APORTES DA SOCIOANÁLISE E DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO PARA A EDUCAÇÃO: O USO DA PESQUISA E DO MÉTODO E SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA COMO FERRAMENTE DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Ricardo Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3707
Resumo: A partir das contribuições teórico-metodológicas de Karl Mannheim, o artigo apresenta a socioanálise e o método documentário como ferramentas para análise da realidade. Parte-se da perspectiva que as políticas públicas requerem a compreensão contextual, o que compreende seus agentes locais. Além de uma aproximação ao local e agentes da educação, esta proposta traz consigo o entendimento do papel que pode ser desenvolvido no ambiente escolar contra o autoritarismo, o que inicia-se pela própria concepção da análise e formulação de políticas públicas e concepção da educação como elemento que requer a problematização das relações sociais. Para ilustrar a metodologia, ao final do artigo, descreve-se o processo de pesquisa e sua aplicação em escola em Rio Grande/RS. Os resultados apontam que as dificuldades cotidianas que as professoras entrevistadas narram levam a um engajamento emocional com suas carreiras e formas de ação que buscam mobilizar o respeito à sua profissão.
id UFAC-1_b86e16436bd8abb26631ec6579f14631
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3707
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling APORTES DA SOCIOANÁLISE E DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO PARA A EDUCAÇÃO: O USO DA PESQUISA E DO MÉTODO E SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA COMO FERRAMENTE DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICASSocioanálise. Método-documentário. Karl Mannheim. Sociologia da educação.A partir das contribuições teórico-metodológicas de Karl Mannheim, o artigo apresenta a socioanálise e o método documentário como ferramentas para análise da realidade. Parte-se da perspectiva que as políticas públicas requerem a compreensão contextual, o que compreende seus agentes locais. Além de uma aproximação ao local e agentes da educação, esta proposta traz consigo o entendimento do papel que pode ser desenvolvido no ambiente escolar contra o autoritarismo, o que inicia-se pela própria concepção da análise e formulação de políticas públicas e concepção da educação como elemento que requer a problematização das relações sociais. Para ilustrar a metodologia, ao final do artigo, descreve-se o processo de pesquisa e sua aplicação em escola em Rio Grande/RS. Os resultados apontam que as dificuldades cotidianas que as professoras entrevistadas narram levam a um engajamento emocional com suas carreiras e formas de ação que buscam mobilizar o respeito à sua profissão.Based on Karl Mannheim's theoretical-methodological contributions, the article presents socioanalysis and the documentary-method as tools for analyzing reality. It starts from the perspective that public policies require contextual understanding, which is understood by their local agents. In addition to an approach to the place and agents of education, this proposal brings with it an understanding of the role that can be developed in the school environment against authoritarianism, which begins with the very conception of the analysis and formulation of public policies and the conception of education as element that requires problematizing social relations. To illustrate the methodology, at the end of the article, the research process and its application in a school in Rio Grande / RS are described. The results show that the daily difficulties that the interviewed teachers narrate lead to an emotional engagement with their careers and forms of action that seek to mobilize respect for their profession.xxxxxxxxxxxxNepan Editora2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/370710.29327/210932.8.1-9Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)2525-59241807-185610.29327/210932.8.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3707/2372Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADESinfo:eu-repo/semantics/openAccessSevero, Ricardo Gonçalves 2021-09-06T23:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3707Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:32Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv APORTES DA SOCIOANÁLISE E DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO PARA A EDUCAÇÃO: O USO DA PESQUISA E DO MÉTODO E SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA COMO FERRAMENTE DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
title APORTES DA SOCIOANÁLISE E DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO PARA A EDUCAÇÃO: O USO DA PESQUISA E DO MÉTODO E SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA COMO FERRAMENTE DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
spellingShingle APORTES DA SOCIOANÁLISE E DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO PARA A EDUCAÇÃO: O USO DA PESQUISA E DO MÉTODO E SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA COMO FERRAMENTE DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Severo, Ricardo Gonçalves
Socioanálise. Método-documentário. Karl Mannheim. Sociologia da educação.
title_short APORTES DA SOCIOANÁLISE E DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO PARA A EDUCAÇÃO: O USO DA PESQUISA E DO MÉTODO E SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA COMO FERRAMENTE DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
title_full APORTES DA SOCIOANÁLISE E DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO PARA A EDUCAÇÃO: O USO DA PESQUISA E DO MÉTODO E SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA COMO FERRAMENTE DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
title_fullStr APORTES DA SOCIOANÁLISE E DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO PARA A EDUCAÇÃO: O USO DA PESQUISA E DO MÉTODO E SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA COMO FERRAMENTE DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
title_full_unstemmed APORTES DA SOCIOANÁLISE E DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO PARA A EDUCAÇÃO: O USO DA PESQUISA E DO MÉTODO E SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA COMO FERRAMENTE DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
title_sort APORTES DA SOCIOANÁLISE E DO MÉTODO DOCUMENTÁRIO PARA A EDUCAÇÃO: O USO DA PESQUISA E DO MÉTODO E SUA APLICAÇÃO EM UMA ESCOLA COMO FERRAMENTE DE APOIO PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
author Severo, Ricardo Gonçalves
author_facet Severo, Ricardo Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Severo, Ricardo Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Socioanálise. Método-documentário. Karl Mannheim. Sociologia da educação.
topic Socioanálise. Método-documentário. Karl Mannheim. Sociologia da educação.
description A partir das contribuições teórico-metodológicas de Karl Mannheim, o artigo apresenta a socioanálise e o método documentário como ferramentas para análise da realidade. Parte-se da perspectiva que as políticas públicas requerem a compreensão contextual, o que compreende seus agentes locais. Além de uma aproximação ao local e agentes da educação, esta proposta traz consigo o entendimento do papel que pode ser desenvolvido no ambiente escolar contra o autoritarismo, o que inicia-se pela própria concepção da análise e formulação de políticas públicas e concepção da educação como elemento que requer a problematização das relações sociais. Para ilustrar a metodologia, ao final do artigo, descreve-se o processo de pesquisa e sua aplicação em escola em Rio Grande/RS. Os resultados apontam que as dificuldades cotidianas que as professoras entrevistadas narram levam a um engajamento emocional com suas carreiras e formas de ação que buscam mobilizar o respeito à sua profissão.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3707
10.29327/210932.8.1-9
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3707
identifier_str_mv 10.29327/210932.8.1-9
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3707/2372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)
2525-5924
1807-1856
10.29327/210932.8.1
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506859057152