mais leitores curtindo, comentando,seguindo e compartilhando, esse estudo mostra que o uso da linguagem é essencial paraconseguir o efeito persuasivo desejado. |
id |
UESPI-1_d6bc2ada09d9d2771229d234c36a1a5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/31 |
network_acronym_str |
UESPI-1 |
network_name_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEMOs avanços tecnológicos não só transformam a vida das pessoas como refletemtambém no uso da linguagem e das práticas comunicativas. A interação via Internet estácada vez mais presente na sociedade atual e a linguagem possui um papel fundamentalnessas novas formas de interagir. Partindo de uma visão da linguagem como práticasituada, essa pesquisa observa os efeitos do uso das marcas de oralidade na interação online,em especial nos blogs de viagem. A partir dos pressupostos teóricos daSociolinguística Interacional, da Análise da Conversação e dos estudos de Oralidade eEscrita, foram analisadas as marcas de oralidade em uma postagem do Blog 360 meridianos,e como o uso dessas marcas causam efeito de intimidade e amizade, que fazem o leitorcooperar através da ferramenta “comentários”. Considerando o contexto mercadológicoatual dos blogs de viagem no Brasil e a necessidade de mais leitores curtindo, comentando,seguindo e compartilhando, esse estudo mostra que o uso da linguagem é essencial paraconseguir o efeito persuasivo desejado.EDUESPI2018-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/31LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 01 (2017): A Construção de Sentidos do Texto Estratégias e Perspectivas de Interface2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/31/14Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessGunther, Roberta Vieira Favaro2019-06-12T00:06:04Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/31Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2019-06-12T00:06:04Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM |
title |
INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM |
spellingShingle |
INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM Gunther, Roberta Vieira Favaro |
title_short |
INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM |
title_full |
INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM |
title_fullStr |
INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM |
title_full_unstemmed |
INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM |
title_sort |
INTERAÇÃO ON-LINE E ORALIDADE EM UM BLOG DE VIAGEM |
author |
Gunther, Roberta Vieira Favaro |
author_facet |
Gunther, Roberta Vieira Favaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gunther, Roberta Vieira Favaro |
description |
Os avanços tecnológicos não só transformam a vida das pessoas como refletemtambém no uso da linguagem e das práticas comunicativas. A interação via Internet estácada vez mais presente na sociedade atual e a linguagem possui um papel fundamentalnessas novas formas de interagir. Partindo de uma visão da linguagem como práticasituada, essa pesquisa observa os efeitos do uso das marcas de oralidade na interação online,em especial nos blogs de viagem. A partir dos pressupostos teóricos daSociolinguística Interacional, da Análise da Conversação e dos estudos de Oralidade eEscrita, foram analisadas as marcas de oralidade em uma postagem do Blog 360 meridianos,e como o uso dessas marcas causam efeito de intimidade e amizade, que fazem o leitorcooperar através da ferramenta “comentários”. Considerando o contexto mercadológicoatual dos blogs de viagem no Brasil e a necessidade de mais leitores curtindo, comentando,seguindo e compartilhando, esse estudo mostra que o uso da linguagem é essencial paraconseguir o efeito persuasivo desejado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/31 |
url |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/31 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/31/14 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 01 (2017): A Construção de Sentidos do Texto Estratégias e Perspectivas de Interface 2318-1788 reponame:Letras em Revista (Teresina. Online) instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI) instacron:UESPI |
instname_str |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
instacron_str |
UESPI |
institution |
UESPI |
reponame_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
collection |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br |
_version_ |
1809209401868812288 |