Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6751 |
Resumo: | This article analyzes the importance of addressing gender issues in English language classes as an effective strategy for deconstructing stereotypes and promoting gender equality. The theoretical framework used is anchored in Beauvoir (1967), Butler (2003), Fairclough (2008), Fernandes (2014), Foucault (2010, 2011), Louro (2014, 2016), Moita Lopes (2002, 2003) and Silva (2014). The aim is to promote gender equality, inclusion and critical awareness among students, creating a learning environment that challenges stereotypes and promotes understanding and respect for diverse gender experiences. It is concluded that addressing gender issues in English language classes is a relevant and necessary challenge to promote gender equality. By providing a space for critical reflection, educators have the potential to deconstruct entrenched stereotypes and contribute to building a more just and egalitarian society. |
id |
UFAC-1_38259e8cfcb72059888bca22f0f7408e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6751 |
network_acronym_str |
UFAC-1 |
network_name_str |
Muiraquitã (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadaniaGender issues in elemetary school English language classes: a critical proposal for the exercise of citizenshipEducação básica. Igualdade de gênero. Língua inglesa.Basic education. Gender equality. English language.This article analyzes the importance of addressing gender issues in English language classes as an effective strategy for deconstructing stereotypes and promoting gender equality. The theoretical framework used is anchored in Beauvoir (1967), Butler (2003), Fairclough (2008), Fernandes (2014), Foucault (2010, 2011), Louro (2014, 2016), Moita Lopes (2002, 2003) and Silva (2014). The aim is to promote gender equality, inclusion and critical awareness among students, creating a learning environment that challenges stereotypes and promotes understanding and respect for diverse gender experiences. It is concluded that addressing gender issues in English language classes is a relevant and necessary challenge to promote gender equality. By providing a space for critical reflection, educators have the potential to deconstruct entrenched stereotypes and contribute to building a more just and egalitarian society.Este artigo analisa a importância de abordar questões de gênero nas aulas de língua inglesa como uma estratégia eficaz para a desconstrução de estereótipos e promoção da igualdade de gênero. O referencial teórico utilizado está ancorado em Beauvoir (1967), Butler (2003), Fairclough (2008), Fernandes (2014), Foucault (2010, 2011), Louro (2014, 2016), Moita Lopes (2002, 2003) e Silva (2014). O objetivo é promover a igualdade de gênero, a inclusão e a consciência crítica entre os alunos/as, criando um ambiente de aprendizagem que desafie estereótipos e promova a compreensão e o respeito pelas diversas experiências de gênero. Conclui-se que abordar questões de gênero em aulas de língua inglesa é um desafio relevante e necessário para promover a igualdade de gênero. Ao proporcionar um espaço de reflexão crítica, os educadores têm o potencial de desconstruir estereótipos arraigados e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nepan Editora2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/675110.29327/210932.11.1-17 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 11 n. 1 (2023): Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades2525-59241807-185610.29327/210932.11.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6751/4229Coelho, Dayanny MarinsSilva, Clodoaldo Ferreira Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-04T00:33:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6751Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2023-08-04T00:33:47Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania Gender issues in elemetary school English language classes: a critical proposal for the exercise of citizenship |
title |
Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania |
spellingShingle |
Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania Coelho, Dayanny Marins Educação básica. Igualdade de gênero. Língua inglesa. Basic education. Gender equality. English language. |
title_short |
Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania |
title_full |
Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania |
title_fullStr |
Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania |
title_full_unstemmed |
Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania |
title_sort |
Questões de gênero em aulas de língua inglesa do ensino fundamental: uma proposta crítica para o exercício da cidadania |
author |
Coelho, Dayanny Marins |
author_facet |
Coelho, Dayanny Marins Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Dayanny Marins Silva, Clodoaldo Ferreira Fernandes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação básica. Igualdade de gênero. Língua inglesa. Basic education. Gender equality. English language. |
topic |
Educação básica. Igualdade de gênero. Língua inglesa. Basic education. Gender equality. English language. |
description |
This article analyzes the importance of addressing gender issues in English language classes as an effective strategy for deconstructing stereotypes and promoting gender equality. The theoretical framework used is anchored in Beauvoir (1967), Butler (2003), Fairclough (2008), Fernandes (2014), Foucault (2010, 2011), Louro (2014, 2016), Moita Lopes (2002, 2003) and Silva (2014). The aim is to promote gender equality, inclusion and critical awareness among students, creating a learning environment that challenges stereotypes and promotes understanding and respect for diverse gender experiences. It is concluded that addressing gender issues in English language classes is a relevant and necessary challenge to promote gender equality. By providing a space for critical reflection, educators have the potential to deconstruct entrenched stereotypes and contribute to building a more just and egalitarian society. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6751 10.29327/210932.11.1-17 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6751 |
identifier_str_mv |
10.29327/210932.11.1-17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6751/4229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 11 n. 1 (2023): Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades 2525-5924 1807-1856 10.29327/210932.11.1 reponame:Muiraquitã (Online) instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Muiraquitã (Online) |
collection |
Muiraquitã (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
muiraquita.ppgli@ufac.br |
_version_ |
1798329505980350464 |