LA POÉTICA DEL MITO DE "ECO Y NARCISO" EN LAS METAMORFOSIS DE OVIDIO: INTERFACES ENTRE LO ÉPICO Y LO LÍRICO.
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6800 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar os gêneros, a poiesis e a aesthesis do mito de “Eco e Narciso”, inserido no “livro III” das Metamorfoses (Ovídio, 2017), com a finalidade de mapear como essas instâncias formais dos gêneros no poema dão margem à criação de sentidos na instância estética. Para o alcance desse propósito, fundamenta-se, essencialmente, nas ideias propostas por Hegel (1980), Croce (1997), Lacan (1995), Bakhtin (2014), Lukács (2009), Santaella (2017) e Eco (1985). O estudo é de natureza bibliográfica e analítico-interpretativa. Ainda se toma por base as perspectivas metodológicas da Semiótica e da Teoria Literária na produção de nossa análise. Verifica-se que o mito clássico foi composto por ícones metafóricos simultaneamente elegíacos e épicos, sendo a última instância dominante. Embora a carpintaria do poema estabeleça tais distinções, destaca-se o papel cooperativo do leitor na produção dos efeitos de sentido que evolam desse poema. |
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LA POÉTICA DEL MITO DE "ECO Y NARCISO" EN LAS METAMORFOSIS DE OVIDIO: INTERFACES ENTRE LO ÉPICO Y LO LÍRICO. The poetics of the myth “Echo and Narcissus” in Ovid's Metamorphoses: connections between the epic and the lyricA poética do mito de "Eco e Narciso" nas Metamorfoses, de Ovídio: interfaces entre o épico e o líricoOvídioMetamorfosesEco e NarcisoGêneros literáriosOvidMetamorphosesEcho and NarcissusLiterary genresOvídioMetamorfosisEco y NarcisoGéneros literariosEste artigo tem por objetivo analisar os gêneros, a poiesis e a aesthesis do mito de “Eco e Narciso”, inserido no “livro III” das Metamorfoses (Ovídio, 2017), com a finalidade de mapear como essas instâncias formais dos gêneros no poema dão margem à criação de sentidos na instância estética. Para o alcance desse propósito, fundamenta-se, essencialmente, nas ideias propostas por Hegel (1980), Croce (1997), Lacan (1995), Bakhtin (2014), Lukács (2009), Santaella (2017) e Eco (1985). O estudo é de natureza bibliográfica e analítico-interpretativa. Ainda se toma por base as perspectivas metodológicas da Semiótica e da Teoria Literária na produção de nossa análise. Verifica-se que o mito clássico foi composto por ícones metafóricos simultaneamente elegíacos e épicos, sendo a última instância dominante. Embora a carpintaria do poema estabeleça tais distinções, destaca-se o papel cooperativo do leitor na produção dos efeitos de sentido que evolam desse poema.Este artículo tiene como objetivo analizar los géneros, la poiesis y la aesthesis del mito de "Eco y Narciso", insertado en el "libro III" de las Metamorfosis (OVÍDIO, 2017), con el fin de mapear cómo estas instancias formales de los géneros en el poema permiten la creación de significados en la instancia estética. Para lograr este propósito, se fundamenta principalmente en las ideas propuestas por Hegel (1980), Croce (1997), Lacan (1995), Bakhtin (2014), Lukács (2009), Santaella (2017) y Eco (1985). El estudio es de naturaleza bibliográfica y analítico-interpretativa. También se toman como base las perspectivas metodológicas de la Semiótica y la Teoría Literaria en la producción de nuestro análisis. Se verifica que el mito clásico fue compuesto por íconos metafóricos simultáneamente elegíacos y épicos, siendo la última instancia dominante. Aunque la estructura del poema establece estas distinciones, se destaca el papel cooperativo del lector en la producción de los efectos de significado que se desprenden de este poema.The objective of this article is to analyze the genres, poiesis, and aesthesis of the myth "Echo and Narcissus," included in "Book III" of the Metamorphoses (Ovid, 2017), in order to map how these formal instances of genres in the poem give rise to the creation of meaning in the aesthetic instance. To achieve this purpose, the discussion is grounded in the ideas proposed by Hegel (1980), Croce (1997), Lacan (1995), Bakhtin (2014), Lukács (2009), Santaella (2017), and Eco (1985). This study is of a bibliographic and analytical-interpretive nature. Theoretical perspectives from Semiotics and Literary Theory are also considered in the analysis. It is evident that the classical myth was composed of metaphorical icons that are simultaneously elegiac and epic, with the latter being the dominant instance. Although the construction of the poem establishes such distinctions, the cooperative role of the reader in the production of meaning is relevant.Nepan Editora2023-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/680010.29327/266889.11.2-22Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê Bakhtin e o Círculo: Possibilidades para uma Perspectiva Discursivo-Enunciativa Teórica-Analítica-Metodológica2525-59241807-185610.29327/266889.11.2reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6800/4404Copyright (c) 2023 Marianna Bernartt Silva, Jorge Antonio Berndt, Valdeci Batista de Melo Oliveirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marianna Bernartt Berndt, Jorge AntonioOliveira, Valdeci Batista de Melo 2024-01-03T00:06:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6800Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2024-01-03T00:06:53Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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