O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE E OS CURSOS INTEGRADOS PRÉ E PÓS REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Camila Caroline de Lima
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Melo, Lúcia de Fátima, Hojas, Viviani Fernanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3770
Resumo: Este texto apresenta parte dos resultados de pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar as repercussões iniciais da Lei nº 13.415/2017, que dispõe sobre a Reforma do Ensino Médio, nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) - Campus Rio Branco e as concepções de seus profissionais acerca dessa “nova” política. O presente recorte focaliza a análise efetuada das legislações sobre as políticas públicas para a oferta do Ensino Médio Integrado (EMI), dos Projetos Pedagógicos dos cursos integrados ao ensino médio (Informática, Informática para Internet, Redes de Computadores e Edificações), bem como de outros documentos institucionais. Tal análise trouxe à tona questões importantes para a comparação da situação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio pré e pós Reforma Curricular do Ensino Médio.
id UFAC-1_243d2685bd19e731efe1e21c93eb621f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3770
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE E OS CURSOS INTEGRADOS PRÉ E PÓS REFORMA DO ENSINO MÉDIOPolítica Educacional. Ensino Médio Integrado. Reforma do Ensino Médio. Currículo. IFAC.Este texto apresenta parte dos resultados de pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar as repercussões iniciais da Lei nº 13.415/2017, que dispõe sobre a Reforma do Ensino Médio, nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) - Campus Rio Branco e as concepções de seus profissionais acerca dessa “nova” política. O presente recorte focaliza a análise efetuada das legislações sobre as políticas públicas para a oferta do Ensino Médio Integrado (EMI), dos Projetos Pedagógicos dos cursos integrados ao ensino médio (Informática, Informática para Internet, Redes de Computadores e Edificações), bem como de outros documentos institucionais. Tal análise trouxe à tona questões importantes para a comparação da situação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio pré e pós Reforma Curricular do Ensino Médio.ABSTRACT: This text presents part of the results of a master's research that aimed to analyze the initial repercussions of Law No. 13,415 / 2017, which provides for High School Reform, in the integrated technical courses of the Federal Institute of Education, Science and Technology of the Acre (IFAC) - Campus Rio Branco and the conceptions of its professionals about this “new” policy. This section focuses on the analysis of the legislation on public policies for the offer of Integrated High School (EMI), of the Pedagogical Projects of courses integrated to high school (Informatics, Internet Computing, Computer Networks and Buildings), as well as of other institutional documents. Such analysis brought up important questions for comparing the situation of technical courses integrated to high school pre and post High School Curriculum Reform.   KEYWORDS: Educational Policy. Integrated High School. High School Reform. Curriculum. IFAC.Nepan Editora2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/377010.29327/210932.8.1-12Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)2525-59241807-185610.29327/210932.8.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3770/2376Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADESinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Camila Caroline de Lima Melo, Lúcia de FátimaHojas, Viviani Fernanda 2021-09-06T23:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3770Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:32Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE E OS CURSOS INTEGRADOS PRÉ E PÓS REFORMA DO ENSINO MÉDIO
title O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE E OS CURSOS INTEGRADOS PRÉ E PÓS REFORMA DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE E OS CURSOS INTEGRADOS PRÉ E PÓS REFORMA DO ENSINO MÉDIO
Silva, Camila Caroline de Lima
Política Educacional. Ensino Médio Integrado. Reforma do Ensino Médio. Currículo. IFAC.
title_short O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE E OS CURSOS INTEGRADOS PRÉ E PÓS REFORMA DO ENSINO MÉDIO
title_full O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE E OS CURSOS INTEGRADOS PRÉ E PÓS REFORMA DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE E OS CURSOS INTEGRADOS PRÉ E PÓS REFORMA DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE E OS CURSOS INTEGRADOS PRÉ E PÓS REFORMA DO ENSINO MÉDIO
title_sort O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE E OS CURSOS INTEGRADOS PRÉ E PÓS REFORMA DO ENSINO MÉDIO
author Silva, Camila Caroline de Lima
author_facet Silva, Camila Caroline de Lima
Melo, Lúcia de Fátima
Hojas, Viviani Fernanda
author_role author
author2 Melo, Lúcia de Fátima
Hojas, Viviani Fernanda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Camila Caroline de Lima
Melo, Lúcia de Fátima
Hojas, Viviani Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Política Educacional. Ensino Médio Integrado. Reforma do Ensino Médio. Currículo. IFAC.
topic Política Educacional. Ensino Médio Integrado. Reforma do Ensino Médio. Currículo. IFAC.
description Este texto apresenta parte dos resultados de pesquisa de mestrado que teve como objetivo analisar as repercussões iniciais da Lei nº 13.415/2017, que dispõe sobre a Reforma do Ensino Médio, nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) - Campus Rio Branco e as concepções de seus profissionais acerca dessa “nova” política. O presente recorte focaliza a análise efetuada das legislações sobre as políticas públicas para a oferta do Ensino Médio Integrado (EMI), dos Projetos Pedagógicos dos cursos integrados ao ensino médio (Informática, Informática para Internet, Redes de Computadores e Edificações), bem como de outros documentos institucionais. Tal análise trouxe à tona questões importantes para a comparação da situação dos cursos técnicos integrados ao ensino médio pré e pós Reforma Curricular do Ensino Médio.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3770
10.29327/210932.8.1-12
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3770
identifier_str_mv 10.29327/210932.8.1-12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3770/2376
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)
2525-5924
1807-1856
10.29327/210932.8.1
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506876882944