O conceito de proficiência e o processo de avaliação da parte escrita do exame Celpe-Bras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schoffen, Juliana Roquele
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/247693
Resumo: O exame Celpe-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros expedido pelo Ministério da Educação do Brasil. Por meio de um único exame, o Celpe-Bras avalia seis níveis de proficiência, sendo a certificação concedida a partir do nível Intermediário. O Celpe-Bras é composto de duas partes: uma Parte Escrita, com quatro tarefas que avaliam compreensão oral, leitura e produção escrita, e uma Parte Oral, que consiste em uma interação face a face e avalia compreensão e produção oral. Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de proficiência que embasa o exame e descrever o processo de avaliação da Parte Escrita do Celpe-Bras. Para tanto, é enfocada a Parte Escrita do exame e sua composição em tarefas que solicitam a produção de quatro diferentes gêneros do discurso, e é discutida a visão de proficiência subjacente à avaliação realizada. A partir dessa visão de proficiência, são apresentados os parâmetros de avaliação holísticos utilizados no processo de avaliação da Parte Escrita, seguidos de uma discussão sobre as implicações do uso desses parâmetrospara a validade e a confiabilidade do exame. Por fim, são descritos o processo de avaliação da Parte Escrita e os procedimentos utilizados pelo Celpe-Bras para garantir a confiabilidade do processo de avaliação.
id UFRGS-2_62899a5e940f8557d88e992c94a5bb9a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247693
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schoffen, Juliana Roquele2022-08-21T04:39:58Z20211679-1347http://hdl.handle.net/10183/247693001147985O exame Celpe-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros expedido pelo Ministério da Educação do Brasil. Por meio de um único exame, o Celpe-Bras avalia seis níveis de proficiência, sendo a certificação concedida a partir do nível Intermediário. O Celpe-Bras é composto de duas partes: uma Parte Escrita, com quatro tarefas que avaliam compreensão oral, leitura e produção escrita, e uma Parte Oral, que consiste em uma interação face a face e avalia compreensão e produção oral. Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de proficiência que embasa o exame e descrever o processo de avaliação da Parte Escrita do Celpe-Bras. Para tanto, é enfocada a Parte Escrita do exame e sua composição em tarefas que solicitam a produção de quatro diferentes gêneros do discurso, e é discutida a visão de proficiência subjacente à avaliação realizada. A partir dessa visão de proficiência, são apresentados os parâmetros de avaliação holísticos utilizados no processo de avaliação da Parte Escrita, seguidos de uma discussão sobre as implicações do uso desses parâmetrospara a validade e a confiabilidade do exame. Por fim, são descritos o processo de avaliação da Parte Escrita e os procedimentos utilizados pelo Celpe-Bras para garantir a confiabilidade do processo de avaliação.The Celpe-Bras exam is the Certificate of Proficiency in Portuguese for Foreigners granted by the Ministry of Education of Brazil. Through one single exam, Celpe-Bras evaluates six levels of proficiency, being the certification granted from the Intermediate level. Celpe-Bras is composed of two parts: a Written Part, which presents four tasks that evaluate oral comprehension, reading and written production, and an Oral Part, which consists of a face-to-face interaction that evaluates comprehension and oral production. This article aims to present the concept of proficiency that underlies the exam and describe the process of assessment of the Written Part of Celpe-Bras. To do so, we focus on the Written Part of the exam, that is composed by tasks that require production of four different discourse genres, and discuss the concept of proficiency underlying the assessment performed in the Written Part. Based on this concept of proficiency, the holistic assessment parameters used in the written part presented, followed by adiscussion about the implications of using these parameters for the validity and reliability of the exam. In the end, we describe the processof assessmentof the Written Part of the exam and the procedures used by Celpe-Bras to ensure reliability.application/pdfporInventário. Salvador, BA. Nesp 1 (abr. 2021), p. 9-26Língua portuguesaLíngua adicionalProficiênciaExame Celpe-BrasCelpe-Bras examAssessment processWritten partO conceito de proficiência e o processo de avaliação da parte escrita do exame Celpe-BrasThe concept of proficiency and the assessment of the written part of Celpe-Bras exam info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001147985.pdf.txt001147985.pdf.txtExtracted Texttext/plain51928http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247693/2/001147985.pdf.txt651d1e8b9de74a7a58ecfec1a307bcafMD52ORIGINAL001147985.pdfTexto completoapplication/pdf766743http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247693/1/001147985.pdf801becc2de99640a07b6e8fc78ee3c80MD5110183/2476932022-08-22 04:35:21.575457oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247693Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-22T07:35:21Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O conceito de proficiência e o processo de avaliação da parte escrita do exame Celpe-Bras
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The concept of proficiency and the assessment of the written part of Celpe-Bras exam
title O conceito de proficiência e o processo de avaliação da parte escrita do exame Celpe-Bras
spellingShingle O conceito de proficiência e o processo de avaliação da parte escrita do exame Celpe-Bras
Schoffen, Juliana Roquele
Língua portuguesa
Língua adicional
Proficiência
Exame Celpe-Bras
Celpe-Bras exam
Assessment process
Written part
title_short O conceito de proficiência e o processo de avaliação da parte escrita do exame Celpe-Bras
title_full O conceito de proficiência e o processo de avaliação da parte escrita do exame Celpe-Bras
title_fullStr O conceito de proficiência e o processo de avaliação da parte escrita do exame Celpe-Bras
title_full_unstemmed O conceito de proficiência e o processo de avaliação da parte escrita do exame Celpe-Bras
title_sort O conceito de proficiência e o processo de avaliação da parte escrita do exame Celpe-Bras
author Schoffen, Juliana Roquele
author_facet Schoffen, Juliana Roquele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schoffen, Juliana Roquele
dc.subject.por.fl_str_mv Língua portuguesa
Língua adicional
Proficiência
Exame Celpe-Bras
topic Língua portuguesa
Língua adicional
Proficiência
Exame Celpe-Bras
Celpe-Bras exam
Assessment process
Written part
dc.subject.eng.fl_str_mv Celpe-Bras exam
Assessment process
Written part
description O exame Celpe-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros expedido pelo Ministério da Educação do Brasil. Por meio de um único exame, o Celpe-Bras avalia seis níveis de proficiência, sendo a certificação concedida a partir do nível Intermediário. O Celpe-Bras é composto de duas partes: uma Parte Escrita, com quatro tarefas que avaliam compreensão oral, leitura e produção escrita, e uma Parte Oral, que consiste em uma interação face a face e avalia compreensão e produção oral. Este artigo tem como objetivo apresentar o conceito de proficiência que embasa o exame e descrever o processo de avaliação da Parte Escrita do Celpe-Bras. Para tanto, é enfocada a Parte Escrita do exame e sua composição em tarefas que solicitam a produção de quatro diferentes gêneros do discurso, e é discutida a visão de proficiência subjacente à avaliação realizada. A partir dessa visão de proficiência, são apresentados os parâmetros de avaliação holísticos utilizados no processo de avaliação da Parte Escrita, seguidos de uma discussão sobre as implicações do uso desses parâmetrospara a validade e a confiabilidade do exame. Por fim, são descritos o processo de avaliação da Parte Escrita e os procedimentos utilizados pelo Celpe-Bras para garantir a confiabilidade do processo de avaliação.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-21T04:39:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/247693
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1347
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001147985
identifier_str_mv 1679-1347
001147985
url http://hdl.handle.net/10183/247693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Inventário. Salvador, BA. Nesp 1 (abr. 2021), p. 9-26
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247693/2/001147985.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247693/1/001147985.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 651d1e8b9de74a7a58ecfec1a307bcaf
801becc2de99640a07b6e8fc78ee3c80
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225066043670528