A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro-Mariz, Josilene
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lira, Mariana de Normando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Letras em Revista (Teresina. Online)
Texto Completo: https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/43
Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar o papel da Intercompreensão de LínguasRomânicas (IC), como metodologia de ensino de línguas estrangeiras no âmbito daEducação Infantil. Buscou-se identificar e descrever fundamentos da IC e sua utilizaçãocomo metodologia para o ensino de línguas estrangeiras; compreender a propostametodológica da IC e a sua aplicação desde o Ensino Infantil, identificando caminhos quepossibilitem a formação de cidadãos plurilíngues e pluriculturais em nosso meio, analisandoem documentos, estratégias de ensino que possibilitariam a presença da IC no ensinoinfantil. Tomamos por base os estudos de Capucho (2009) e Blank (2009) e encontramosem Kail (2015) e Vanthier (2009) reflexões que dão suporte para se pensar no ensino delínguas estrangeiras desde a infância. Os resultados evidenciaram que a IC pode contribuirsignificativamente na formação das crianças em seu sentido mais amplo
id UESPI-1_fcc82a8373328dd99c4452794c441101
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.uespi.br:article/43
network_acronym_str UESPI-1
network_name_str Letras em Revista (Teresina. Online)
repository_id_str
spelling A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇASEsta pesquisa objetivou analisar o papel da Intercompreensão de LínguasRomânicas (IC), como metodologia de ensino de línguas estrangeiras no âmbito daEducação Infantil. Buscou-se identificar e descrever fundamentos da IC e sua utilizaçãocomo metodologia para o ensino de línguas estrangeiras; compreender a propostametodológica da IC e a sua aplicação desde o Ensino Infantil, identificando caminhos quepossibilitem a formação de cidadãos plurilíngues e pluriculturais em nosso meio, analisandoem documentos, estratégias de ensino que possibilitariam a presença da IC no ensinoinfantil. Tomamos por base os estudos de Capucho (2009) e Blank (2009) e encontramosem Kail (2015) e Vanthier (2009) reflexões que dão suporte para se pensar no ensino delínguas estrangeiras desde a infância. Os resultados evidenciaram que a IC pode contribuirsignificativamente na formação das crianças em seu sentido mais amploEDUESPI2018-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/43LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 01 (2017): A Construção de Sentidos do Texto Estratégias e Perspectivas de Interface2318-1788reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)instacron:UESPIporhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/43/26Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTAinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro-Mariz, JosileneLira, Mariana de Normando2019-06-12T00:06:04Zoai:ojs2.ojs.uespi.br:article/43Revistahttps://ojs.uespi.br/index.php/lerPUBhttps://ojs.uespi.br/index.php/ler/oailetrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br2318-17881980-7732opendoar:2024-05-17T13:37:18.200440Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS
title A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS
spellingShingle A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS
Pinheiro-Mariz, Josilene
title_short A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS
title_full A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS
title_fullStr A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS
title_full_unstemmed A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS
title_sort A INTERCOMPREENSÃO DE LÍNGUAS ROMÂNICAS NA FORMAÇÃO PLURILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS PARA CRIANÇAS
author Pinheiro-Mariz, Josilene
author_facet Pinheiro-Mariz, Josilene
Lira, Mariana de Normando
author_role author
author2 Lira, Mariana de Normando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro-Mariz, Josilene
Lira, Mariana de Normando
description Esta pesquisa objetivou analisar o papel da Intercompreensão de LínguasRomânicas (IC), como metodologia de ensino de línguas estrangeiras no âmbito daEducação Infantil. Buscou-se identificar e descrever fundamentos da IC e sua utilizaçãocomo metodologia para o ensino de línguas estrangeiras; compreender a propostametodológica da IC e a sua aplicação desde o Ensino Infantil, identificando caminhos quepossibilitem a formação de cidadãos plurilíngues e pluriculturais em nosso meio, analisandoem documentos, estratégias de ensino que possibilitariam a presença da IC no ensinoinfantil. Tomamos por base os estudos de Capucho (2009) e Blank (2009) e encontramosem Kail (2015) e Vanthier (2009) reflexões que dão suporte para se pensar no ensino delínguas estrangeiras desde a infância. Os resultados evidenciaram que a IC pode contribuirsignificativamente na formação das crianças em seu sentido mais amplo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/43
url https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/43
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uespi.br/index.php/ler/article/view/43/26
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 LETRAS EM REVISTA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
publisher.none.fl_str_mv EDUESPI
dc.source.none.fl_str_mv LETRAS EM REVISTA; v. 8 n. 01 (2017): A Construção de Sentidos do Texto Estratégias e Perspectivas de Interface
2318-1788
reponame:Letras em Revista (Teresina. Online)
instname:Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron:UESPI
instname_str Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
instacron_str UESPI
institution UESPI
reponame_str Letras em Revista (Teresina. Online)
collection Letras em Revista (Teresina. Online)
repository.name.fl_str_mv Letras em Revista (Teresina. Online) - Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
repository.mail.fl_str_mv letrasemrevistauespi@gmail.com||dbuenosaires@uol.com.br
_version_ 1799319057906794496