A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Selma Alas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Moara (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2059
Resumo: A intercompreensão das línguas românicas se apresenta como um novo paradigma de ensino-aprendizagem de línguas, procurando desenvolver competências estratégicas que podem favorecer a compreensão através de uma reflexão sobre o funcionamento de línguas aparentadas. A implementação de tal abordagem plurilíngue no contexto educacional brasileiro, principalmente na educação básica, pode contribuir para que os aprendizes desenvolvam conhecimentos linguísticos e pragmáticos, como também pode colaborar para o desenvolvimento de suas potencialidades enquanto indivíduos. A universidade e os cursos de formação de professores têm, assim, papel fundamental para validação e expansão desta prática. Palavras-Chave: Intercompreensão de línguas românicas. Abordagem plurilíngue. Educação básica
id UFPA-4_7365340c24dc43df6191a990fb1f5c66
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2059
network_acronym_str UFPA-4
network_name_str Moara (Online)
repository_id_str
spelling A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngueIntercomprehension romance languages: driving a plurilingual education proposalA intercompreensão das línguas românicas se apresenta como um novo paradigma de ensino-aprendizagem de línguas, procurando desenvolver competências estratégicas que podem favorecer a compreensão através de uma reflexão sobre o funcionamento de línguas aparentadas. A implementação de tal abordagem plurilíngue no contexto educacional brasileiro, principalmente na educação básica, pode contribuir para que os aprendizes desenvolvam conhecimentos linguísticos e pragmáticos, como também pode colaborar para o desenvolvimento de suas potencialidades enquanto indivíduos. A universidade e os cursos de formação de professores têm, assim, papel fundamental para validação e expansão desta prática. Palavras-Chave: Intercompreensão de línguas românicas. Abordagem plurilíngue. Educação básicaIntercomprehension of Romance languages is presented as a new paradigm for language teaching and learning, seeking to develop strategic skills that can foster understanding through a reflection on the functioning of related languages. Implementing such plurilingual approach to the Brazilian educational context, especially in basic education, would help students to become aware of the linguistic and pragmatic knowledge, also contributing to the development of their potential as individuals. Thus, the roles of university and teacher training courses are essential for validation and expansion of this practice. Keywords: Intercomprehension of the romances languages. Plurilingual approach. Basic education.Universidade Federal do ParáMARTINS, Selma Alas2015-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/205910.18542/moara.v0i42.2059MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 42 (2014): Estudos Linguísticos jul a dez 2014; 117-1260104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2059/2399Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T01:35:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2059Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2020-11-30T01:35:53Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue
Intercomprehension romance languages: driving a plurilingual education proposal
title A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue
spellingShingle A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue
MARTINS, Selma Alas
title_short A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue
title_full A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue
title_fullStr A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue
title_full_unstemmed A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue
title_sort A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue
author MARTINS, Selma Alas
author_facet MARTINS, Selma Alas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv

dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Selma Alas
description A intercompreensão das línguas românicas se apresenta como um novo paradigma de ensino-aprendizagem de línguas, procurando desenvolver competências estratégicas que podem favorecer a compreensão através de uma reflexão sobre o funcionamento de línguas aparentadas. A implementação de tal abordagem plurilíngue no contexto educacional brasileiro, principalmente na educação básica, pode contribuir para que os aprendizes desenvolvam conhecimentos linguísticos e pragmáticos, como também pode colaborar para o desenvolvimento de suas potencialidades enquanto indivíduos. A universidade e os cursos de formação de professores têm, assim, papel fundamental para validação e expansão desta prática. Palavras-Chave: Intercompreensão de línguas românicas. Abordagem plurilíngue. Educação básica
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-02-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2059
10.18542/moara.v0i42.2059
url https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2059
identifier_str_mv 10.18542/moara.v0i42.2059
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2059/2399
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 42 (2014): Estudos Linguísticos jul a dez 2014; 117-126
0104-0944
reponame:Moara (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Moara (Online)
collection Moara (Online)
repository.name.fl_str_mv Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com
_version_ 1798675319436083200