THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lobato, Sidney da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6337
Resumo: Nosso artigo pretende abordar a História ensinada, dedicando atenção especial aos possíveis modos de lidar com os ressentimentos em sala de aula. Para tanto, dialogamos com uma bibliografia variada, que examina aspectos do tema estudado a partir da Filosofia, da História, da Educação e da Sociologia. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que pretende levantar questões relevantes tanto para futuras investigações quanto para a prática de professoras e professores no “chão da escola”. Inicialmente, elucidamos os significados das duas categorias fundamentais do nosso texto: perdão e ressentimento. Em seguida, passamos a apresentar as possibilidades de aprendizagem histórica que uma e outra podem inspirar. Por fim, oferecemos ao leitor e à leitora argumentos que justificam a adoção de um ensino de História que valoriza e utiliza as memórias ressentidas.
id UFAC-1_802a957365b84c5d89903dbd91399f7a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6337
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENTA história ensinada entre o perdão e o ressentimentoRessentimento. Perdão. Ensino de História. ReparaçãoResentment. Forgiveness. History Teaching. RepairNosso artigo pretende abordar a História ensinada, dedicando atenção especial aos possíveis modos de lidar com os ressentimentos em sala de aula. Para tanto, dialogamos com uma bibliografia variada, que examina aspectos do tema estudado a partir da Filosofia, da História, da Educação e da Sociologia. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que pretende levantar questões relevantes tanto para futuras investigações quanto para a prática de professoras e professores no “chão da escola”. Inicialmente, elucidamos os significados das duas categorias fundamentais do nosso texto: perdão e ressentimento. Em seguida, passamos a apresentar as possibilidades de aprendizagem histórica que uma e outra podem inspirar. Por fim, oferecemos ao leitor e à leitora argumentos que justificam a adoção de um ensino de História que valoriza e utiliza as memórias ressentidas.Our article intends to approach History teaching, paying special attention to the possible ways of dealing with resentments in the classroom. To do so, we dialogue with a varied bibliography, which examines aspects of what we study from Philosophy, History, Education and Sociology. This is exploratory research, which intends to raise relevant questions both for future research and for the practice of teachers on the “school floor”. Initially, we elucidate the meanings of the two fundamental categories of our text: forgiveness and resentment. Then, we present the possibilities of historical learning that both categories can inspire. Finally, we justify the adoption of History teaching that values and uses resentful memories.Nepan Editora2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/633710.29327/210932.10.2-8Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê "EmDependênciasSeculares"2525-59241807-185610.29327/266889.10.2reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6337/3932Lobato, Sidney da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-17T16:21:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6337Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2022-12-17T16:21:53Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT
A história ensinada entre o perdão e o ressentimento
title THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT
spellingShingle THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT
Lobato, Sidney da Silva
Ressentimento. Perdão. Ensino de História. Reparação
Resentment. Forgiveness. History Teaching. Repair
title_short THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT
title_full THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT
title_fullStr THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT
title_full_unstemmed THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT
title_sort THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT
author Lobato, Sidney da Silva
author_facet Lobato, Sidney da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lobato, Sidney da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ressentimento. Perdão. Ensino de História. Reparação
Resentment. Forgiveness. History Teaching. Repair
topic Ressentimento. Perdão. Ensino de História. Reparação
Resentment. Forgiveness. History Teaching. Repair
description Nosso artigo pretende abordar a História ensinada, dedicando atenção especial aos possíveis modos de lidar com os ressentimentos em sala de aula. Para tanto, dialogamos com uma bibliografia variada, que examina aspectos do tema estudado a partir da Filosofia, da História, da Educação e da Sociologia. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que pretende levantar questões relevantes tanto para futuras investigações quanto para a prática de professoras e professores no “chão da escola”. Inicialmente, elucidamos os significados das duas categorias fundamentais do nosso texto: perdão e ressentimento. Em seguida, passamos a apresentar as possibilidades de aprendizagem histórica que uma e outra podem inspirar. Por fim, oferecemos ao leitor e à leitora argumentos que justificam a adoção de um ensino de História que valoriza e utiliza as memórias ressentidas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6337
10.29327/210932.10.2-8
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6337
identifier_str_mv 10.29327/210932.10.2-8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6337/3932
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê "EmDependênciasSeculares"
2525-5924
1807-1856
10.29327/266889.10.2
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329507117006848