Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bruz, Iara Maria, 1984-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/27764
Resumo: Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo Janzen
id UFPR_c05518b384243c7287401ef02b495869
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/27764
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Bruz, Iara Maria, 1984-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em EducaçãoJanzen, Henrique Evaldo, 1957-2020-09-25T19:17:02Z2020-09-25T19:17:02Z2012https://hdl.handle.net/1884/27764Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo JanzenDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/0/2012Bibliografia: fls. 95-97Resumo: Este trabalho apresenta uma análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade. Foram escolhidos três livros (Interchange Intro Third Edition, New American Inside Out Elementary e Open House Move Up) que apresentam predominantemente os Estados Unidos como cenário para as ações de suas personagens. Deste modo centramos nossas análises principalmente nas representações socioculturais da cultura estrangeira dentro do país estadunidense. Pretendíamos verificar como essas representações (principalmente personagens) são colocadas dentro dos livros didáticos escolhidos. As análises aqui apresentadas possuem como suporte teórico uma concepção cultural plural e híbrida, baseada nas ideias defendidas por Eagleton (2005) e Bhabha (1998). Também nos baseamos no trabalho de Janzen (2005) e fundamentamos este trabalho na concepção bakhtiniana de linguagem. Constatamos que as representações de estrangeiros dentro desses livros didáticos são em número pequeno. Quando as personagens se identificam como estrangeiras, elas quase sempre estão deslocadas da cultura estadunidense e não interagem com os nativos, salvo duas exceções que representam a força centrífuga de Bakhtin. As demais personagens são representantes da força centrípeta, pois as personagens estrangeiras são geralmente tratadas por uma cordialidade extrema. Além disso, não representam uma cultura plural e híbrida.Abstract: This work presents an analysis of English textbooks through an intercultural perspective. Three textbooks were chosen (Interchange Intro Third Edition, New American Inside Out Elementary e Open House Move Up) which present predominately the United States as a scenario for the characters. actions. Thus we mainly centered the analysis on the socio cultural representations from the foreign culture inside the North American country. We intended to verify how these representations (mainly the characters) are placed in the chosen textbooks. The analysis here presented is supported by a cultural conception which is plural and hybrid, based on the ideas supported by Eagleton (2005) and Bhabha (1998). This work is also based on Jansen.s work (2005) and on the Bakhtinian concept of language. Little foreign representations were found in these textbooks. When the characters identify themselves as foreigners, they are often set apart from the North American culture and do not interact with native people. Apart from two exceptions which represent the centrifugal force from Bakhtin, all the other characters represent the centripetal force. They are usually treated with extreme politeness. Furthermore, they do not represent a plural and hybrid culture.98 f. : il. [algumas colors.].application/pdfDisponível em formato digitalDissertações - EducaçãoLíngua inglesa - Estudo e ensinoLinguagem e culturaLingua inglesa - Livros didaticosEducação interculturalEducaçãoAnálise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALR - D - BRUZ, IARA MARIA.pdfapplication/pdf3271115https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27764/1/R%20-%20D%20-%20BRUZ%2c%20IARA%20MARIA.pdf919625a6a85be41643136c7a75eb68e7MD51open accessTEXTR - D - BRUZ, IARA MARIA.pdf.txtExtracted Texttext/plain174766https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27764/2/R%20-%20D%20-%20BRUZ%2c%20IARA%20MARIA.pdf.txt73ba1527664f8a748b47eb0058079e3fMD52open accessTHUMBNAILR - D - BRUZ, IARA MARIA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1117https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27764/3/R%20-%20D%20-%20BRUZ%2c%20IARA%20MARIA.pdf.jpgb955b150078fc0c7c02e80d350dce357MD53open access1884/277642020-09-25 16:17:02.204open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/27764Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-09-25T19:17:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade
title Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade
spellingShingle Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade
Bruz, Iara Maria, 1984-
Dissertações - Educação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Linguagem e cultura
Lingua inglesa - Livros didaticos
Educação intercultural
Educação
title_short Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade
title_full Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade
title_fullStr Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade
title_full_unstemmed Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade
title_sort Análise de livros didáticos de língua inglesa sob o viés da interculturalidade
author Bruz, Iara Maria, 1984-
author_facet Bruz, Iara Maria, 1984-
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Bruz, Iara Maria, 1984-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Janzen, Henrique Evaldo, 1957-
contributor_str_mv Janzen, Henrique Evaldo, 1957-
dc.subject.por.fl_str_mv Dissertações - Educação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Linguagem e cultura
Lingua inglesa - Livros didaticos
Educação intercultural
Educação
topic Dissertações - Educação
Língua inglesa - Estudo e ensino
Linguagem e cultura
Lingua inglesa - Livros didaticos
Educação intercultural
Educação
description Orientador: Prof. Dr. Henrique Evaldo Janzen
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-09-25T19:17:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-09-25T19:17:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/27764
url https://hdl.handle.net/1884/27764
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 98 f. : il. [algumas colors.].
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27764/1/R%20-%20D%20-%20BRUZ%2c%20IARA%20MARIA.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27764/2/R%20-%20D%20-%20BRUZ%2c%20IARA%20MARIA.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/27764/3/R%20-%20D%20-%20BRUZ%2c%20IARA%20MARIA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 919625a6a85be41643136c7a75eb68e7
73ba1527664f8a748b47eb0058079e3f
b955b150078fc0c7c02e80d350dce357
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860538291978240