CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6425 |
Resumo: | O artigo discute o uso da Língua Portuguesa em ações educativas, com foco nas práticas de escrita dos alunos do Ensino Técnico-Médio do Instituto Federal de Rondônia. Ele explora as representações do mundo dos estudantes e as diferentes manifestações de linguagem presentes na vida social, considerando sua organização cultural e histórica. Inspirado na teoria dialógica (BAKHTIN, 2006), numa abordagem qualitativa, apresenta a ideia de que a língua se produz nas relações sociais. No contexto do IFRO, Campus Ariquemes, foi realizada uma sequência de atividades que envolveram leitura, pesquisa, compartilhamento, produção escrita e exposição, com o tema da festividade cultural local, EXPOARI. Os estudos na área de Linguagem, especialmente no campo da escrita, auxiliam na reflexão sobre as relações entre o mundo e a linguagem. |
id |
UFAC-1_e37bf7953dafb97ddb7f5cbbb7564e95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6425 |
network_acronym_str |
UFAC-1 |
network_name_str |
Muiraquitã (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escritaWhen Expoari visits school : regional culture and writing practicesQuando a Expoari visita a escola: cultura regional e práticas de escrita Práticas educativas. Educação Rondoniense. Cultura regional. Práticas de escrita. Educational practices. Rondônia Education. Regional culture. Writing practices.Prácticas educativas. Letramento. Lenguaje.O artigo discute o uso da Língua Portuguesa em ações educativas, com foco nas práticas de escrita dos alunos do Ensino Técnico-Médio do Instituto Federal de Rondônia. Ele explora as representações do mundo dos estudantes e as diferentes manifestações de linguagem presentes na vida social, considerando sua organização cultural e histórica. Inspirado na teoria dialógica (BAKHTIN, 2006), numa abordagem qualitativa, apresenta a ideia de que a língua se produz nas relações sociais. No contexto do IFRO, Campus Ariquemes, foi realizada uma sequência de atividades que envolveram leitura, pesquisa, compartilhamento, produção escrita e exposição, com o tema da festividade cultural local, EXPOARI. Os estudos na área de Linguagem, especialmente no campo da escrita, auxiliam na reflexão sobre as relações entre o mundo e a linguagem.The article discusses the use of the Portuguese language in educational activities, focusing on the writing practices of Technical-High School students at the Federal Institute of Rondônia. It explores the students' representations of the world and the different manifestations of language present in social life, considering their cultural and historical organization. Inspired by the dialogical theory (BAKHTIN, 2006), a qualitative approach presents the idea that language is produced in social relations. In the context of IFRO, Campus Ariquemes, a sequence of activities was carried out involving reading, research, sharing, written production, and exhibition, with the theme of the local cultural festival, EXPOARI. Studies in the field of language, especially in the field of writing, help to reflect on the relationship between the world and language.El artículo busca contribuir al debate sobre las acciones educativas con Lengua Portuguesa, en un intento de poder ver las prácticas de escritura de los estudiantes con otros ojos, considerando los diálogos con las especificidades de la Escuela Técnica Media del Instituto Federal de Rondônia, las representaciones del mundo de los estudiantes, así como las diferentes manifestaciones del lenguaje presentes en la vida social, que son culturalmente organizadas y históricamente determinadas. Inspirándose en la teoría dialógica (BAKHTIN, 1999), en un enfoque cualitativo, presenta la idea de que el lenguaje se produce en las relaciones sociales. Se toman para análisis las producciones escritas de los estudiantes cuyo tema es la fiesta cultural del municipio de Ariquemes-RO. Fiorin (2003), Freitas (2005) y Marcuschi (1998) ayudan a reflexionar que las relaciones entre el mundo y el lenguaje nacen de demandas sociales, impulsando el carrusel de las experiencias lingüísticas de los estudiantes de la última etapa de la Educación Básica en la Amazonia ocidental.Nepan Editora2023-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/642510.29327/210932.11.1-16 Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 11 n. 1 (2023): Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades2525-59241807-185610.29327/210932.11.1reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6425/4228Bertotti, Mirian de Oliveira Simões, Robson Fonseca Silva, Isac Rocha dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-04T00:33:47Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6425Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2023-08-04T00:33:47Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita When Expoari visits school : regional culture and writing practices Quando a Expoari visita a escola: cultura regional e práticas de escrita |
title |
CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita |
spellingShingle |
CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita Bertotti, Mirian de Oliveira Práticas educativas. Educação Rondoniense. Cultura regional. Práticas de escrita. Educational practices. Rondônia Education. Regional culture. Writing practices. Prácticas educativas. Letramento. Lenguaje. |
title_short |
CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita |
title_full |
CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita |
title_fullStr |
CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita |
title_full_unstemmed |
CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita |
title_sort |
CUANDO EXPOARI VISITA LA ESCUELA: CULTURA REGIONAL PRÁCTICAS DE Y ESCRITURA: cultura regional e práticas de escrita |
author |
Bertotti, Mirian de Oliveira |
author_facet |
Bertotti, Mirian de Oliveira Simões, Robson Fonseca Silva, Isac Rocha da |
author_role |
author |
author2 |
Simões, Robson Fonseca Silva, Isac Rocha da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertotti, Mirian de Oliveira Simões, Robson Fonseca Silva, Isac Rocha da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas educativas. Educação Rondoniense. Cultura regional. Práticas de escrita. Educational practices. Rondônia Education. Regional culture. Writing practices. Prácticas educativas. Letramento. Lenguaje. |
topic |
Práticas educativas. Educação Rondoniense. Cultura regional. Práticas de escrita. Educational practices. Rondônia Education. Regional culture. Writing practices. Prácticas educativas. Letramento. Lenguaje. |
description |
O artigo discute o uso da Língua Portuguesa em ações educativas, com foco nas práticas de escrita dos alunos do Ensino Técnico-Médio do Instituto Federal de Rondônia. Ele explora as representações do mundo dos estudantes e as diferentes manifestações de linguagem presentes na vida social, considerando sua organização cultural e histórica. Inspirado na teoria dialógica (BAKHTIN, 2006), numa abordagem qualitativa, apresenta a ideia de que a língua se produz nas relações sociais. No contexto do IFRO, Campus Ariquemes, foi realizada uma sequência de atividades que envolveram leitura, pesquisa, compartilhamento, produção escrita e exposição, com o tema da festividade cultural local, EXPOARI. Os estudos na área de Linguagem, especialmente no campo da escrita, auxiliam na reflexão sobre as relações entre o mundo e a linguagem. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6425 10.29327/210932.11.1-16 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6425 |
identifier_str_mv |
10.29327/210932.11.1-16 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6425/4228 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 11 n. 1 (2023): Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades 2525-5924 1807-1856 10.29327/210932.11.1 reponame:Muiraquitã (Online) instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Muiraquitã (Online) |
collection |
Muiraquitã (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
muiraquita.ppgli@ufac.br |
_version_ |
1798329505954136064 |