A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Consolin, Cláudia Roberta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
DOI: 10.29327/216342.4.2-5
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1022
Resumo: Este artigo tem como principal objetivo investigar quais as capacidades de linguagem desenvolvidas nos alunos do terceiro ano do ensino médio no decorrer do processo de implementação de uma sequência didática realizada pela equipe integrante do PIBID/UENP, subprojeto Letras/Português, campus Jacarezinho. A referida sequência didática contempla o ensino e aprendizagem do gênero textual artigo de opinião e as capacidades de linguagem dizem respeito à capacidade de ação, à discursiva e à linguístico-discursiva. O arcabouço teórico que norteou todo o processo de elaboração da sequência, de implementação e das análises realizadas sobre as primeiras produções textuais dos alunos atendidos pelo projeto se constituem dos preceitos de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2005) a respeito de gêneros discursivos/textuais, de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre sequência didática. Os resultados demonstraram que a capacidade de linguagem que mais os alunos desenvolveram foi a capacidade de ação.
id UFAC-1_983ed52e3dfd7ff00cfac6bbcc052ec6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1022
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
spelling A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagemSequência DidáticaArtigo de opiniãoGêneros TextuaisEste artigo tem como principal objetivo investigar quais as capacidades de linguagem desenvolvidas nos alunos do terceiro ano do ensino médio no decorrer do processo de implementação de uma sequência didática realizada pela equipe integrante do PIBID/UENP, subprojeto Letras/Português, campus Jacarezinho. A referida sequência didática contempla o ensino e aprendizagem do gênero textual artigo de opinião e as capacidades de linguagem dizem respeito à capacidade de ação, à discursiva e à linguístico-discursiva. O arcabouço teórico que norteou todo o processo de elaboração da sequência, de implementação e das análises realizadas sobre as primeiras produções textuais dos alunos atendidos pelo projeto se constituem dos preceitos de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2005) a respeito de gêneros discursivos/textuais, de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre sequência didática. Os resultados demonstraram que a capacidade de linguagem que mais os alunos desenvolveram foi a capacidade de ação.Nepan Editora2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/102210.29327/216342.4.2-5Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 4 n. 2 (2016)2525-59241807-185610.29327/216342.4.2reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1022/638Copyright (c) 2017 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES. ISSN: 2525-5924info:eu-repo/semantics/openAccessStriquer, Marilúcia dos Santos DomingosConsolin, Cláudia Roberta2021-09-06T23:12:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1022Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:12:07Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem
title A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem
spellingShingle A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem
A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem
Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos
Sequência Didática
Artigo de opinião
Gêneros Textuais
Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos
Sequência Didática
Artigo de opinião
Gêneros Textuais
title_short A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem
title_full A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem
title_fullStr A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem
A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem
title_full_unstemmed A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem
A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem
title_sort A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem
author Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos
author_facet Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos
Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos
Consolin, Cláudia Roberta
Consolin, Cláudia Roberta
author_role author
author2 Consolin, Cláudia Roberta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos
Consolin, Cláudia Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência Didática
Artigo de opinião
Gêneros Textuais
topic Sequência Didática
Artigo de opinião
Gêneros Textuais
description Este artigo tem como principal objetivo investigar quais as capacidades de linguagem desenvolvidas nos alunos do terceiro ano do ensino médio no decorrer do processo de implementação de uma sequência didática realizada pela equipe integrante do PIBID/UENP, subprojeto Letras/Português, campus Jacarezinho. A referida sequência didática contempla o ensino e aprendizagem do gênero textual artigo de opinião e as capacidades de linguagem dizem respeito à capacidade de ação, à discursiva e à linguístico-discursiva. O arcabouço teórico que norteou todo o processo de elaboração da sequência, de implementação e das análises realizadas sobre as primeiras produções textuais dos alunos atendidos pelo projeto se constituem dos preceitos de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2005) a respeito de gêneros discursivos/textuais, de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre sequência didática. Os resultados demonstraram que a capacidade de linguagem que mais os alunos desenvolveram foi a capacidade de ação.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1022
10.29327/216342.4.2-5
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1022
identifier_str_mv 10.29327/216342.4.2-5
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1022/638
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES. ISSN: 2525-5924
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES. ISSN: 2525-5924
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 4 n. 2 (2016)
2525-5924
1807-1856
10.29327/216342.4.2
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1822180573800562688
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.29327/216342.4.2-5