THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6337 |
Resumo: | Nosso artigo pretende abordar a História ensinada, dedicando atenção especial aos possíveis modos de lidar com os ressentimentos em sala de aula. Para tanto, dialogamos com uma bibliografia variada, que examina aspectos do tema estudado a partir da Filosofia, da História, da Educação e da Sociologia. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que pretende levantar questões relevantes tanto para futuras investigações quanto para a prática de professoras e professores no “chão da escola”. Inicialmente, elucidamos os significados das duas categorias fundamentais do nosso texto: perdão e ressentimento. Em seguida, passamos a apresentar as possibilidades de aprendizagem histórica que uma e outra podem inspirar. Por fim, oferecemos ao leitor e à leitora argumentos que justificam a adoção de um ensino de História que valoriza e utiliza as memórias ressentidas. |
id |
UFAC-1_802a957365b84c5d89903dbd91399f7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6337 |
network_acronym_str |
UFAC-1 |
network_name_str |
Muiraquitã (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENTA história ensinada entre o perdão e o ressentimentoRessentimento. Perdão. Ensino de História. ReparaçãoResentment. Forgiveness. History Teaching. RepairNosso artigo pretende abordar a História ensinada, dedicando atenção especial aos possíveis modos de lidar com os ressentimentos em sala de aula. Para tanto, dialogamos com uma bibliografia variada, que examina aspectos do tema estudado a partir da Filosofia, da História, da Educação e da Sociologia. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que pretende levantar questões relevantes tanto para futuras investigações quanto para a prática de professoras e professores no “chão da escola”. Inicialmente, elucidamos os significados das duas categorias fundamentais do nosso texto: perdão e ressentimento. Em seguida, passamos a apresentar as possibilidades de aprendizagem histórica que uma e outra podem inspirar. Por fim, oferecemos ao leitor e à leitora argumentos que justificam a adoção de um ensino de História que valoriza e utiliza as memórias ressentidas.Our article intends to approach History teaching, paying special attention to the possible ways of dealing with resentments in the classroom. To do so, we dialogue with a varied bibliography, which examines aspects of what we study from Philosophy, History, Education and Sociology. This is exploratory research, which intends to raise relevant questions both for future research and for the practice of teachers on the “school floor”. Initially, we elucidate the meanings of the two fundamental categories of our text: forgiveness and resentment. Then, we present the possibilities of historical learning that both categories can inspire. Finally, we justify the adoption of History teaching that values and uses resentful memories.Nepan Editora2022-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/633710.29327/210932.10.2-8Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê "EmDependênciasSeculares"2525-59241807-185610.29327/266889.10.2reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6337/3932Lobato, Sidney da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-17T16:21:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6337Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2022-12-17T16:21:53Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT A história ensinada entre o perdão e o ressentimento |
title |
THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT |
spellingShingle |
THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT Lobato, Sidney da Silva Ressentimento. Perdão. Ensino de História. Reparação Resentment. Forgiveness. History Teaching. Repair |
title_short |
THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT |
title_full |
THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT |
title_fullStr |
THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT |
title_full_unstemmed |
THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT |
title_sort |
THE HISTORY TEACHED, BETWEEN FORGIVENESS AND RESENTMENT |
author |
Lobato, Sidney da Silva |
author_facet |
Lobato, Sidney da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lobato, Sidney da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ressentimento. Perdão. Ensino de História. Reparação Resentment. Forgiveness. History Teaching. Repair |
topic |
Ressentimento. Perdão. Ensino de História. Reparação Resentment. Forgiveness. History Teaching. Repair |
description |
Nosso artigo pretende abordar a História ensinada, dedicando atenção especial aos possíveis modos de lidar com os ressentimentos em sala de aula. Para tanto, dialogamos com uma bibliografia variada, que examina aspectos do tema estudado a partir da Filosofia, da História, da Educação e da Sociologia. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que pretende levantar questões relevantes tanto para futuras investigações quanto para a prática de professoras e professores no “chão da escola”. Inicialmente, elucidamos os significados das duas categorias fundamentais do nosso texto: perdão e ressentimento. Em seguida, passamos a apresentar as possibilidades de aprendizagem histórica que uma e outra podem inspirar. Por fim, oferecemos ao leitor e à leitora argumentos que justificam a adoção de um ensino de História que valoriza e utiliza as memórias ressentidas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6337 10.29327/210932.10.2-8 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6337 |
identifier_str_mv |
10.29327/210932.10.2-8 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6337/3932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 10 n. 2 (2022): Dossiê "EmDependênciasSeculares" 2525-5924 1807-1856 10.29327/266889.10.2 reponame:Muiraquitã (Online) instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Muiraquitã (Online) |
collection |
Muiraquitã (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
muiraquita.ppgli@ufac.br |
_version_ |
1798329507117006848 |