Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Dayanny Marins
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6751
Resumo: This article analyzes the importance of addressing gender issues in English language classes as an effective strategy for deconstructing stereotypes and promoting gender equality. The theoretical framework used is anchored in Beauvoir (1967), Butler (2003), Fairclough (2008), Fernandes (2014), Foucault (2010, 2011), Louro (2014, 2016), Moita Lopes (2002, 2003) and Silva (2014). The aim is to promote gender equality, inclusion and critical awareness among students, creating a learning environment that challenges stereotypes and promotes understanding and respect for diverse gender experiences. It is concluded that addressing gender issues in English language classes is a relevant and necessary challenge to promote gender equality. By providing a space for critical reflection, educators have the potential to deconstruct entrenched stereotypes and contribute to building a more just and egalitarian society.
id UFAC-1_38259e8cfcb72059888bca22f0f7408e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6751
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadaniaGender issues in elemetary school English language classes: a critical proposal for the exercise of citizenshipEducação básica. Igualdade de gênero. Língua inglesa.Basic education. Gender equality. English language.This article analyzes the importance of addressing gender issues in English language classes as an effective strategy for deconstructing stereotypes and promoting gender equality. The theoretical framework used is anchored in Beauvoir (1967), Butler (2003), Fairclough (2008), Fernandes (2014), Foucault (2010, 2011), Louro (2014, 2016), Moita Lopes (2002, 2003) and Silva (2014). The aim is to promote gender equality, inclusion and critical awareness among students, creating a learning environment that challenges stereotypes and promotes understanding and respect for diverse gender experiences. It is concluded that addressing gender issues in English language classes is a relevant and necessary challenge to promote gender equality. By providing a space for critical reflection, educators have the potential to deconstruct entrenched stereotypes and contribute to building a more just and egalitarian society.Este artigo analisa a importância de abordar questões de gênero nas aulas de língua inglesa como uma estratégia eficaz para a desconstrução de estereótipos e promoção da igualdade de gênero. O referencial teórico utilizado está ancorado em Beauvoir (1967), Butler (2003), Fairclough (2008), Fernandes (2014), Foucault (2010, 2011), Louro (2014, 2016), Moita Lopes (2002, 2003) e Silva (2014). O objetivo é promover a igualdade de gênero, a inclusão e a consciência crítica entre os alunos/as, criando um ambiente de aprendizagem que desafie estereótipos e promova a compreensão e o respeito pelas diversas experiências de gênero. Conclui-se que abordar questões de gênero em aulas de língua inglesa é um desafio relevante e necessário para promover a igualdade de gênero. Ao proporcionar um espaço de reflexão crítica, os educadores têm o potencial de desconstruir estereótipos arraigados e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.  Nepan Editora2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/675110.29327/210932.11.1-17 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 11 n. 1 (2023): Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades2525-59241807-185610.29327/210932.11.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6751/4229Coelho, Dayanny MarinsSilva, Clodoaldo Ferreira Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-04T00:33:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6751Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2023-08-04T00:33:47Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania
Gender issues in elemetary school English language classes: a critical proposal for the exercise of citizenship
title Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania
spellingShingle Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania
Coelho, Dayanny Marins
Educação básica. Igualdade de gênero. Língua inglesa.
Basic education. Gender equality. English language.
title_short Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania
title_full Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania
title_fullStr Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania
title_full_unstemmed Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania
title_sort Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania
author Coelho, Dayanny Marins
author_facet Coelho, Dayanny Marins
Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes da
author_role author
author2 Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Dayanny Marins
Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação básica. Igualdade de gênero. Língua inglesa.
Basic education. Gender equality. English language.
topic Educação básica. Igualdade de gênero. Língua inglesa.
Basic education. Gender equality. English language.
description This article analyzes the importance of addressing gender issues in English language classes as an effective strategy for deconstructing stereotypes and promoting gender equality. The theoretical framework used is anchored in Beauvoir (1967), Butler (2003), Fairclough (2008), Fernandes (2014), Foucault (2010, 2011), Louro (2014, 2016), Moita Lopes (2002, 2003) and Silva (2014). The aim is to promote gender equality, inclusion and critical awareness among students, creating a learning environment that challenges stereotypes and promotes understanding and respect for diverse gender experiences. It is concluded that addressing gender issues in English language classes is a relevant and necessary challenge to promote gender equality. By providing a space for critical reflection, educators have the potential to deconstruct entrenched stereotypes and contribute to building a more just and egalitarian society.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6751
10.29327/210932.11.1-17
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6751
identifier_str_mv 10.29327/210932.11.1-17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6751/4229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 11 n. 1 (2023): Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades
2525-5924
1807-1856
10.29327/210932.11.1
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329505980350464