A secular feminização do magistério e a profissionalização certificada da mulher potiguar nos cursos normais regionais (1946-1971)
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49557 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo destacar em que medida a feminização do magistério contribuiu para a profissionalização certificada das mulheres, identificando os Cursos Normais Regionais no movimento de interiorização da formação docente no Rio Grande do Norte. Essa discussão envolve processos iniciados desde o século XIX e que ganharam maior força no decorrer do século XX, não podendo deixar de serem analisados, conferindo ao estudo o recorte temporal que compreende o período de 1827 a 1971. Esta pesquisa versa sobre a história da educação com o olhar voltado à educação feminina, estando configurada nos pressupostos da Nova História. Metodologicamente, a pesquisa partiu de uma pesquisa bibliográfica em que dialogamos com os estudos de Safiotti (1976), Almeida (1998, 2007, 2014), Louro (2009, 2014), Stamatto (2002, 2020), Aquino (2007), Garcia (2008), Magalhães (2004), Saviani (2007), de modo a compreender esse panorama social e educacional que envolve a temática. Além disso, desenvolvemos a análise documental à luz das obras de Le Goff (2013) e Certeau (2007). As fontes utilizadas contemplam legislações educacionais tanto no contexto nacional quanto regional; anuários estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE); relatórios e falas dos presidentes provinciais, bem como mensagens governamentais do Rio Grande do Norte; jornais, tais como: A Folha, Diário de Natal, O Poti, A República; trabalhos já produzidos que versam sobre a temática central; fotografias; além de documentos escolares. Dessa maneira, para atingir o objetivo, foi necessário inicialmente discutir e refletir sobre o processo de feminização do magistério e de institucionalização do ensino normal e, por fim, identificar como ambos os movimentos, associados à disseminação dos Cursos Normais Regionais no RN fomentaram a profissionalização da mulher. O estudo realizado nos permite concluir que, inseridos em um contexto de majoritária presença feminina na função de professoras primárias, os referidos cursos de formação para o magistério se configuraram como possibilidades reais do acesso de mulheres a uma profissionalização certificada. |
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49557O presente trabalho tem como objetivo destacar em que medida a feminização do magistério contribuiu para a profissionalização certificada das mulheres, identificando os Cursos Normais Regionais no movimento de interiorização da formação docente no Rio Grande do Norte. Essa discussão envolve processos iniciados desde o século XIX e que ganharam maior força no decorrer do século XX, não podendo deixar de serem analisados, conferindo ao estudo o recorte temporal que compreende o período de 1827 a 1971. Esta pesquisa versa sobre a história da educação com o olhar voltado à educação feminina, estando configurada nos pressupostos da Nova História. Metodologicamente, a pesquisa partiu de uma pesquisa bibliográfica em que dialogamos com os estudos de Safiotti (1976), Almeida (1998, 2007, 2014), Louro (2009, 2014), Stamatto (2002, 2020), Aquino (2007), Garcia (2008), Magalhães (2004), Saviani (2007), de modo a compreender esse panorama social e educacional que envolve a temática. Além disso, desenvolvemos a análise documental à luz das obras de Le Goff (2013) e Certeau (2007). As fontes utilizadas contemplam legislações educacionais tanto no contexto nacional quanto regional; anuários estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE); relatórios e falas dos presidentes provinciais, bem como mensagens governamentais do Rio Grande do Norte; jornais, tais como: A Folha, Diário de Natal, O Poti, A República; trabalhos já produzidos que versam sobre a temática central; fotografias; além de documentos escolares. Dessa maneira, para atingir o objetivo, foi necessário inicialmente discutir e refletir sobre o processo de feminização do magistério e de institucionalização do ensino normal e, por fim, identificar como ambos os movimentos, associados à disseminação dos Cursos Normais Regionais no RN fomentaram a profissionalização da mulher. O estudo realizado nos permite concluir que, inseridos em um contexto de majoritária presença feminina na função de professoras primárias, os referidos cursos de formação para o magistério se configuraram como possibilidades reais do acesso de mulheres a uma profissionalização certificada.The present work aims to understand to what extent the feminization of female education was included for a certified professionalization of Regional Normal Courses in the movement of internalization of teacher training in Rio Grande do Norte. This discussion involves the processes initiated since the 19th century, which got strengthened along the 20th century, and could not be left aside, granting the study a timeframe that goes from 1827 to 1971. This research talks about the history of education with the focus on female history, being configured on the assumptions of the New History. Methodologically, the research started from a bibliographical research in which we dialogue with the studies of Safiotti (1976), Almeida (1998; 2007; 2014), Louro (2009; 2014), Stamatto (2002; 2020), Aquino (2007), Garcia (2008), Magalhães (2004), Saviani (2007) in order to understand this socio-educational overview that involves the theme. In addition, we developed a documentary analysis in the light of the works of Le Goff (2013) and Foucault (2004). The sources used include legislation both in the national and regional context; statistical yearbooks of the Brazilian Institute of Statistical Geography (IBGE); reports and speeches by provincial presidents, as well as government messages from Rio Grande do Norte; newspapers, such as: A Folha, Diário de Natal, O Poti, A República; works that already dealt with the central theme; photographs; in addition to school documents. In this way, in order to achieve the objective it was necessary, firstly to discuss and reflect about the process of feminization of teaching and institutionalization of the normal teaching, and, to that end, identify how both movements, related to the dissemination of Normal Regional Courses in RN fomented the women’s profissionalization. The study carried out in the context of an important configuration, inserted in the presence of women in the role of primary teachers, the training courses for selected teachers, are as real possibilities for women to access a certified professionalization.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOFeminização do magistérioInstitucionalização do ensino normalProfissionalização certificadaCursos normais regionaisA secular feminização do magistério e a profissionalização certificada da mulher potiguar nos cursos normais regionais (1946-1971)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSecularfeminizacaomagisterio_Santos_2022.pdfapplication/pdf5018140https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49557/1/Secularfeminizacaomagisterio_Santos_2022.pdfb7d4aa9ce2a18bed6b304383450113e1MD51123456789/495572022-10-11 19:27:29.866oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49557Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-10-11T22:27:29Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O presente trabalho tem como objetivo destacar em que medida a feminização do magistério contribuiu para a profissionalização certificada das mulheres, identificando os Cursos Normais Regionais no movimento de interiorização da formação docente no Rio Grande do Norte. Essa discussão envolve processos iniciados desde o século XIX e que ganharam maior força no decorrer do século XX, não podendo deixar de serem analisados, conferindo ao estudo o recorte temporal que compreende o período de 1827 a 1971. Esta pesquisa versa sobre a história da educação com o olhar voltado à educação feminina, estando configurada nos pressupostos da Nova História. Metodologicamente, a pesquisa partiu de uma pesquisa bibliográfica em que dialogamos com os estudos de Safiotti (1976), Almeida (1998, 2007, 2014), Louro (2009, 2014), Stamatto (2002, 2020), Aquino (2007), Garcia (2008), Magalhães (2004), Saviani (2007), de modo a compreender esse panorama social e educacional que envolve a temática. Além disso, desenvolvemos a análise documental à luz das obras de Le Goff (2013) e Certeau (2007). As fontes utilizadas contemplam legislações educacionais tanto no contexto nacional quanto regional; anuários estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE); relatórios e falas dos presidentes provinciais, bem como mensagens governamentais do Rio Grande do Norte; jornais, tais como: A Folha, Diário de Natal, O Poti, A República; trabalhos já produzidos que versam sobre a temática central; fotografias; além de documentos escolares. Dessa maneira, para atingir o objetivo, foi necessário inicialmente discutir e refletir sobre o processo de feminização do magistério e de institucionalização do ensino normal e, por fim, identificar como ambos os movimentos, associados à disseminação dos Cursos Normais Regionais no RN fomentaram a profissionalização da mulher. O estudo realizado nos permite concluir que, inseridos em um contexto de majoritária presença feminina na função de professoras primárias, os referidos cursos de formação para o magistério se configuraram como possibilidades reais do acesso de mulheres a uma profissionalização certificada. |
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