A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Moara (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2059 |
Resumo: | A intercompreensão das línguas românicas se apresenta como um novo paradigma de ensino-aprendizagem de línguas, procurando desenvolver competências estratégicas que podem favorecer a compreensão através de uma reflexão sobre o funcionamento de línguas aparentadas. A implementação de tal abordagem plurilíngue no contexto educacional brasileiro, principalmente na educação básica, pode contribuir para que os aprendizes desenvolvam conhecimentos linguísticos e pragmáticos, como também pode colaborar para o desenvolvimento de suas potencialidades enquanto indivíduos. A universidade e os cursos de formação de professores têm, assim, papel fundamental para validação e expansão desta prática. Palavras-Chave: Intercompreensão de línguas românicas. Abordagem plurilíngue. Educação básica |
id |
UFPA-4_7365340c24dc43df6191a990fb1f5c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2059 |
network_acronym_str |
UFPA-4 |
network_name_str |
Moara (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngueIntercomprehension romance languages: driving a plurilingual education proposalA intercompreensão das línguas românicas se apresenta como um novo paradigma de ensino-aprendizagem de línguas, procurando desenvolver competências estratégicas que podem favorecer a compreensão através de uma reflexão sobre o funcionamento de línguas aparentadas. A implementação de tal abordagem plurilíngue no contexto educacional brasileiro, principalmente na educação básica, pode contribuir para que os aprendizes desenvolvam conhecimentos linguísticos e pragmáticos, como também pode colaborar para o desenvolvimento de suas potencialidades enquanto indivíduos. A universidade e os cursos de formação de professores têm, assim, papel fundamental para validação e expansão desta prática. Palavras-Chave: Intercompreensão de línguas românicas. Abordagem plurilíngue. Educação básicaIntercomprehension of Romance languages is presented as a new paradigm for language teaching and learning, seeking to develop strategic skills that can foster understanding through a reflection on the functioning of related languages. Implementing such plurilingual approach to the Brazilian educational context, especially in basic education, would help students to become aware of the linguistic and pragmatic knowledge, also contributing to the development of their potential as individuals. Thus, the roles of university and teacher training courses are essential for validation and expansion of this practice. Keywords: Intercomprehension of the romances languages. Plurilingual approach. Basic education.Universidade Federal do ParáMARTINS, Selma Alas2015-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/205910.18542/moara.v0i42.2059MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 42 (2014): Estudos Linguísticos jul a dez 2014; 117-1260104-0944reponame:Moara (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2059/2399Direitos autorais 2016 MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944info:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-30T01:35:53Zoai:ojs.periodicos.ufpa.br:article/2059Revistahttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moaraPUBhttps://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/oaiivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com2358-06580104-0944opendoar:2020-11-30T01:35:53Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue Intercomprehension romance languages: driving a plurilingual education proposal |
title |
A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue |
spellingShingle |
A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue MARTINS, Selma Alas |
title_short |
A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue |
title_full |
A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue |
title_fullStr |
A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue |
title_full_unstemmed |
A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue |
title_sort |
A intercompreensão de línguas românicas: proposta propulsora de uma educação plurilíngue |
author |
MARTINS, Selma Alas |
author_facet |
MARTINS, Selma Alas |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARTINS, Selma Alas |
description |
A intercompreensão das línguas românicas se apresenta como um novo paradigma de ensino-aprendizagem de línguas, procurando desenvolver competências estratégicas que podem favorecer a compreensão através de uma reflexão sobre o funcionamento de línguas aparentadas. A implementação de tal abordagem plurilíngue no contexto educacional brasileiro, principalmente na educação básica, pode contribuir para que os aprendizes desenvolvam conhecimentos linguísticos e pragmáticos, como também pode colaborar para o desenvolvimento de suas potencialidades enquanto indivíduos. A universidade e os cursos de formação de professores têm, assim, papel fundamental para validação e expansão desta prática. Palavras-Chave: Intercompreensão de línguas românicas. Abordagem plurilíngue. Educação básica |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-02-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2059 10.18542/moara.v0i42.2059 |
url |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2059 |
identifier_str_mv |
10.18542/moara.v0i42.2059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/view/2059/2399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Pará |
dc.source.none.fl_str_mv |
MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944; n. 42 (2014): Estudos Linguísticos jul a dez 2014; 117-126 0104-0944 reponame:Moara (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Moara (Online) |
collection |
Moara (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Moara (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
ivanian@uol.com.br||moarappgl@gmail.com |
_version_ |
1798675319436083200 |