ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEM-VINDO!” E O EXAME CELPE-BRAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu de Souza, José Wellisten
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: DE OLIVEIRA MELO, GESILÂNDIA EVELYN
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2780
Resumo: O Ensino de PLE vem sendo uma temática em ascensão. Com o objetivo de ratificar a presença da Abordagem Comunicativa dentro do Exame Celpe-Bras e detectar a presença dessa perspectiva no Livro Didático “Bem-vindo! é que analisamos estes materiais. Além disso, também sugerimos propostas de potencialização para as atividades. Para tanto, valemo-nos da leitura aos trabalhos de Almeida Filho (2013), Geraldi (1997) e Larsen-Freeman (1986). Metodologicamente, partimos de uma pesquisa qualitativa, que nos proporciona uma análise comparativa entre o esperado no Exame e o apresentado pelo LD. Foram definidos na nossa análise os seguintes critérios: atividades “não CELPE”, “quase CELPE” e “CELPE”. Por fim, confirmamos a presença da Abordagem Comunicativa nos materiais utilizados, observando a progressão dos níveis dentro dos materiais e verificamos a importância do professor como papel de potencializar dos recursos didáticos, quanto à intercessão entre o PLE e o Português LM, promovidas pela necessária reflexão.  
id UFAC-1_8f72caac29607c155d54eab27f28f9b2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2780
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEM-VINDO!” E O EXAME CELPE-BRASExame Celpe-BrasLivro Didático “Bem-vindo!”PLEAbordagem ComunicativaO Ensino de PLE vem sendo uma temática em ascensão. Com o objetivo de ratificar a presença da Abordagem Comunicativa dentro do Exame Celpe-Bras e detectar a presença dessa perspectiva no Livro Didático “Bem-vindo! é que analisamos estes materiais. Além disso, também sugerimos propostas de potencialização para as atividades. Para tanto, valemo-nos da leitura aos trabalhos de Almeida Filho (2013), Geraldi (1997) e Larsen-Freeman (1986). Metodologicamente, partimos de uma pesquisa qualitativa, que nos proporciona uma análise comparativa entre o esperado no Exame e o apresentado pelo LD. Foram definidos na nossa análise os seguintes critérios: atividades “não CELPE”, “quase CELPE” e “CELPE”. Por fim, confirmamos a presença da Abordagem Comunicativa nos materiais utilizados, observando a progressão dos níveis dentro dos materiais e verificamos a importância do professor como papel de potencializar dos recursos didáticos, quanto à intercessão entre o PLE e o Português LM, promovidas pela necessária reflexão.  Nepan Editora2019-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/278010.29327/212070.7.2-17Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 7 n. 2 (2019)2525-59241807-1856reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2780/2039Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADESinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbreu de Souza, José WellistenDE OLIVEIRA MELO, GESILÂNDIA EVELYN2021-09-06T23:14:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2780Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:07Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEM-VINDO!” E O EXAME CELPE-BRAS
title ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEM-VINDO!” E O EXAME CELPE-BRAS
spellingShingle ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEM-VINDO!” E O EXAME CELPE-BRAS
Abreu de Souza, José Wellisten
Exame Celpe-Bras
Livro Didático “Bem-vindo!”
PLE
Abordagem Comunicativa
title_short ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEM-VINDO!” E O EXAME CELPE-BRAS
title_full ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEM-VINDO!” E O EXAME CELPE-BRAS
title_fullStr ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEM-VINDO!” E O EXAME CELPE-BRAS
title_full_unstemmed ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEM-VINDO!” E O EXAME CELPE-BRAS
title_sort ABORDAGEM COMUNICATIVA: ELO ENTRE O LIVRO “BEM-VINDO!” E O EXAME CELPE-BRAS
author Abreu de Souza, José Wellisten
author_facet Abreu de Souza, José Wellisten
DE OLIVEIRA MELO, GESILÂNDIA EVELYN
author_role author
author2 DE OLIVEIRA MELO, GESILÂNDIA EVELYN
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu de Souza, José Wellisten
DE OLIVEIRA MELO, GESILÂNDIA EVELYN
dc.subject.por.fl_str_mv Exame Celpe-Bras
Livro Didático “Bem-vindo!”
PLE
Abordagem Comunicativa
topic Exame Celpe-Bras
Livro Didático “Bem-vindo!”
PLE
Abordagem Comunicativa
description O Ensino de PLE vem sendo uma temática em ascensão. Com o objetivo de ratificar a presença da Abordagem Comunicativa dentro do Exame Celpe-Bras e detectar a presença dessa perspectiva no Livro Didático “Bem-vindo! é que analisamos estes materiais. Além disso, também sugerimos propostas de potencialização para as atividades. Para tanto, valemo-nos da leitura aos trabalhos de Almeida Filho (2013), Geraldi (1997) e Larsen-Freeman (1986). Metodologicamente, partimos de uma pesquisa qualitativa, que nos proporciona uma análise comparativa entre o esperado no Exame e o apresentado pelo LD. Foram definidos na nossa análise os seguintes critérios: atividades “não CELPE”, “quase CELPE” e “CELPE”. Por fim, confirmamos a presença da Abordagem Comunicativa nos materiais utilizados, observando a progressão dos níveis dentro dos materiais e verificamos a importância do professor como papel de potencializar dos recursos didáticos, quanto à intercessão entre o PLE e o Português LM, promovidas pela necessária reflexão.  
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2780
10.29327/212070.7.2-17
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2780
identifier_str_mv 10.29327/212070.7.2-17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/2780/2039
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 7 n. 2 (2019)
2525-5924
1807-1856
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506810822656