BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura em debate |
Texto Completo: | http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3250 |
Resumo: | Este trabalho tematiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental – Anos Finais, discutindo, especialmente, a concepção de leitura que subjaz o documento para o componente Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental, focalizando a abordagem sobre novos gêneros digitais, com o intuito de contribuir nas pesquisas voltadas à inovação do ensino de práticas de linguagem. Com a pesquisa bibliográfica realizada, constata-se a necessidade de desenvolver no ensino da Língua Portuguesa práticas de linguagens voltadas ao aprofundamento da reflexão crítica, à capacidade de abstração e ao desenvolvimento do potencial analítico na formação de leitores. Revela-se, desta forma, a necessidade de repensar metodologias que promovam o trabalho com as tecnologias digitais a fim de desenvolver os letramentos múltiplos para que os alunos sejam capacitados ao uso ético e crítico do contexto digital, essencialmente, através dos gêneros digitais. |
id |
URI-1_19792a384319243929aeba6ac19991fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.200.203.105.109:article/3250 |
network_acronym_str |
URI-1 |
network_name_str |
Literatura em debate |
repository_id_str |
|
spelling |
BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULAEnsino de leitura; Linguagens; EnsinoBNCC. Gêneros Digitais. Práticas de linguagem.Ensino de leitura e gêneros digitaisEste trabalho tematiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental – Anos Finais, discutindo, especialmente, a concepção de leitura que subjaz o documento para o componente Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental, focalizando a abordagem sobre novos gêneros digitais, com o intuito de contribuir nas pesquisas voltadas à inovação do ensino de práticas de linguagem. Com a pesquisa bibliográfica realizada, constata-se a necessidade de desenvolver no ensino da Língua Portuguesa práticas de linguagens voltadas ao aprofundamento da reflexão crítica, à capacidade de abstração e ao desenvolvimento do potencial analítico na formação de leitores. Revela-se, desta forma, a necessidade de repensar metodologias que promovam o trabalho com as tecnologias digitais a fim de desenvolver os letramentos múltiplos para que os alunos sejam capacitados ao uso ético e crítico do contexto digital, essencialmente, através dos gêneros digitais.Editora URI - Frederico WestphSiqueira, Luana MagalhãesTeixeira Porto, Luana2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3250Literatura em Debate; v. 14, n. 26 (2020): Literatura, tecnologias e internet: a educação literária em contexto digital; 3-15Literatura em Debate; v. 14, n. 26 (2020): Literatura, tecnologias e internet: a educação literária em contexto digital; 3-151982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3250/2902Direitos autorais 2020 LUANA MAGALHÃES SIQUEIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T19:37:59Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3250Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T19:37:59Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA |
title |
BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA |
spellingShingle |
BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA Siqueira, Luana Magalhães Ensino de leitura; Linguagens; Ensino BNCC. Gêneros Digitais. Práticas de linguagem. Ensino de leitura e gêneros digitais |
title_short |
BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA |
title_full |
BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA |
title_fullStr |
BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA |
title_full_unstemmed |
BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA |
title_sort |
BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA |
author |
Siqueira, Luana Magalhães |
author_facet |
Siqueira, Luana Magalhães Teixeira Porto, Luana |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira Porto, Luana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Siqueira, Luana Magalhães Teixeira Porto, Luana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de leitura; Linguagens; Ensino BNCC. Gêneros Digitais. Práticas de linguagem. Ensino de leitura e gêneros digitais |
topic |
Ensino de leitura; Linguagens; Ensino BNCC. Gêneros Digitais. Práticas de linguagem. Ensino de leitura e gêneros digitais |
description |
Este trabalho tematiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental – Anos Finais, discutindo, especialmente, a concepção de leitura que subjaz o documento para o componente Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental, focalizando a abordagem sobre novos gêneros digitais, com o intuito de contribuir nas pesquisas voltadas à inovação do ensino de práticas de linguagem. Com a pesquisa bibliográfica realizada, constata-se a necessidade de desenvolver no ensino da Língua Portuguesa práticas de linguagens voltadas ao aprofundamento da reflexão crítica, à capacidade de abstração e ao desenvolvimento do potencial analítico na formação de leitores. Revela-se, desta forma, a necessidade de repensar metodologias que promovam o trabalho com as tecnologias digitais a fim de desenvolver os letramentos múltiplos para que os alunos sejam capacitados ao uso ético e crítico do contexto digital, essencialmente, através dos gêneros digitais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-07 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3250 |
url |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3250 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3250/2902 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 LUANA MAGALHÃES SIQUEIRA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 LUANA MAGALHÃES SIQUEIRA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora URI - Frederico Westph |
dc.source.none.fl_str_mv |
Literatura em Debate; v. 14, n. 26 (2020): Literatura, tecnologias e internet: a educação literária em contexto digital; 3-15 Literatura em Debate; v. 14, n. 26 (2020): Literatura, tecnologias e internet: a educação literária em contexto digital; 3-15 1982-5625 - reponame:Literatura em debate instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Literatura em debate |
collection |
Literatura em debate |
repository.name.fl_str_mv |
Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br |
_version_ |
1814253555160186881 |