ESCOLA, HETERONORMATIVIDADE E EXCLUSÃO: ALGUMAS REFLEXÕES
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3801 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo refletir, a partir de um arcabouço teórico crítico, sobre a problemática relação entre escola, heteronormatividade e exclusão. Denunciamos a produção, deliberada, do fracasso de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros como estratégia de legitimação do ideário heterossexual hegemonizado. Estas reflexões são um desdobramento de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, que analisou memórias de escolarização de jovens militantes do Movimento LGBT em Belém/PA. Concluímos que a escola, assim como outras instituições sociais, tem se constituído enquanto instrumento de veiculação do ódio heterossexista, pois a educação escolarizada se constitui como tempo/espaço de pretensa produção de homogeneidades forçosas, onde a sequência sexo biológico - identidade de gênero - orientação sexual precisa convergir inquestionavelmente, a fim de se produzir indivíduos que possam vivificar o modelo de cidadania pequeno burguês. |
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ESCOLA, HETERONORMATIVIDADE E EXCLUSÃO: ALGUMAS REFLEXÕESEscola. Currículo. Heteronormatividade. Exclusão. Sujeitos LGBT.O presente artigo tem como objetivo refletir, a partir de um arcabouço teórico crítico, sobre a problemática relação entre escola, heteronormatividade e exclusão. Denunciamos a produção, deliberada, do fracasso de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros como estratégia de legitimação do ideário heterossexual hegemonizado. Estas reflexões são um desdobramento de uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa, que analisou memórias de escolarização de jovens militantes do Movimento LGBT em Belém/PA. Concluímos que a escola, assim como outras instituições sociais, tem se constituído enquanto instrumento de veiculação do ódio heterossexista, pois a educação escolarizada se constitui como tempo/espaço de pretensa produção de homogeneidades forçosas, onde a sequência sexo biológico - identidade de gênero - orientação sexual precisa convergir inquestionavelmente, a fim de se produzir indivíduos que possam vivificar o modelo de cidadania pequeno burguês.This text is about the problematic relation among school, heteronormativity and exclusion in a critic perspective, analyzing the heteronormativity, we denounce the deliberated production of the failure of lesbians, gays, bissexuals and transgender as a strategy of legitimation of the hegemony of the heterossexual ideal including the school failure that victimize GLBT subjects. The text is part of a qualitative, descriptive and interpretative research, wich finality was analyze the school memories of Young militants of the GLBT moviment in Belém/PA. In this text are presented reflections about the dialogue with different authors that gave theoretical basis to the study. We conclude that school, such as other social institutions, has been constituded as an instrument of heterosexist hate, since the school education is constituted as time/ space of supposed production of forced homogeneity, where the sequence biological sex- gender identity- sexual orientation needs unquestionable converge to produce individuals that can animate small bourgeais citizenship model.Nepan Editora2020-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/380110.29327/210932.8.1-19Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 8 n. 1 (2020)2525-59241807-185610.29327/210932.8.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/3801/2363Copyright (c) 2020 MUIRAQUITÃ - REVISTA DE LETRAS E HUMANIDADESinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Genylton Odilon Rêgo daMafra, Welma Cristina Barbosa 2021-09-06T23:14:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3801Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2021-09-06T23:14:32Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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