Educação escolar e a formação da concepção de mundo materialista histórico-dialética: o papel do pensamento teórico e da imaginação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/192051 |
Resumo: | Este trabalho se apoia nos fundamentos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica e tem como objetivo elucidar que o desenvolvimento psíquico do pensamento teórico e da imaginação, mediante a educação escolar, impõe-se como uma das condições para a formação da concepção materialista histórico-dialética de mundo. Em face à crise que se observa na educação pública brasileira, é necessário traçarmos o movimento da realidade, conjuntural e estrutural, no pensamento, mediante as funções abstrativas. A partir desse metabolismo entre pensamento e realidade, cabe apresentarmos as premissas pedagógicas e psicológicas, que, por sua vez, permitam mediar o reconhecimento, por parte do aluno, da insuficiência do pensamento empírico para a formação de imagem subjetiva da realidade objetiva, e necessidade de desenvolvimento do pensamento teórico. Em decorrência disso, apontamos a emergência das funções imaginativas que, imbricadas com o pensamento teórico, emoções e sentimentos, possam antecipar no psiquismo a formação de imagem de uma realidade transformada. Nesta dinâmica é que se radica a estrutura da atividade humana teleológica. Diante disso, apontamos a importância da educação escolar no processo de formação das funções superiores do psiquismo, uma vez que elas permitem que o aluno desenvolva sua personalidade à medida que tome posicionamento frente aos embates ideológicos da realidade, a partir do tônus qualitativo que compõe a formação da imagem subjetiva da realidade no psiquismo, papel desempenhado pela concepção de mundo. |
id |
UNSP_89362eb765c5fe464bee9d9cdd0d73d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/192051 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação escolar e a formação da concepção de mundo materialista histórico-dialética: o papel do pensamento teórico e da imaginaçãoScholar education and the formation of the historical-dialectical materialist world conception: the role of theoretical thought and imaginationPsicologia histórico-culturalPedagogia histórico-críticaConcepção de mundoPensamento teóricoImaginaçãoEste trabalho se apoia nos fundamentos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica e tem como objetivo elucidar que o desenvolvimento psíquico do pensamento teórico e da imaginação, mediante a educação escolar, impõe-se como uma das condições para a formação da concepção materialista histórico-dialética de mundo. Em face à crise que se observa na educação pública brasileira, é necessário traçarmos o movimento da realidade, conjuntural e estrutural, no pensamento, mediante as funções abstrativas. A partir desse metabolismo entre pensamento e realidade, cabe apresentarmos as premissas pedagógicas e psicológicas, que, por sua vez, permitam mediar o reconhecimento, por parte do aluno, da insuficiência do pensamento empírico para a formação de imagem subjetiva da realidade objetiva, e necessidade de desenvolvimento do pensamento teórico. Em decorrência disso, apontamos a emergência das funções imaginativas que, imbricadas com o pensamento teórico, emoções e sentimentos, possam antecipar no psiquismo a formação de imagem de uma realidade transformada. Nesta dinâmica é que se radica a estrutura da atividade humana teleológica. Diante disso, apontamos a importância da educação escolar no processo de formação das funções superiores do psiquismo, uma vez que elas permitem que o aluno desenvolva sua personalidade à medida que tome posicionamento frente aos embates ideológicos da realidade, a partir do tônus qualitativo que compõe a formação da imagem subjetiva da realidade no psiquismo, papel desempenhado pela concepção de mundo.This essay is based on the theoretical-methodological foundations of Historical-Cultural Psychology and Historical-Critical Pedagogy and aims to clarify that the psychic development of theoretical thinking and imagination, through scholar education, imposes itself as one of the conditions for the formation of the historical-dialectical materialist conception of the world. In the face of a crisis observed in Brazilian public education, it is necessary to trace the movement of the reality, according to its conjunctural and structural aspects, in thought, through abstract functions. From this metabolism between thought and reality, one must present the pedagogical and psychological premises, which, in turn, mediate the student's recognition of the insufficiency of empirical thinking for the formation of subjective image of objective reality and the need of development of conceptual and theoretical thinking. As a result, one point the emergence of imaginative functions that, intertwined with theoretical thinking, emotions and feelings, can anticipate in the psyche the formation of an image of a transformed reality, which dynamic is rooted in the structure of human teleological activity. Given this, one point out the importance of scholar education for the formation of the higher functions of the psyche, which allow the student to develop his personality as he/she takes a stand against the ideological clashes of reality, from the qualitative tone that composes the formation of the image in the psyche. role played by the conception of the world.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Lígia Márcia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Golshan, Nassim [UNESP]2020-04-01T14:58:50Z2020-04-01T14:58:50Z2020-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19205100092990333004030079P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T13:54:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/192051Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-12T13:54:53Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação escolar e a formação da concepção de mundo materialista histórico-dialética: o papel do pensamento teórico e da imaginação Scholar education and the formation of the historical-dialectical materialist world conception: the role of theoretical thought and imagination |
title |
Educação escolar e a formação da concepção de mundo materialista histórico-dialética: o papel do pensamento teórico e da imaginação |
spellingShingle |
Educação escolar e a formação da concepção de mundo materialista histórico-dialética: o papel do pensamento teórico e da imaginação Golshan, Nassim [UNESP] Psicologia histórico-cultural Pedagogia histórico-crítica Concepção de mundo Pensamento teórico Imaginação |
title_short |
Educação escolar e a formação da concepção de mundo materialista histórico-dialética: o papel do pensamento teórico e da imaginação |
title_full |
Educação escolar e a formação da concepção de mundo materialista histórico-dialética: o papel do pensamento teórico e da imaginação |
title_fullStr |
Educação escolar e a formação da concepção de mundo materialista histórico-dialética: o papel do pensamento teórico e da imaginação |
title_full_unstemmed |
Educação escolar e a formação da concepção de mundo materialista histórico-dialética: o papel do pensamento teórico e da imaginação |
title_sort |
Educação escolar e a formação da concepção de mundo materialista histórico-dialética: o papel do pensamento teórico e da imaginação |
author |
Golshan, Nassim [UNESP] |
author_facet |
Golshan, Nassim [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Lígia Márcia [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Golshan, Nassim [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia histórico-cultural Pedagogia histórico-crítica Concepção de mundo Pensamento teórico Imaginação |
topic |
Psicologia histórico-cultural Pedagogia histórico-crítica Concepção de mundo Pensamento teórico Imaginação |
description |
Este trabalho se apoia nos fundamentos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica e tem como objetivo elucidar que o desenvolvimento psíquico do pensamento teórico e da imaginação, mediante a educação escolar, impõe-se como uma das condições para a formação da concepção materialista histórico-dialética de mundo. Em face à crise que se observa na educação pública brasileira, é necessário traçarmos o movimento da realidade, conjuntural e estrutural, no pensamento, mediante as funções abstrativas. A partir desse metabolismo entre pensamento e realidade, cabe apresentarmos as premissas pedagógicas e psicológicas, que, por sua vez, permitam mediar o reconhecimento, por parte do aluno, da insuficiência do pensamento empírico para a formação de imagem subjetiva da realidade objetiva, e necessidade de desenvolvimento do pensamento teórico. Em decorrência disso, apontamos a emergência das funções imaginativas que, imbricadas com o pensamento teórico, emoções e sentimentos, possam antecipar no psiquismo a formação de imagem de uma realidade transformada. Nesta dinâmica é que se radica a estrutura da atividade humana teleológica. Diante disso, apontamos a importância da educação escolar no processo de formação das funções superiores do psiquismo, uma vez que elas permitem que o aluno desenvolva sua personalidade à medida que tome posicionamento frente aos embates ideológicos da realidade, a partir do tônus qualitativo que compõe a formação da imagem subjetiva da realidade no psiquismo, papel desempenhado pela concepção de mundo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-01T14:58:50Z 2020-04-01T14:58:50Z 2020-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/192051 000929903 33004030079P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/192051 |
identifier_str_mv |
000929903 33004030079P2 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803650149997608960 |