INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1384 |
Resumo: | Com o presente ensaio tem-se o objetivo de pontuar reflexões sobre a constituição de uma prática intercultural mediada pela linguagem no ensino de línguas na escola de educação básica. A reflexão centra-se nas questões de identidade e alteridade no ensino de línguas, considerando o papel relevante desse debate durante o processo de formação inicial. A partir do conceito de interculturalidade de Catherine Walsh (2011, 2009) e pensando a diferença na escola como parte de uma visão não excludente ou dicotômica da igualdade e da diferença de Vera Candau (2012), propõe-se um repensar do papel do “professor de língua estrangeira”, e do próprio professor, com vistas à promoção de relações dialógicas entre línguas/culturas e entre professores e alunos. |
id |
UFAC-1_5297427f9e55198a8981c4a87e1bf945 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1384 |
network_acronym_str |
UFAC-1 |
network_name_str |
Muiraquitã (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUASLinguagem e Educação. Ensino de Língua. Cultura. Interculturalidade.Com o presente ensaio tem-se o objetivo de pontuar reflexões sobre a constituição de uma prática intercultural mediada pela linguagem no ensino de línguas na escola de educação básica. A reflexão centra-se nas questões de identidade e alteridade no ensino de línguas, considerando o papel relevante desse debate durante o processo de formação inicial. A partir do conceito de interculturalidade de Catherine Walsh (2011, 2009) e pensando a diferença na escola como parte de uma visão não excludente ou dicotômica da igualdade e da diferença de Vera Candau (2012), propõe-se um repensar do papel do “professor de língua estrangeira”, e do próprio professor, com vistas à promoção de relações dialógicas entre línguas/culturas e entre professores e alunos.Nepan Editora2017-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/138410.29327/216343.5.1-7Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 5 n. 1 (2017)2525-59241807-185610.29327/216343.5.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1384/842Copyright (c) 2017 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES. ISSN: 2525-5924info:eu-repo/semantics/openAccessIshii, Raquel Alves2021-09-06T23:12:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1384Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:12:32Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS |
title |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS |
spellingShingle |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS Ishii, Raquel Alves Linguagem e Educação. Ensino de Língua. Cultura. Interculturalidade. |
title_short |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS |
title_full |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS |
title_fullStr |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS |
title_full_unstemmed |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS |
title_sort |
INTERCULTURALIDADE E ENSINO DE LÍNGUAS |
author |
Ishii, Raquel Alves |
author_facet |
Ishii, Raquel Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ishii, Raquel Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguagem e Educação. Ensino de Língua. Cultura. Interculturalidade. |
topic |
Linguagem e Educação. Ensino de Língua. Cultura. Interculturalidade. |
description |
Com o presente ensaio tem-se o objetivo de pontuar reflexões sobre a constituição de uma prática intercultural mediada pela linguagem no ensino de línguas na escola de educação básica. A reflexão centra-se nas questões de identidade e alteridade no ensino de línguas, considerando o papel relevante desse debate durante o processo de formação inicial. A partir do conceito de interculturalidade de Catherine Walsh (2011, 2009) e pensando a diferença na escola como parte de uma visão não excludente ou dicotômica da igualdade e da diferença de Vera Candau (2012), propõe-se um repensar do papel do “professor de língua estrangeira”, e do próprio professor, com vistas à promoção de relações dialógicas entre línguas/culturas e entre professores e alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1384 10.29327/216343.5.1-7 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1384 |
identifier_str_mv |
10.29327/216343.5.1-7 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1384/842 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES. ISSN: 2525-5924 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES. ISSN: 2525-5924 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 5 n. 1 (2017) 2525-5924 1807-1856 10.29327/216343.5.1 reponame:Muiraquitã (Online) instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Muiraquitã (Online) |
collection |
Muiraquitã (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
muiraquita.ppgli@ufac.br |
_version_ |
1798329506415509504 |