OBJETIVOS COMUNS EM ESPAÇOS DISTINTOS: A PARTICIPAÇÃO DE INTELECTUAIS NO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL DE 1930
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1906 |
Resumo: | Este artigo tem como finalidade discutir a inserção dos intelectuais brasileiros no movimento de renovação educacional da década de 1930, ampliando a reflexão sobre a categoria intelectual. Pautando-se por este objetivo desenvolvemos um estudo comparativo entre a atuação de intelectuais como Roquette Pinto e Jonathas Serrano, intelectuais da educação de renome nacional com atuação, sobretudo, no Rio de Janeiro e os religiosos católicos, intelectuais que igualmente pensavam a educação, porém com atuação apenas na região do Vale do Juruá, no Estado do Acre. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, desenvolvida a partir do estudo bibliográfico e da análise documental de fontes como: impressos pedagógicos, ofícios e correspondências escolares. Como aporte teórico nos embasamos em autores como: Bezerra; Grotti (2017), Bezerra; Saba (2017), Vieira (2008), Warde (2003), Bezerra (2015), Sirinelli (2003). Os resultados deste estudo apontaram que, embora em espaços geográficos e certamente, culturalmente distintos, os intelectuais de renome nacional e os intelectuais católicos da região do Vale do Juruá igualmente participaram do mesmo movimento de renovação educacional, apresentando inserção em semelhantes redes de sociabilidade, ou seja, se envolveram com a produção de materiais didáticos para as redes escolares, particular e pública, participaram de sindicados e representações de professores, atuaram na gestão das redes públicas e particulares de ensino e outros. |
id |
UFAC-2_0c039d7c8138759fee06fb2bb30dc58c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1906 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
OBJETIVOS COMUNS EM ESPAÇOS DISTINTOS: A PARTICIPAÇÃO DE INTELECTUAIS NO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL DE 1930Renovação EducacionalIntelectuaisEspaços distintosObjetivos comuns.Este artigo tem como finalidade discutir a inserção dos intelectuais brasileiros no movimento de renovação educacional da década de 1930, ampliando a reflexão sobre a categoria intelectual. Pautando-se por este objetivo desenvolvemos um estudo comparativo entre a atuação de intelectuais como Roquette Pinto e Jonathas Serrano, intelectuais da educação de renome nacional com atuação, sobretudo, no Rio de Janeiro e os religiosos católicos, intelectuais que igualmente pensavam a educação, porém com atuação apenas na região do Vale do Juruá, no Estado do Acre. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, desenvolvida a partir do estudo bibliográfico e da análise documental de fontes como: impressos pedagógicos, ofícios e correspondências escolares. Como aporte teórico nos embasamos em autores como: Bezerra; Grotti (2017), Bezerra; Saba (2017), Vieira (2008), Warde (2003), Bezerra (2015), Sirinelli (2003). Os resultados deste estudo apontaram que, embora em espaços geográficos e certamente, culturalmente distintos, os intelectuais de renome nacional e os intelectuais católicos da região do Vale do Juruá igualmente participaram do mesmo movimento de renovação educacional, apresentando inserção em semelhantes redes de sociabilidade, ou seja, se envolveram com a produção de materiais didáticos para as redes escolares, particular e pública, participaram de sindicados e representações de professores, atuaram na gestão das redes públicas e particulares de ensino e outros. Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2018-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1906Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 283-303Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 283-303Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 283-3032526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1906/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Bezerra, Maria IrinildaGabriela Saba, Ana2018-07-11T23:05:44Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1906Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2018-07-11T23:05:44Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OBJETIVOS COMUNS EM ESPAÇOS DISTINTOS: A PARTICIPAÇÃO DE INTELECTUAIS NO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL DE 1930 |
title |
OBJETIVOS COMUNS EM ESPAÇOS DISTINTOS: A PARTICIPAÇÃO DE INTELECTUAIS NO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL DE 1930 |
spellingShingle |
OBJETIVOS COMUNS EM ESPAÇOS DISTINTOS: A PARTICIPAÇÃO DE INTELECTUAIS NO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL DE 1930 da Silva Bezerra, Maria Irinilda Renovação Educacional Intelectuais Espaços distintos Objetivos comuns. |
title_short |
OBJETIVOS COMUNS EM ESPAÇOS DISTINTOS: A PARTICIPAÇÃO DE INTELECTUAIS NO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL DE 1930 |
title_full |
OBJETIVOS COMUNS EM ESPAÇOS DISTINTOS: A PARTICIPAÇÃO DE INTELECTUAIS NO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL DE 1930 |
title_fullStr |
OBJETIVOS COMUNS EM ESPAÇOS DISTINTOS: A PARTICIPAÇÃO DE INTELECTUAIS NO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL DE 1930 |
title_full_unstemmed |
OBJETIVOS COMUNS EM ESPAÇOS DISTINTOS: A PARTICIPAÇÃO DE INTELECTUAIS NO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL DE 1930 |
title_sort |
OBJETIVOS COMUNS EM ESPAÇOS DISTINTOS: A PARTICIPAÇÃO DE INTELECTUAIS NO MOVIMENTO DE RENOVAÇÃO EDUCACIONAL DE 1930 |
author |
da Silva Bezerra, Maria Irinilda |
author_facet |
da Silva Bezerra, Maria Irinilda Gabriela Saba, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Gabriela Saba, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva Bezerra, Maria Irinilda Gabriela Saba, Ana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Renovação Educacional Intelectuais Espaços distintos Objetivos comuns. |
topic |
Renovação Educacional Intelectuais Espaços distintos Objetivos comuns. |
description |
Este artigo tem como finalidade discutir a inserção dos intelectuais brasileiros no movimento de renovação educacional da década de 1930, ampliando a reflexão sobre a categoria intelectual. Pautando-se por este objetivo desenvolvemos um estudo comparativo entre a atuação de intelectuais como Roquette Pinto e Jonathas Serrano, intelectuais da educação de renome nacional com atuação, sobretudo, no Rio de Janeiro e os religiosos católicos, intelectuais que igualmente pensavam a educação, porém com atuação apenas na região do Vale do Juruá, no Estado do Acre. O estudo adotou uma abordagem qualitativa, desenvolvida a partir do estudo bibliográfico e da análise documental de fontes como: impressos pedagógicos, ofícios e correspondências escolares. Como aporte teórico nos embasamos em autores como: Bezerra; Grotti (2017), Bezerra; Saba (2017), Vieira (2008), Warde (2003), Bezerra (2015), Sirinelli (2003). Os resultados deste estudo apontaram que, embora em espaços geográficos e certamente, culturalmente distintos, os intelectuais de renome nacional e os intelectuais católicos da região do Vale do Juruá igualmente participaram do mesmo movimento de renovação educacional, apresentando inserção em semelhantes redes de sociabilidade, ou seja, se envolveram com a produção de materiais didáticos para as redes escolares, particular e pública, participaram de sindicados e representações de professores, atuaram na gestão das redes públicas e particulares de ensino e outros. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1906 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1906 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1906/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 2 n. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 283-303 Communitas; Vol. 2 No. 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 283-303 Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## 3 (2018): MÚLTIPLOS DISCURSOS, PRÁTICAS E POLÍTICAS NA/DA EDUCAÇÃO; 283-303 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222381502464 |