A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO ESCOLAR VISANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Maria Silvia Rosa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gomes Souto, Daniela Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4103
Resumo: Este artigo busca refletir sobre a organização do trabalho docente com os conteúdos escolares a fim de promover o desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes. Parte da necessidade de superar a base ainda prevalecente em grande medida no ensino escolar brasileiro, que tem como característica a formação do pensamento empírico, prático-utilitário, uma vez que os conceitos são trabalhados de modo superficial, reprodutivo, na observação de objetos e fenômenos. Planejar as ações pedagógicas visando o desenvolvimento do pensamento teórico encontra na Psicologia Histórico-Cultural referencial teórico que possibilita aos professores a organização intencional da prática pedagógica, baseada no conceito de atividade de ensino, tendo em conta o desenvolvimento integral dos educandos durante o processo de aprendizagem, promovendo a consciência não ingênua. Logo, esta pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico, teórico-conceitual, aponta considerações a respeito da organização do trabalho pedagógico sob a compreensão histórico-cultural de desenvolvimento humano, o que exige do professor intencionalidade, atingida por meio de conhecimento teórico-metodológico consistente.
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spelling A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO ESCOLAR VISANDO O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEÓRICOPsicologia Histórico-Cultural. Pensamento teórico. Ensino. Intencionalidade.Este artigo busca refletir sobre a organização do trabalho docente com os conteúdos escolares a fim de promover o desenvolvimento do pensamento teórico nos estudantes. Parte da necessidade de superar a base ainda prevalecente em grande medida no ensino escolar brasileiro, que tem como característica a formação do pensamento empírico, prático-utilitário, uma vez que os conceitos são trabalhados de modo superficial, reprodutivo, na observação de objetos e fenômenos. Planejar as ações pedagógicas visando o desenvolvimento do pensamento teórico encontra na Psicologia Histórico-Cultural referencial teórico que possibilita aos professores a organização intencional da prática pedagógica, baseada no conceito de atividade de ensino, tendo em conta o desenvolvimento integral dos educandos durante o processo de aprendizagem, promovendo a consciência não ingênua. Logo, esta pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico, teórico-conceitual, aponta considerações a respeito da organização do trabalho pedagógico sob a compreensão histórico-cultural de desenvolvimento humano, o que exige do professor intencionalidade, atingida por meio de conhecimento teórico-metodológico consistente.This article seeks to reflect on the organization of teaching work with school content in order to promote the development of theoretical thinking in students. Part of the need to overcome the base still prevalent to a large extent in Brazilian school education, which has as a characteristic the formation of empirical, practical-utilitarian thinking, since the concepts are worked in a superficial, reproductive way, in the observation of objects and phenomena. Planning the pedagogical actions aiming at the development of theoretical thinking is found in Historical-Cultural Psychology as a theoretical reference that enables teachers to intentionally organize pedagogical practice, based on the concept of teaching activity, taking into account the integral development of students during the learning process, promoting non-naive awareness. Therefore, this exploratory research, of a bibliographic, theoretical-conceptual nature, points out considerations regarding the organization of pedagogical work under the historical-cultural understanding of human development, which requires the teacher to be intentional, achieved through consistent theoretical-methodological knowledge.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4103Communitas; v. 4 n. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 407-420Communitas; Vol. 4 No. 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 407-420Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 8 (2020): DESDOBRAMENTOS: PAISAGENS LITERÁRIAS NO SÉCULO XXI; 407-4202526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4103/2668Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Maria Silvia Rosa Gomes Souto, Daniela Cristina2021-01-12T19:31:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4103Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2021-01-12T19:31:14Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
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