O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/183675 |
Resumo: | Esta dissertação tem por objetivo discutir as formas pelas quais o currículo escolar é abordado nos espaços de formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização. O percurso metodológico fundamenta-se numa perspectiva qualitativa de abordagem fenomenológica, buscando atribuir sentido às representações dos professores e do formador sobre as contribuições da formação continuada à implementação do currículo escolar. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e discussão em grupo focal, com os procedimentos de análise fundamentados na análise do discurso proposto por Orlandi (2003). A análise dos dados produzidos demonstrou a presença constante de elementos do currículo na formação dos professores, notadamente no que se refere aos estudos relativos à metodologia de ensino dos componentes curriculares, assim como a participação dos professores na definição das necessidades formativas e prioridades temáticas a serem abordadas pelo formador. Destacam-se como objeto de reflexão futura a importância de outros elementos do currículo serem contemplados nas formações como as dimensões relativas à formação de valores e atitudes, a produção das diferenças e preconceitos, a ampliação do universo das necessidades formativas alcançando as condições de trabalho dos professores e a participação dos mesmos no planejamento e desenvolvimento da formação continuada. |
id |
UNSP_6c703a39203ad41b7bc765b1905f8939 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/183675 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens?The school curriculum in the teacher's trainning on the initial years of schooling: wich curriculum and aproaches?Formação continuadaCurrículoFormação de professoresContinuing trainingCurriculumTeacher's trainingEsta dissertação tem por objetivo discutir as formas pelas quais o currículo escolar é abordado nos espaços de formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização. O percurso metodológico fundamenta-se numa perspectiva qualitativa de abordagem fenomenológica, buscando atribuir sentido às representações dos professores e do formador sobre as contribuições da formação continuada à implementação do currículo escolar. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e discussão em grupo focal, com os procedimentos de análise fundamentados na análise do discurso proposto por Orlandi (2003). A análise dos dados produzidos demonstrou a presença constante de elementos do currículo na formação dos professores, notadamente no que se refere aos estudos relativos à metodologia de ensino dos componentes curriculares, assim como a participação dos professores na definição das necessidades formativas e prioridades temáticas a serem abordadas pelo formador. Destacam-se como objeto de reflexão futura a importância de outros elementos do currículo serem contemplados nas formações como as dimensões relativas à formação de valores e atitudes, a produção das diferenças e preconceitos, a ampliação do universo das necessidades formativas alcançando as condições de trabalho dos professores e a participação dos mesmos no planejamento e desenvolvimento da formação continuada.This master theses aims at discussing the ways in which the school curriculum is approached in the spaces of continuous training of teachers of the initial years of schooling. The methodological course is based on a qualitative perspective of a phenomenological approach, seeking to assign meaning to the representations of teachers and teacher trainers on the contributions of the continuous training to the implementation of the school curriculum. The data were produced by means of semi-structured interviews and focus group discussion, with analysis procedures based on the discourse analysis proposed by Orlandi (2003). The analysis of the produced data has shown the constant presence of elements of the curriculum in teacher training, notably with regard to the studies related to the teaching methodology of the curricular components, as well as the participation of teachers in the definition of the training needs and thematic priorities to be addressed by the trainer. It is highlighted as an object of future reflection the importance of other elements of the curriculum to be contemplated in the training as the related dimensions to the formation of values and attitudes, the production of differences and prejudices, the universe expansion of the needs of training, reaching the teachers' working conditions of and their participation in the planning and development of continuing training.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Palma Filho, João Cardoso [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Faria, Roseneide Aparecida de Souza [UNESP]2019-10-01T18:56:17Z2019-10-01T18:56:17Z2019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18367500092556033004013063P4porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-10-04T19:13:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/183675Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-10-04T19:13:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens? The school curriculum in the teacher's trainning on the initial years of schooling: wich curriculum and aproaches? |
title |
O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens? |
spellingShingle |
O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens? Faria, Roseneide Aparecida de Souza [UNESP] Formação continuada Currículo Formação de professores Continuing training Curriculum Teacher's training |
title_short |
O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens? |
title_full |
O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens? |
title_fullStr |
O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens? |
title_full_unstemmed |
O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens? |
title_sort |
O currículo escolar na formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização: que currículo e que abordagens? |
author |
Faria, Roseneide Aparecida de Souza [UNESP] |
author_facet |
Faria, Roseneide Aparecida de Souza [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Palma Filho, João Cardoso [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Faria, Roseneide Aparecida de Souza [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Currículo Formação de professores Continuing training Curriculum Teacher's training |
topic |
Formação continuada Currículo Formação de professores Continuing training Curriculum Teacher's training |
description |
Esta dissertação tem por objetivo discutir as formas pelas quais o currículo escolar é abordado nos espaços de formação continuada de professores dos anos iniciais de escolarização. O percurso metodológico fundamenta-se numa perspectiva qualitativa de abordagem fenomenológica, buscando atribuir sentido às representações dos professores e do formador sobre as contribuições da formação continuada à implementação do currículo escolar. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e discussão em grupo focal, com os procedimentos de análise fundamentados na análise do discurso proposto por Orlandi (2003). A análise dos dados produzidos demonstrou a presença constante de elementos do currículo na formação dos professores, notadamente no que se refere aos estudos relativos à metodologia de ensino dos componentes curriculares, assim como a participação dos professores na definição das necessidades formativas e prioridades temáticas a serem abordadas pelo formador. Destacam-se como objeto de reflexão futura a importância de outros elementos do currículo serem contemplados nas formações como as dimensões relativas à formação de valores e atitudes, a produção das diferenças e preconceitos, a ampliação do universo das necessidades formativas alcançando as condições de trabalho dos professores e a participação dos mesmos no planejamento e desenvolvimento da formação continuada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-01T18:56:17Z 2019-10-01T18:56:17Z 2019-06-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/183675 000925560 33004013063P4 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/183675 |
identifier_str_mv |
000925560 33004013063P4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1813546449524228096 |