A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Letras em Revista (Teresina. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/43 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou analisar o papel da Intercompreensão de LínguasRomânicas (IC), como metodologia de ensino de línguas estrangeiras no âmbito daEducação Infantil. Buscou-se identificar e descrever fundamentos da IC e sua utilizaçãocomo metodologia para o ensino de línguas estrangeiras; compreender a propostametodológica da IC e a sua aplicação desde o Ensino Infantil, identificando caminhos quepossibilitem a formação de cidadãos plurilíngues e pluriculturais em nosso meio, analisandoem documentos, estratégias de ensino que possibilitariam a presença da IC no ensinoinfantil. Tomamos por base os estudos de Capucho (2009) e Blank (2009) e encontramosem Kail (2015) e Vanthier (2009) reflexões que dão suporte para se pensar no ensino delínguas estrangeiras desde a infância. Os resultados evidenciaram que a IC pode contribuirsignificativamente na formação das crianças em seu sentido mais amplo |
id |
UESPI-1_fcc82a8373328dd99c4452794c441101 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/43 |
network_acronym_str |
UESPI-1 |
network_name_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇASEsta pesquisa objetivou analisar o papel da Intercompreensão de LínguasRomânicas (IC), como metodologia de ensino de línguas estrangeiras no âmbito daEducação Infantil. Buscou-se identificar e descrever fundamentos da IC e sua utilizaçãocomo metodologia para o ensino de línguas estrangeiras; compreender a propostametodológica da IC e a sua aplicação desde o Ensino Infantil, identificando caminhos quepossibilitem a formação de cidadãos plurilíngues e pluriculturais em nosso meio, analisandoem documentos, estratégias de ensino que possibilitariam a presença da IC no ensinoinfantil. Tomamos por base os estudos de Capucho (2009) e Blank (2009) e encontramosem Kail (2015) e Vanthier (2009) reflexões que dão suporte para se pensar no ensino delínguas estrangeiras desde a infância. Os resultados evidenciaram que a IC pode contribuirsignificativamente na formação das crianças em seu sentido mais amploEDUESPI2018-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/43LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 01 (2017): A Construção de Sentidos do Texto Estratégias e Perspectivas de Interface2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/43/26Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro-Mariz, JosileneLira, Mariana de Normando2019-06-12T00:06:04Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/43Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2019-06-12T00:06:04Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS |
title |
A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS |
spellingShingle |
A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS Pinheiro-Mariz, Josilene |
title_short |
A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS |
title_full |
A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS |
title_fullStr |
A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS |
title_full_unstemmed |
A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS |
title_sort |
A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS |
author |
Pinheiro-Mariz, Josilene |
author_facet |
Pinheiro-Mariz, Josilene Lira, Mariana de Normando |
author_role |
author |
author2 |
Lira, Mariana de Normando |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro-Mariz, Josilene Lira, Mariana de Normando |
description |
Esta pesquisa objetivou analisar o papel da Intercompreensão de LínguasRomânicas (IC), como metodologia de ensino de línguas estrangeiras no âmbito daEducação Infantil. Buscou-se identificar e descrever fundamentos da IC e sua utilizaçãocomo metodologia para o ensino de línguas estrangeiras; compreender a propostametodológica da IC e a sua aplicação desde o Ensino Infantil, identificando caminhos quepossibilitem a formação de cidadãos plurilíngues e pluriculturais em nosso meio, analisandoem documentos, estratégias de ensino que possibilitariam a presença da IC no ensinoinfantil. Tomamos por base os estudos de Capucho (2009) e Blank (2009) e encontramosem Kail (2015) e Vanthier (2009) reflexões que dão suporte para se pensar no ensino delínguas estrangeiras desde a infância. Os resultados evidenciaram que a IC pode contribuirsignificativamente na formação das crianças em seu sentido mais amplo |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/43 |
url |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/43 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/43/26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUESPI |
dc.source.none.fl_str_mv |
LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 01 (2017): A Construção de Sentidos do Texto Estratégias e Perspectivas de Interface 2318-1788 reponame:Letras em Revista (Teresina. Online) instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI) instacron:UESPI |
instname_str |
Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
instacron_str |
UESPI |
institution |
UESPI |
reponame_str |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
collection |
Letras em Revista (Teresina. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI) |
repository.mail.fl_str_mv |
letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br |
_version_ |
1809209401362350080 |