A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
DOI: | 10.29327/216342.4.2-5 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1022 |
Resumo: | Este artigo tem como principal objetivo investigar quais as capacidades de linguagem desenvolvidas nos alunos do terceiro ano do ensino médio no decorrer do processo de implementação de uma sequência didática realizada pela equipe integrante do PIBID/UENP, subprojeto Letras/Português, campus Jacarezinho. A referida sequência didática contempla o ensino e aprendizagem do gênero textual artigo de opinião e as capacidades de linguagem dizem respeito à capacidade de ação, à discursiva e à linguístico-discursiva. O arcabouço teórico que norteou todo o processo de elaboração da sequência, de implementação e das análises realizadas sobre as primeiras produções textuais dos alunos atendidos pelo projeto se constituem dos preceitos de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2005) a respeito de gêneros discursivos/textuais, de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre sequência didática. Os resultados demonstraram que a capacidade de linguagem que mais os alunos desenvolveram foi a capacidade de ação. |
id |
UFAC-1_983ed52e3dfd7ff00cfac6bbcc052ec6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1022 |
network_acronym_str |
UFAC-1 |
network_name_str |
Muiraquitã (Online) |
spelling |
A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagemSequência DidáticaArtigo de opiniãoGêneros TextuaisEste artigo tem como principal objetivo investigar quais as capacidades de linguagem desenvolvidas nos alunos do terceiro ano do ensino médio no decorrer do processo de implementação de uma sequência didática realizada pela equipe integrante do PIBID/UENP, subprojeto Letras/Português, campus Jacarezinho. A referida sequência didática contempla o ensino e aprendizagem do gênero textual artigo de opinião e as capacidades de linguagem dizem respeito à capacidade de ação, à discursiva e à linguístico-discursiva. O arcabouço teórico que norteou todo o processo de elaboração da sequência, de implementação e das análises realizadas sobre as primeiras produções textuais dos alunos atendidos pelo projeto se constituem dos preceitos de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2005) a respeito de gêneros discursivos/textuais, de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre sequência didática. Os resultados demonstraram que a capacidade de linguagem que mais os alunos desenvolveram foi a capacidade de ação.Nepan Editora2016-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/102210.29327/216342.4.2-5Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 4 n. 2 (2016)2525-59241807-185610.29327/216342.4.2reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1022/638Copyright (c) 2017 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES. ISSN: 2525-5924info:eu-repo/semantics/openAccessStriquer, Marilúcia dos Santos DomingosConsolin, Cláudia Roberta2021-09-06T23:12:07Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1022Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:12:07Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem |
title |
A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem |
spellingShingle |
A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos Sequência Didática Artigo de opinião Gêneros Textuais Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos Sequência Didática Artigo de opinião Gêneros Textuais |
title_short |
A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem |
title_full |
A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem |
title_fullStr |
A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem |
title_full_unstemmed |
A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem |
title_sort |
A implementação de uma sequência didática para o ensino do artigo de opinião no Ensino Médio e o desenvolvimento de capacidades de linguagem |
author |
Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos |
author_facet |
Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos Consolin, Cláudia Roberta Consolin, Cláudia Roberta |
author_role |
author |
author2 |
Consolin, Cláudia Roberta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Striquer, Marilúcia dos Santos Domingos Consolin, Cláudia Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sequência Didática Artigo de opinião Gêneros Textuais |
topic |
Sequência Didática Artigo de opinião Gêneros Textuais |
description |
Este artigo tem como principal objetivo investigar quais as capacidades de linguagem desenvolvidas nos alunos do terceiro ano do ensino médio no decorrer do processo de implementação de uma sequência didática realizada pela equipe integrante do PIBID/UENP, subprojeto Letras/Português, campus Jacarezinho. A referida sequência didática contempla o ensino e aprendizagem do gênero textual artigo de opinião e as capacidades de linguagem dizem respeito à capacidade de ação, à discursiva e à linguístico-discursiva. O arcabouço teórico que norteou todo o processo de elaboração da sequência, de implementação e das análises realizadas sobre as primeiras produções textuais dos alunos atendidos pelo projeto se constituem dos preceitos de Bakhtin (2003) e Marcuschi (2005) a respeito de gêneros discursivos/textuais, de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) sobre sequência didática. Os resultados demonstraram que a capacidade de linguagem que mais os alunos desenvolveram foi a capacidade de ação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1022 10.29327/216342.4.2-5 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1022 |
identifier_str_mv |
10.29327/216342.4.2-5 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1022/638 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES. ISSN: 2525-5924 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES. ISSN: 2525-5924 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 4 n. 2 (2016) 2525-5924 1807-1856 10.29327/216342.4.2 reponame:Muiraquitã (Online) instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Muiraquitã (Online) |
collection |
Muiraquitã (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
muiraquita.ppgli@ufac.br |
_version_ |
1822180573800562688 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.29327/216342.4.2-5 |