O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17491 |
Resumo: | Este artigo explora a importância das ferramentas utilizadas pelo professor, no seu trabalho em sala de aula. O texto foi produzido no âmbito do grupo de investigação PROTEXTOS – Grupo de pesquisa na produção de textos, coordenado por Luísa Álvares Pereira e Luciana Graça (CIDTFF – Departamento de Educação da Universidade de Aveiro - Portugal), e do projeto de pós-doutoramento de Luciana Graça, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (SFRH/BPD/75952/2011) e com supervisão científica de Luísa Álvares Pereira e Joaquim Dolz. De maneira mais específica, é analisado o papel transformador que uma sequência didática construída para o ensino da produção escrita de um artigo de opinião exerce sobre o próprio objeto efetivamente ensinado, in loco. |
id |
RCAP_db50ff37761b9c71d813923763a1bfd2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17491 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didáticaArtigo de opiniãoGêneros textuaisSequência didáticaEste artigo explora a importância das ferramentas utilizadas pelo professor, no seu trabalho em sala de aula. O texto foi produzido no âmbito do grupo de investigação PROTEXTOS – Grupo de pesquisa na produção de textos, coordenado por Luísa Álvares Pereira e Luciana Graça (CIDTFF – Departamento de Educação da Universidade de Aveiro - Portugal), e do projeto de pós-doutoramento de Luciana Graça, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (SFRH/BPD/75952/2011) e com supervisão científica de Luísa Álvares Pereira e Joaquim Dolz. De maneira mais específica, é analisado o papel transformador que uma sequência didática construída para o ensino da produção escrita de um artigo de opinião exerce sobre o próprio objeto efetivamente ensinado, in loco.This article explores the importance of the tools used by the teacher in his work in the classroom. The paper has been produced under the PROTEXTOS Research Group, coordinated by Luisa Alvares Pereira and Luciana Grace (Department of Education, University of Aveiro - Portugal), and post-doctoral project Luciana Grace, financed by the Science and Technology Fundation of Portugal and scientific supervision by Louise Alvares Pereira and Joaquim Dolz. More specifically, we analyze the transformative role that a didactic sequence for the teaching of writing of an opinion article have on the object effectively taught, in loco.2017-05-18T18:53:27Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17491por2238-6084Pereira, Luísa ÁlvaresGraça, Lucianainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:32:43Zoai:ria.ua.pt:10773/17491Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:19.256449Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática |
title |
O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática |
spellingShingle |
O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática Pereira, Luísa Álvares Artigo de opinião Gêneros textuais Sequência didática |
title_short |
O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática |
title_full |
O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática |
title_fullStr |
O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática |
title_full_unstemmed |
O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática |
title_sort |
O trabalho do professor na aquisição da escrita do artigo de opinião: o caso da sequência didática |
author |
Pereira, Luísa Álvares |
author_facet |
Pereira, Luísa Álvares Graça, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Graça, Luciana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Luísa Álvares Graça, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artigo de opinião Gêneros textuais Sequência didática |
topic |
Artigo de opinião Gêneros textuais Sequência didática |
description |
Este artigo explora a importância das ferramentas utilizadas pelo professor, no seu trabalho em sala de aula. O texto foi produzido no âmbito do grupo de investigação PROTEXTOS – Grupo de pesquisa na produção de textos, coordenado por Luísa Álvares Pereira e Luciana Graça (CIDTFF – Departamento de Educação da Universidade de Aveiro - Portugal), e do projeto de pós-doutoramento de Luciana Graça, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia de Portugal (SFRH/BPD/75952/2011) e com supervisão científica de Luísa Álvares Pereira e Joaquim Dolz. De maneira mais específica, é analisado o papel transformador que uma sequência didática construída para o ensino da produção escrita de um artigo de opinião exerce sobre o próprio objeto efetivamente ensinado, in loco. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2017-05-18T18:53:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17491 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2238-6084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137573067554816 |