O CURSO NORMAL REGIONAL DE PENDÊNCIAS: diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7105 |
Resumo: | Este estudo objetiva investigar aspectos históricos do processo de feminização do magistério no Curso Normal Regional de Pendências – Rio Grande do Norte, entre os anos de 1889 e 1991. Buscando refletir sobre o fenômeno da inserção de mulheres em cursos de profissionalização da docência e seus efeitos ao longo dos anos em contextos sociais metropolitanos e interioranos, realizamos, inicialmente, uma contextualização história sobre relações de gênero e profissão docente, com destaque para a realidade do curso normal existente no município supracitado. A pesquisa circunscreve-se no campo da História da Educação a partir abordagem da História Cultural na operação com fontes documentais escolares localizadas no acervo da Escola Estadual Monsenhor Honório, instituição que abrigou o funcionamento do Curso Normal no contexto histórico analisado. Tais materiais são analisados em contraposição com a legislação oficial que dispõe sobre o Ensino Normal no cenário nacional e, também, no Rio Grande do Norte, Brasil (1946; 1971). Constituem o referencial teórico-metodológico Almeida (2014) e Vianna (2021) sobre a feminização do magistério; Silva (2013; 2018) e Nascimento et al. (2022). Almejamos, com esta proposta, contribuir para a historiografia da educação profissional norte-rio-grandense, lançando luz sobre as análises de contextos locais. |
id |
UFAC-2_02aaf96e3da2047ab7102d9ca53a0fe5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7105 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
O CURSO NORMAL REGIONAL DE PENDÊNCIAS: diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989)História da Educação.Historiografia norte-rio-grandense.Curso Normal Regional.Feminização do Magistério.Formação Profissional Docente.Este estudo objetiva investigar aspectos históricos do processo de feminização do magistério no Curso Normal Regional de Pendências – Rio Grande do Norte, entre os anos de 1889 e 1991. Buscando refletir sobre o fenômeno da inserção de mulheres em cursos de profissionalização da docência e seus efeitos ao longo dos anos em contextos sociais metropolitanos e interioranos, realizamos, inicialmente, uma contextualização história sobre relações de gênero e profissão docente, com destaque para a realidade do curso normal existente no município supracitado. A pesquisa circunscreve-se no campo da História da Educação a partir abordagem da História Cultural na operação com fontes documentais escolares localizadas no acervo da Escola Estadual Monsenhor Honório, instituição que abrigou o funcionamento do Curso Normal no contexto histórico analisado. Tais materiais são analisados em contraposição com a legislação oficial que dispõe sobre o Ensino Normal no cenário nacional e, também, no Rio Grande do Norte, Brasil (1946; 1971). Constituem o referencial teórico-metodológico Almeida (2014) e Vianna (2021) sobre a feminização do magistério; Silva (2013; 2018) e Nascimento et al. (2022). Almejamos, com esta proposta, contribuir para a historiografia da educação profissional norte-rio-grandense, lançando luz sobre as análises de contextos locais.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/710510.29327/268346.7.16-6Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 74-88Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 74-88Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 74-882526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7105/4345Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Sara Raphaela Machado de Nascimento, Rute Moura de Melo do 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7105Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CURSO NORMAL REGIONAL DE PENDÊNCIAS: diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989) |
title |
O CURSO NORMAL REGIONAL DE PENDÊNCIAS: diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989) |
spellingShingle |
O CURSO NORMAL REGIONAL DE PENDÊNCIAS: diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989) Amorim, Sara Raphaela Machado de História da Educação. Historiografia norte-rio-grandense. Curso Normal Regional. Feminização do Magistério. Formação Profissional Docente. |
title_short |
O CURSO NORMAL REGIONAL DE PENDÊNCIAS: diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989) |
title_full |
O CURSO NORMAL REGIONAL DE PENDÊNCIAS: diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989) |
title_fullStr |
O CURSO NORMAL REGIONAL DE PENDÊNCIAS: diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989) |
title_full_unstemmed |
O CURSO NORMAL REGIONAL DE PENDÊNCIAS: diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989) |
title_sort |
O CURSO NORMAL REGIONAL DE PENDÊNCIAS: diálogos sobre feminização do magistério (Rio Grande do Norte, 1889-1989) |
author |
Amorim, Sara Raphaela Machado de |
author_facet |
Amorim, Sara Raphaela Machado de Nascimento, Rute Moura de Melo do |
author_role |
author |
author2 |
Nascimento, Rute Moura de Melo do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amorim, Sara Raphaela Machado de Nascimento, Rute Moura de Melo do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação. Historiografia norte-rio-grandense. Curso Normal Regional. Feminização do Magistério. Formação Profissional Docente. |
topic |
História da Educação. Historiografia norte-rio-grandense. Curso Normal Regional. Feminização do Magistério. Formação Profissional Docente. |
description |
Este estudo objetiva investigar aspectos históricos do processo de feminização do magistério no Curso Normal Regional de Pendências – Rio Grande do Norte, entre os anos de 1889 e 1991. Buscando refletir sobre o fenômeno da inserção de mulheres em cursos de profissionalização da docência e seus efeitos ao longo dos anos em contextos sociais metropolitanos e interioranos, realizamos, inicialmente, uma contextualização história sobre relações de gênero e profissão docente, com destaque para a realidade do curso normal existente no município supracitado. A pesquisa circunscreve-se no campo da História da Educação a partir abordagem da História Cultural na operação com fontes documentais escolares localizadas no acervo da Escola Estadual Monsenhor Honório, instituição que abrigou o funcionamento do Curso Normal no contexto histórico analisado. Tais materiais são analisados em contraposição com a legislação oficial que dispõe sobre o Ensino Normal no cenário nacional e, também, no Rio Grande do Norte, Brasil (1946; 1971). Constituem o referencial teórico-metodológico Almeida (2014) e Vianna (2021) sobre a feminização do magistério; Silva (2013; 2018) e Nascimento et al. (2022). Almejamos, com esta proposta, contribuir para a historiografia da educação profissional norte-rio-grandense, lançando luz sobre as análises de contextos locais. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7105 10.29327/268346.7.16-6 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7105 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.16-6 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7105/4345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 74-88 Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 74-88 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 74-88 2526-5970 10.29327/268346.7.16 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221732433920 |