Gêneros textuais digitais e as atividades de linguagens em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Evando Luiz e Silva Soares da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3836
Resumo: Concepções de texto e ensino de linguagem à luz dos estudos em Linguística evocam discussões e contribuições para a prática docente. Neste artigo, objetiva-se discutir contribuições das definições de textos e gêneros para as atividades de linguagem. Orienta-se pela seguinte questão norteadora: de que maneira se pode abordar aspectos de linguagem contemplando gêneros digitais? Defende-se a hipótese de que os gêneros digitais refletem diferentes linguagens e dinamizam o ensino. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica revisitando os postulados de Beaugrande (2002), Marcuschi (2008; 2010), Koch (2013) e Prieto (2016). Realizou-se uma investigação de natureza qualitativa analisando um corpus composto por exemplares de gêneros digitais. Destaca-se a abordagem curricular dos PCN, Brasil (1998) e da BNCC, Brasil (2018). Dessa forma, a pesquisa evidenciou que a imersão dos gêneros digitais no ensino fornece dinamismo e recursividade para desenvolver as competências e habilidades preconizadas pela BNCC.
id UFAC-1_1b2d00c1ccf04ae826da43c5e0b2a596
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3836
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling Gêneros textuais digitais e as atividades de linguagens em sala de aulaGêneros digitais. Texto. Ensino.Concepções de texto e ensino de linguagem à luz dos estudos em Linguística evocam discussões e contribuições para a prática docente. Neste artigo, objetiva-se discutir contribuições das definições de textos e gêneros para as atividades de linguagem. Orienta-se pela seguinte questão norteadora: de que maneira se pode abordar aspectos de linguagem contemplando gêneros digitais? Defende-se a hipótese de que os gêneros digitais refletem diferentes linguagens e dinamizam o ensino. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica revisitando os postulados de Beaugrande (2002), Marcuschi (2008; 2010), Koch (2013) e Prieto (2016). Realizou-se uma investigação de natureza qualitativa analisando um corpus composto por exemplares de gêneros digitais. Destaca-se a abordagem curricular dos PCN, Brasil (1998) e da BNCC, Brasil (2018). Dessa forma, a pesquisa evidenciou que a imersão dos gêneros digitais no ensino fornece dinamismo e recursividade para desenvolver as competências e habilidades preconizadas pela BNCC.Nepan Editora2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/383610.29327/210932.8.2-19Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê Temático: Linguagens, Fronteiras e Interculturalidades2525-59241807-185610.29327/210932.8.2-1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3836/2592Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidadesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Evando Luiz e Silva Soares da2021-09-06T23:14:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3836Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:47Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros textuais digitais e as atividades de linguagens em sala de aula
title Gêneros textuais digitais e as atividades de linguagens em sala de aula
spellingShingle Gêneros textuais digitais e as atividades de linguagens em sala de aula
Rocha, Evando Luiz e Silva Soares da
Gêneros digitais. Texto. Ensino.
title_short Gêneros textuais digitais e as atividades de linguagens em sala de aula
title_full Gêneros textuais digitais e as atividades de linguagens em sala de aula
title_fullStr Gêneros textuais digitais e as atividades de linguagens em sala de aula
title_full_unstemmed Gêneros textuais digitais e as atividades de linguagens em sala de aula
title_sort Gêneros textuais digitais e as atividades de linguagens em sala de aula
author Rocha, Evando Luiz e Silva Soares da
author_facet Rocha, Evando Luiz e Silva Soares da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Evando Luiz e Silva Soares da
dc.subject.por.fl_str_mv Gêneros digitais. Texto. Ensino.
topic Gêneros digitais. Texto. Ensino.
description Concepções de texto e ensino de linguagem à luz dos estudos em Linguística evocam discussões e contribuições para a prática docente. Neste artigo, objetiva-se discutir contribuições das definições de textos e gêneros para as atividades de linguagem. Orienta-se pela seguinte questão norteadora: de que maneira se pode abordar aspectos de linguagem contemplando gêneros digitais? Defende-se a hipótese de que os gêneros digitais refletem diferentes linguagens e dinamizam o ensino. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica revisitando os postulados de Beaugrande (2002), Marcuschi (2008; 2010), Koch (2013) e Prieto (2016). Realizou-se uma investigação de natureza qualitativa analisando um corpus composto por exemplares de gêneros digitais. Destaca-se a abordagem curricular dos PCN, Brasil (1998) e da BNCC, Brasil (2018). Dessa forma, a pesquisa evidenciou que a imersão dos gêneros digitais no ensino fornece dinamismo e recursividade para desenvolver as competências e habilidades preconizadas pela BNCC.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3836
10.29327/210932.8.2-19
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3836
identifier_str_mv 10.29327/210932.8.2-19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3836/2592
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 2 (2020): Dossiê Temático: Linguagens, Fronteiras e Interculturalidades
2525-5924
1807-1856
10.29327/210932.8.2-1
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506913583104