INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ishii, Raquel Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1384
Resumo: Com o presente ensaio tem-se o objetivo de pontuar reflexões sobre a constituição de uma prática intercultural mediada pela linguagem no ensino de línguas na escola de educação básica. A reflexão centra-se nas questões de identidade e alteridade no ensino de línguas, considerando o papel relevante desse debate durante o processo de formação inicial. A partir do conceito de interculturalidade de Catherine Walsh (2011, 2009) e pensando a diferença na escola como parte de uma visão não excludente ou dicotômica da igualdade e da diferença de Vera Candau (2012), propõe-se um repensar do papel do “professor de língua estrangeira”, e do próprio professor, com vistas à promoção de relações dialógicas entre línguas/culturas e entre professores e alunos.
id UFAC-1_5297427f9e55198a8981c4a87e1bf945
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1384
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUASLinguagem e Educação. Ensino de Língua. Cultura. Interculturalidade.Com o presente ensaio tem-se o objetivo de pontuar reflexões sobre a constituição de uma prática intercultural mediada pela linguagem no ensino de línguas na escola de educação básica. A reflexão centra-se nas questões de identidade e alteridade no ensino de línguas, considerando o papel relevante desse debate durante o processo de formação inicial. A partir do conceito de interculturalidade de Catherine Walsh (2011, 2009) e pensando a diferença na escola como parte de uma visão não excludente ou dicotômica da igualdade e da diferença de Vera Candau (2012), propõe-se um repensar do papel do “professor de língua estrangeira”, e do próprio professor, com vistas à promoção de relações dialógicas entre línguas/culturas e entre professores e alunos.Nepan Editora2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/138410.29327/216343.5.1-7Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 5 n. 1 (2017)2525-59241807-185610.29327/216343.5.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1384/842Copyright (c) 2017 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES. ISSN: 2525-5924info:eu-repo/semantics/openAccessIshii, Raquel Alves2021-09-06T23:12:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1384Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:12:32Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS
title INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS
spellingShingle INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS
Ishii, Raquel Alves
Linguagem e Educação. Ensino de Língua. Cultura. Interculturalidade.
title_short INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS
title_full INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS
title_fullStr INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS
title_full_unstemmed INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS
title_sort INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS
author Ishii, Raquel Alves
author_facet Ishii, Raquel Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ishii, Raquel Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem e Educação. Ensino de Língua. Cultura. Interculturalidade.
topic Linguagem e Educação. Ensino de Língua. Cultura. Interculturalidade.
description Com o presente ensaio tem-se o objetivo de pontuar reflexões sobre a constituição de uma prática intercultural mediada pela linguagem no ensino de línguas na escola de educação básica. A reflexão centra-se nas questões de identidade e alteridade no ensino de línguas, considerando o papel relevante desse debate durante o processo de formação inicial. A partir do conceito de interculturalidade de Catherine Walsh (2011, 2009) e pensando a diferença na escola como parte de uma visão não excludente ou dicotômica da igualdade e da diferença de Vera Candau (2012), propõe-se um repensar do papel do “professor de língua estrangeira”, e do próprio professor, com vistas à promoção de relações dialógicas entre línguas/culturas e entre professores e alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1384
10.29327/216343.5.1-7
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1384
identifier_str_mv 10.29327/216343.5.1-7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1384/842
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES. ISSN: 2525-5924
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES. ISSN: 2525-5924
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 5 n. 1 (2017)
2525-5924
1807-1856
10.29327/216343.5.1
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506415509504