LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ortiz, Iza Reis Gomes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Lopes, Queila Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Muiraquitã (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6996
Resumo: Investigamos neste artigo a relação das linguagens verbal e visual numa perspectiva da análise dialógica do discurso bakhtiniana em duas narrativas infantojuvenis contemporâneas. Essa relação é permeada por lacunas, preenchimentos, dialogismo e coautoria do leitor no desvelamento das várias camadas de sentidos que a leitura proporciona. O dialogismo de Bakhtin evoca uma relação entre discursos. E aqui, trabalharemos com as linguagens verbal e visual numa perspectiva de discursos realizados por sujeitos personagens no livro ilustrado O passeio de Rosinha, escrito e ilustrado por Patrícia Hutchins, publicado pela Editora Global e Loba, escrito por Roberta Malta e ilustrada por Paula Schiavon, da Editora Pequena Zahar. São narrativas em que as duas linguagens se conectam dialogicamente e colaborativamente, proporcionando ao leitor uma coautoria em relação às camadas de sentidos que as histórias oferecem. As nossas conclusões apontam que as narrativas infantojuvenis contemporâneas analisadas indicam uma presença do dialogismo discursivo bakhtiniano por vários vieses, seja pela linguagem verbal e visual, seja pelo dialogismo, pela intertextualidade ou pela participação cocriadora do leitor ao ler e preencher as lacunas que o texto verbal e a ilustração proporcionam em suas camadas de sentidos. 
id UFAC-1_fcbb0beb0515493dce7e99d030872798
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6996
network_acronym_str UFAC-1
network_name_str Muiraquitã (Online)
repository_id_str
spelling LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEASThe relationship between text and illustration in a perspective of dialogical discourse analysis contemporary children's narrativesA relação entre texto e ilustração numa perspectiva da análise dialógica do discurso em narrativas infantojuvenis contemporâneasDialogical discourse analysis. Contemporary children's literature. Verbal and visual language. Dialogism. Reader.Análise dialógica do discurso. Literatura infantojuvenil contemporânea. Linguagem verbal e visual. Dialogismo. Leitor.Investigamos neste artigo a relação das linguagens verbal e visual numa perspectiva da análise dialógica do discurso bakhtiniana em duas narrativas infantojuvenis contemporâneas. Essa relação é permeada por lacunas, preenchimentos, dialogismo e coautoria do leitor no desvelamento das várias camadas de sentidos que a leitura proporciona. O dialogismo de Bakhtin evoca uma relação entre discursos. E aqui, trabalharemos com as linguagens verbal e visual numa perspectiva de discursos realizados por sujeitos personagens no livro ilustrado O passeio de Rosinha, escrito e ilustrado por Patrícia Hutchins, publicado pela Editora Global e Loba, escrito por Roberta Malta e ilustrada por Paula Schiavon, da Editora Pequena Zahar. São narrativas em que as duas linguagens se conectam dialogicamente e colaborativamente, proporcionando ao leitor uma coautoria em relação às camadas de sentidos que as histórias oferecem. As nossas conclusões apontam que as narrativas infantojuvenis contemporâneas analisadas indicam uma presença do dialogismo discursivo bakhtiniano por vários vieses, seja pela linguagem verbal e visual, seja pelo dialogismo, pela intertextualidade ou pela participação cocriadora do leitor ao ler e preencher as lacunas que o texto verbal e a ilustração proporcionam em suas camadas de sentidos. In this article, we investigate the relationship between verbal and visual languages from the perspective of the dialogic analysis of Bakhtin's discourse in two contemporary children's narratives. This relationship is permeated by gaps, fillings, dialogism and co-authorship of the reader in the unveiling of the various layers of meanings that reading provides. Bakhtin's dialogism evokes a relationship between discourses. And here, we will work with verbal and visual languages from the perspective of discourses made by character subjects in the illustrated book O passeio de Rosinha, written and illustrated by Patrícia Hutchins, published by Editora Global e Loba, written by Roberta Malta and illustrated by Paula Schiavon, from Editora Pequena Zahar. They are narratives in which the two languages connect dialogically and collaboratively, providing the reader with co-authorship in relation to the layers of meanings that the stories offer. Our conclusions point out that the contemporary children's and youth narratives analyzed indicate a presence of Bakhtinian discursive dialogism through various biases, whether by verbal and visual language, or by dialogism, intertextuality or by the co-creative participation of the reader when reading and filling in the gaps that verbal text and illustration provide in their layers of meanings.Nepan Editora2023-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/699610.29327/266889.11.2-12Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê Bakhtin e o Círculo: Possibilidades para uma Perspectiva Discursivo-Enunciativa Teórica-Analítica-Metodológica2525-59241807-185610.29327/266889.11.2reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6996/4394Copyright (c) 2023 Iza Reis Gomes-Ortiz, Queila Barbosa Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOrtiz, Iza Reis GomesLopes, Queila Barbosa2024-01-03T00:06:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6996Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2024-01-03T00:06:53Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS
The relationship between text and illustration in a perspective of dialogical discourse analysis contemporary children's narratives
A relação entre texto e ilustração numa perspectiva da análise dialógica do discurso em narrativas infantojuvenis contemporâneas
title LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS
spellingShingle LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS
Ortiz, Iza Reis Gomes
Dialogical discourse analysis. Contemporary children's literature. Verbal and visual language. Dialogism. Reader.
Análise dialógica do discurso. Literatura infantojuvenil contemporânea. Linguagem verbal e visual. Dialogismo. Leitor.
title_short LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS
title_full LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS
title_fullStr LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS
title_full_unstemmed LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS
title_sort LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS
author Ortiz, Iza Reis Gomes
author_facet Ortiz, Iza Reis Gomes
Lopes, Queila Barbosa
author_role author
author2 Lopes, Queila Barbosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ortiz, Iza Reis Gomes
Lopes, Queila Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Dialogical discourse analysis. Contemporary children's literature. Verbal and visual language. Dialogism. Reader.
Análise dialógica do discurso. Literatura infantojuvenil contemporânea. Linguagem verbal e visual. Dialogismo. Leitor.
topic Dialogical discourse analysis. Contemporary children's literature. Verbal and visual language. Dialogism. Reader.
Análise dialógica do discurso. Literatura infantojuvenil contemporânea. Linguagem verbal e visual. Dialogismo. Leitor.
description Investigamos neste artigo a relação das linguagens verbal e visual numa perspectiva da análise dialógica do discurso bakhtiniana em duas narrativas infantojuvenis contemporâneas. Essa relação é permeada por lacunas, preenchimentos, dialogismo e coautoria do leitor no desvelamento das várias camadas de sentidos que a leitura proporciona. O dialogismo de Bakhtin evoca uma relação entre discursos. E aqui, trabalharemos com as linguagens verbal e visual numa perspectiva de discursos realizados por sujeitos personagens no livro ilustrado O passeio de Rosinha, escrito e ilustrado por Patrícia Hutchins, publicado pela Editora Global e Loba, escrito por Roberta Malta e ilustrada por Paula Schiavon, da Editora Pequena Zahar. São narrativas em que as duas linguagens se conectam dialogicamente e colaborativamente, proporcionando ao leitor uma coautoria em relação às camadas de sentidos que as histórias oferecem. As nossas conclusões apontam que as narrativas infantojuvenis contemporâneas analisadas indicam uma presença do dialogismo discursivo bakhtiniano por vários vieses, seja pela linguagem verbal e visual, seja pelo dialogismo, pela intertextualidade ou pela participação cocriadora do leitor ao ler e preencher as lacunas que o texto verbal e a ilustração proporcionam em suas camadas de sentidos. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6996
10.29327/266889.11.2-12
url https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6996
identifier_str_mv 10.29327/266889.11.2-12
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6996/4394
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Iza Reis Gomes-Ortiz, Queila Barbosa Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Iza Reis Gomes-Ortiz, Queila Barbosa Lopes
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
publisher.none.fl_str_mv Nepan Editora
dc.source.none.fl_str_mv Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê Bakhtin e o Círculo: Possibilidades para uma Perspectiva Discursivo-Enunciativa Teórica-Analítica-Metodológica
2525-5924
1807-1856
10.29327/266889.11.2
reponame:Muiraquitã (Online)
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Muiraquitã (Online)
collection Muiraquitã (Online)
repository.name.fl_str_mv Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv muiraquita.ppgli@ufac.br
_version_ 1798329506023342080