LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Muiraquitã (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6996 |
Resumo: | Investigamos neste artigo a relação das linguagens verbal e visual numa perspectiva da análise dialógica do discurso bakhtiniana em duas narrativas infantojuvenis contemporâneas. Essa relação é permeada por lacunas, preenchimentos, dialogismo e coautoria do leitor no desvelamento das várias camadas de sentidos que a leitura proporciona. O dialogismo de Bakhtin evoca uma relação entre discursos. E aqui, trabalharemos com as linguagens verbal e visual numa perspectiva de discursos realizados por sujeitos personagens no livro ilustrado O passeio de Rosinha, escrito e ilustrado por Patrícia Hutchins, publicado pela Editora Global e Loba, escrito por Roberta Malta e ilustrada por Paula Schiavon, da Editora Pequena Zahar. São narrativas em que as duas linguagens se conectam dialogicamente e colaborativamente, proporcionando ao leitor uma coautoria em relação às camadas de sentidos que as histórias oferecem. As nossas conclusões apontam que as narrativas infantojuvenis contemporâneas analisadas indicam uma presença do dialogismo discursivo bakhtiniano por vários vieses, seja pela linguagem verbal e visual, seja pelo dialogismo, pela intertextualidade ou pela participação cocriadora do leitor ao ler e preencher as lacunas que o texto verbal e a ilustração proporcionam em suas camadas de sentidos. |
id |
UFAC-1_fcbb0beb0515493dce7e99d030872798 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6996 |
network_acronym_str |
UFAC-1 |
network_name_str |
Muiraquitã (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEASThe relationship between text and illustration in a perspective of dialogical discourse analysis contemporary children's narrativesA relação entre texto e ilustração numa perspectiva da análise dialógica do discurso em narrativas infantojuvenis contemporâneasDialogical discourse analysis. Contemporary children's literature. Verbal and visual language. Dialogism. Reader.Análise dialógica do discurso. Literatura infantojuvenil contemporânea. Linguagem verbal e visual. Dialogismo. Leitor.Investigamos neste artigo a relação das linguagens verbal e visual numa perspectiva da análise dialógica do discurso bakhtiniana em duas narrativas infantojuvenis contemporâneas. Essa relação é permeada por lacunas, preenchimentos, dialogismo e coautoria do leitor no desvelamento das várias camadas de sentidos que a leitura proporciona. O dialogismo de Bakhtin evoca uma relação entre discursos. E aqui, trabalharemos com as linguagens verbal e visual numa perspectiva de discursos realizados por sujeitos personagens no livro ilustrado O passeio de Rosinha, escrito e ilustrado por Patrícia Hutchins, publicado pela Editora Global e Loba, escrito por Roberta Malta e ilustrada por Paula Schiavon, da Editora Pequena Zahar. São narrativas em que as duas linguagens se conectam dialogicamente e colaborativamente, proporcionando ao leitor uma coautoria em relação às camadas de sentidos que as histórias oferecem. As nossas conclusões apontam que as narrativas infantojuvenis contemporâneas analisadas indicam uma presença do dialogismo discursivo bakhtiniano por vários vieses, seja pela linguagem verbal e visual, seja pelo dialogismo, pela intertextualidade ou pela participação cocriadora do leitor ao ler e preencher as lacunas que o texto verbal e a ilustração proporcionam em suas camadas de sentidos. In this article, we investigate the relationship between verbal and visual languages from the perspective of the dialogic analysis of Bakhtin's discourse in two contemporary children's narratives. This relationship is permeated by gaps, fillings, dialogism and co-authorship of the reader in the unveiling of the various layers of meanings that reading provides. Bakhtin's dialogism evokes a relationship between discourses. And here, we will work with verbal and visual languages from the perspective of discourses made by character subjects in the illustrated book O passeio de Rosinha, written and illustrated by Patrícia Hutchins, published by Editora Global e Loba, written by Roberta Malta and illustrated by Paula Schiavon, from Editora Pequena Zahar. They are narratives in which the two languages connect dialogically and collaboratively, providing the reader with co-authorship in relation to the layers of meanings that the stories offer. Our conclusions point out that the contemporary children's and youth narratives analyzed indicate a presence of Bakhtinian discursive dialogism through various biases, whether by verbal and visual language, or by dialogism, intertextuality or by the co-creative participation of the reader when reading and filling in the gaps that verbal text and illustration provide in their layers of meanings.Nepan Editora2023-12-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/699610.29327/266889.11.2-12Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê Bakhtin e o Círculo: Possibilidades para uma Perspectiva Discursivo-Enunciativa Teórica-Analítica-Metodológica2525-59241807-185610.29327/266889.11.2reponame:Muiraquitã (Online)instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6996/4394Copyright (c) 2023 Iza Reis Gomes-Ortiz, Queila Barbosa Lopeshttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOrtiz, Iza Reis GomesLopes, Queila Barbosa2024-01-03T00:06:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6996Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/indexPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/mui/oaimuiraquita.ppgli@ufac.br2525-59241807-1856opendoar:2024-01-03T00:06:53Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS The relationship between text and illustration in a perspective of dialogical discourse analysis contemporary children's narratives A relação entre texto e ilustração numa perspectiva da análise dialógica do discurso em narrativas infantojuvenis contemporâneas |
title |
LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS |
spellingShingle |
LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS Ortiz, Iza Reis Gomes Dialogical discourse analysis. Contemporary children's literature. Verbal and visual language. Dialogism. Reader. Análise dialógica do discurso. Literatura infantojuvenil contemporânea. Linguagem verbal e visual. Dialogismo. Leitor. |
title_short |
LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS |
title_full |
LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS |
title_fullStr |
LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS |
title_full_unstemmed |
LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS |
title_sort |
LA RELACIÓN ENTRE TEXTO E ILUSTRACIÓN EN UNA PERSPECTIVA DE ANÁLISIS DIALÓGICO DEL DISCURSO EN LAS NARRATIVAS INFANTILES CONTEMPORÁNEAS |
author |
Ortiz, Iza Reis Gomes |
author_facet |
Ortiz, Iza Reis Gomes Lopes, Queila Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Queila Barbosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ortiz, Iza Reis Gomes Lopes, Queila Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dialogical discourse analysis. Contemporary children's literature. Verbal and visual language. Dialogism. Reader. Análise dialógica do discurso. Literatura infantojuvenil contemporânea. Linguagem verbal e visual. Dialogismo. Leitor. |
topic |
Dialogical discourse analysis. Contemporary children's literature. Verbal and visual language. Dialogism. Reader. Análise dialógica do discurso. Literatura infantojuvenil contemporânea. Linguagem verbal e visual. Dialogismo. Leitor. |
description |
Investigamos neste artigo a relação das linguagens verbal e visual numa perspectiva da análise dialógica do discurso bakhtiniana em duas narrativas infantojuvenis contemporâneas. Essa relação é permeada por lacunas, preenchimentos, dialogismo e coautoria do leitor no desvelamento das várias camadas de sentidos que a leitura proporciona. O dialogismo de Bakhtin evoca uma relação entre discursos. E aqui, trabalharemos com as linguagens verbal e visual numa perspectiva de discursos realizados por sujeitos personagens no livro ilustrado O passeio de Rosinha, escrito e ilustrado por Patrícia Hutchins, publicado pela Editora Global e Loba, escrito por Roberta Malta e ilustrada por Paula Schiavon, da Editora Pequena Zahar. São narrativas em que as duas linguagens se conectam dialogicamente e colaborativamente, proporcionando ao leitor uma coautoria em relação às camadas de sentidos que as histórias oferecem. As nossas conclusões apontam que as narrativas infantojuvenis contemporâneas analisadas indicam uma presença do dialogismo discursivo bakhtiniano por vários vieses, seja pela linguagem verbal e visual, seja pelo dialogismo, pela intertextualidade ou pela participação cocriadora do leitor ao ler e preencher as lacunas que o texto verbal e a ilustração proporcionam em suas camadas de sentidos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6996 10.29327/266889.11.2-12 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6996 |
identifier_str_mv |
10.29327/266889.11.2-12 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/6996/4394 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Iza Reis Gomes-Ortiz, Queila Barbosa Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Iza Reis Gomes-Ortiz, Queila Barbosa Lopes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
Nepan Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades; v. 11 n. 2 (2023): Dossiê Bakhtin e o Círculo: Possibilidades para uma Perspectiva Discursivo-Enunciativa Teórica-Analítica-Metodológica 2525-5924 1807-1856 10.29327/266889.11.2 reponame:Muiraquitã (Online) instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Muiraquitã (Online) |
collection |
Muiraquitã (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Muiraquitã (Online) - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
muiraquita.ppgli@ufac.br |
_version_ |
1798329506023342080 |