Orientações curriculares e formação continuada: silenciamento do professor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/1020 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada com docentes de escolas do município de Rio Branco-Ac, objetivando identificar e analisar os contornos e pressupostos da formação continuada de professores, implementada pela Secretaria de Estado de Educação/Secretaria Municipal de Rio Branco, a partir de 2008, com a elaboração dos Cadernos de Orientação Curricular e a formação dos professores, a partir desse material. Adotou-se, nesta pesquisa, uma abordagem qualitativa, para a qual foram utilizados análise documental, vídeos de reportagens e três grupos focal. Constituem-se, como base teórica, autores como Almeida (2011), Ball (2002), Aplle (2006) e Popkewitz (1997). Observou-se que a concepção que orienta a formação continuada de professores tem características gerencialistas e performáticas. Esse modelo de formação é centrado na figura do professor de forma isolada do contexto em que trabalha, pressupondo que pouco ou nada têm a dizer sobre o que é necessário para robustecer a sua formação e que isso compete a outros, ressignificando, assim, o que é ser professor. Evidencia-se o entendimento de que o ensino é uma ciência aplicada e que os conhecimentos necessários para o sucesso profissional do professor já foram produzidos cientificamente por pesquisadores da educação, restando absorvê-los e aplicá-los de forma adequada. |
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