BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira, Luana Magalhães
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Teixeira Porto, Luana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Literatura em debate
Texto Completo: http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3250
Resumo: Este trabalho tematiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental – Anos Finais, discutindo, especialmente, a concepção de leitura que subjaz o documento para o componente Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental, focalizando a abordagem sobre novos gêneros digitais, com o intuito de contribuir nas pesquisas voltadas à inovação do ensino de práticas de linguagem. Com a pesquisa bibliográfica realizada, constata-se a necessidade de desenvolver no ensino da Língua Portuguesa práticas de linguagens voltadas ao aprofundamento da reflexão crítica, à capacidade de abstração e ao desenvolvimento do potencial analítico na formação de leitores. Revela-se, desta forma, a necessidade de repensar metodologias que promovam o trabalho com as tecnologias digitais a fim de desenvolver os letramentos múltiplos para que os alunos sejam capacitados ao uso ético e crítico do contexto digital, essencialmente, através dos gêneros digitais.
id URI-1_19792a384319243929aeba6ac19991fe
oai_identifier_str oai:ojs.200.203.105.109:article/3250
network_acronym_str URI-1
network_name_str Literatura em debate
repository_id_str
spelling BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULAEnsino de leitura; Linguagens; EnsinoBNCC. Gêneros Digitais. Práticas de linguagem.Ensino de leitura e gêneros digitaisEste trabalho tematiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental – Anos Finais, discutindo, especialmente, a concepção de leitura que subjaz o documento para o componente Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental, focalizando a abordagem sobre novos gêneros digitais, com o intuito de contribuir nas pesquisas voltadas à inovação do ensino de práticas de linguagem. Com a pesquisa bibliográfica realizada, constata-se a necessidade de desenvolver no ensino da Língua Portuguesa práticas de linguagens voltadas ao aprofundamento da reflexão crítica, à capacidade de abstração e ao desenvolvimento do potencial analítico na formação de leitores. Revela-se, desta forma, a necessidade de repensar metodologias que promovam o trabalho com as tecnologias digitais a fim de desenvolver os letramentos múltiplos para que os alunos sejam capacitados ao uso ético e crítico do contexto digital, essencialmente, através dos gêneros digitais.Editora URI - Frederico WestphSiqueira, Luana MagalhãesTeixeira Porto, Luana2020-04-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3250Literatura em Debate; v. 14, n. 26 (2020): Literatura, tecnologias e internet: a educação literária em contexto digital; 3-15Literatura em Debate; v. 14, n. 26 (2020): Literatura, tecnologias e internet: a educação literária em contexto digital; 3-151982-5625-reponame:Literatura em debateinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3250/2902Direitos autorais 2020 LUANA MAGALHÃES SIQUEIRAinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-03-21T19:37:59Zoai:ojs.200.203.105.109:article/3250Revistahttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/indexhttp://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/oairevista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br1982-56251982-5625opendoar:2024-03-21T19:37:59Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA
title BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA
spellingShingle BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA
Siqueira, Luana Magalhães
Ensino de leitura; Linguagens; Ensino
BNCC. Gêneros Digitais. Práticas de linguagem.
Ensino de leitura e gêneros digitais
title_short BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA
title_full BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA
title_fullStr BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA
title_full_unstemmed BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA
title_sort BNCC PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E GÊNEROS DIGITAIS NA SALA DE AULA
author Siqueira, Luana Magalhães
author_facet Siqueira, Luana Magalhães
Teixeira Porto, Luana
author_role author
author2 Teixeira Porto, Luana
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Siqueira, Luana Magalhães
Teixeira Porto, Luana
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de leitura; Linguagens; Ensino
BNCC. Gêneros Digitais. Práticas de linguagem.
Ensino de leitura e gêneros digitais
topic Ensino de leitura; Linguagens; Ensino
BNCC. Gêneros Digitais. Práticas de linguagem.
Ensino de leitura e gêneros digitais
description Este trabalho tematiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental – Anos Finais, discutindo, especialmente, a concepção de leitura que subjaz o documento para o componente Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental, focalizando a abordagem sobre novos gêneros digitais, com o intuito de contribuir nas pesquisas voltadas à inovação do ensino de práticas de linguagem. Com a pesquisa bibliográfica realizada, constata-se a necessidade de desenvolver no ensino da Língua Portuguesa práticas de linguagens voltadas ao aprofundamento da reflexão crítica, à capacidade de abstração e ao desenvolvimento do potencial analítico na formação de leitores. Revela-se, desta forma, a necessidade de repensar metodologias que promovam o trabalho com as tecnologias digitais a fim de desenvolver os letramentos múltiplos para que os alunos sejam capacitados ao uso ético e crítico do contexto digital, essencialmente, através dos gêneros digitais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-07
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3250
url http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revistas.fw.uri.br/index.php/literaturaemdebate/article/view/3250/2902
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 LUANA MAGALHÃES SIQUEIRA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 LUANA MAGALHÃES SIQUEIRA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
publisher.none.fl_str_mv Editora URI - Frederico Westph
dc.source.none.fl_str_mv Literatura em Debate; v. 14, n. 26 (2020): Literatura, tecnologias e internet: a educação literária em contexto digital; 3-15
Literatura em Debate; v. 14, n. 26 (2020): Literatura, tecnologias e internet: a educação literária em contexto digital; 3-15
1982-5625
-
reponame:Literatura em debate
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Literatura em debate
collection Literatura em debate
repository.name.fl_str_mv Literatura em debate - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv revista.literaturaemdebate@gmail.com||luana@uri.edu.br
_version_ 1814253555160186881