ESCOLA, HETERONORMATIVIDADE E EXCLUSÃO: ALGUMAS REFLEXÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Mafra, Welma Cristina Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3801
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir, a partir de um arcabouço teórico crítico, sobre a problemática relação entre escola, heteronormatividade e exclusão. Denunciamos a produção, deliberada, do fracasso de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros como estratégia de legitimação do ideário heterossexual hegemonizado. Estas reflexões são um desdobramento de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, que analisou memórias de escolarização de jovens militantes do Movimento LGBT em Belém/PA. Concluímos que a escola, assim como outras instituições sociais, tem se constituído enquanto instrumento de veiculação do ódio heterossexista, pois a educação escolarizada se constitui como tempo/espaço de pretensa produção de homogeneidades forçosas, onde a sequência sexo biológico - identidade de gênero - orientação sexual precisa convergir inquestionavelmente, a fim de se produzir indivíduos que possam vivificar o modelo de cidadania pequeno burguês.
id UFAC-1_bcf538cc922c23146f0cc3e4c27e1459
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3801
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling ESCOLA, HETERONORMATIVIDADE E EXCLUSÃO: ALGUMAS REFLEXÕESEscola. Currículo. Heteronormatividade. Exclusão. Sujeitos LGBT.O presente artigo tem como objetivo refletir, a partir de um arcabouço teórico crítico, sobre a problemática relação entre escola, heteronormatividade e exclusão. Denunciamos a produção, deliberada, do fracasso de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros como estratégia de legitimação do ideário heterossexual hegemonizado. Estas reflexões são um desdobramento de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, que analisou memórias de escolarização de jovens militantes do Movimento LGBT em Belém/PA. Concluímos que a escola, assim como outras instituições sociais, tem se constituído enquanto instrumento de veiculação do ódio heterossexista, pois a educação escolarizada se constitui como tempo/espaço de pretensa produção de homogeneidades forçosas, onde a sequência sexo biológico - identidade de gênero - orientação sexual precisa convergir inquestionavelmente, a fim de se produzir indivíduos que possam vivificar o modelo de cidadania pequeno burguês.This text is about the problematic relation among school, heteronormativity and exclusion in a critic perspective, analyzing the heteronormativity, we denounce the deliberated production of the failure of lesbians, gays, bissexuals and transgender as a strategy of legitimation of the hegemony of the heterossexual ideal including the school failure that victimize GLBT subjects. The text is part of a qualitative, descriptive and interpretative research, wich finality was analyze the school memories of Young militants of the GLBT moviment in Belém/PA. In this text are presented reflections about the dialogue with different authors that gave theoretical basis to the study. We conclude that school, such as other social institutions, has been constituded as an instrument of heterosexist hate, since the school education is constituted as time/ space of supposed production of forced homogeneity, where the sequence biological sex- gender identity- sexual orientation needs unquestionable converge to produce individuals that can animate small bourgeais citizenship model.Nepan Editora2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/380110.29327/210932.8.1-19Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)2525-59241807-185610.29327/210932.8.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3801/2363Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADESinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Genylton Odilon Rêgo daMafra, Welma Cristina Barbosa 2021-09-06T23:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3801Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:32Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCOLA, HETERONORMATIVIDADE E EXCLUSÃO: ALGUMAS REFLEXÕES
title ESCOLA, HETERONORMATIVIDADE E EXCLUSÃO: ALGUMAS REFLEXÕES
spellingShingle ESCOLA, HETERONORMATIVIDADE E EXCLUSÃO: ALGUMAS REFLEXÕES
Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
Escola. Currículo. Heteronormatividade. Exclusão. Sujeitos LGBT.
title_short ESCOLA, HETERONORMATIVIDADE E EXCLUSÃO: ALGUMAS REFLEXÕES
title_full ESCOLA, HETERONORMATIVIDADE E EXCLUSÃO: ALGUMAS REFLEXÕES
title_fullStr ESCOLA, HETERONORMATIVIDADE E EXCLUSÃO: ALGUMAS REFLEXÕES
title_full_unstemmed ESCOLA, HETERONORMATIVIDADE E EXCLUSÃO: ALGUMAS REFLEXÕES
title_sort ESCOLA, HETERONORMATIVIDADE E EXCLUSÃO: ALGUMAS REFLEXÕES
author Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
author_facet Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
Mafra, Welma Cristina Barbosa
author_role author
author2 Mafra, Welma Cristina Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
Mafra, Welma Cristina Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Escola. Currículo. Heteronormatividade. Exclusão. Sujeitos LGBT.
topic Escola. Currículo. Heteronormatividade. Exclusão. Sujeitos LGBT.
description O presente artigo tem como objetivo refletir, a partir de um arcabouço teórico crítico, sobre a problemática relação entre escola, heteronormatividade e exclusão. Denunciamos a produção, deliberada, do fracasso de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros como estratégia de legitimação do ideário heterossexual hegemonizado. Estas reflexões são um desdobramento de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, que analisou memórias de escolarização de jovens militantes do Movimento LGBT em Belém/PA. Concluímos que a escola, assim como outras instituições sociais, tem se constituído enquanto instrumento de veiculação do ódio heterossexista, pois a educação escolarizada se constitui como tempo/espaço de pretensa produção de homogeneidades forçosas, onde a sequência sexo biológico - identidade de gênero - orientação sexual precisa convergir inquestionavelmente, a fim de se produzir indivíduos que possam vivificar o modelo de cidadania pequeno burguês.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3801
10.29327/210932.8.1-19
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3801
identifier_str_mv 10.29327/210932.8.1-19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3801/2363
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADES
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)
2525-5924
1807-1856
10.29327/210932.8.1
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506903097344