ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria Luzia Ferreira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Barros de Souza, Carlos, Cristiane Torres, Eloíza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7002
Resumo: O presente texto trata de um relato de experiência a respeito da execução de um Projeto de Geografia escolar em uma escola pública do estado de Rondônia e seus desdobramentos. O projeto enfatizou a produção de mapas e demais representações cartográficas, como: coordenadas geográficas, organização e entendimento da simbologia (signos) dos mapas e orientação no espaço escolar, como objetivo de estabelecer uma contribuição metodológica para alcançar melhores resultados no processo ensino-aprendizagem em Geografia. A fim de aliar o processo interdisciplinar com os conceitos básicos de Cartografia integrado aos conhecimentos teóricos e práticos em sala de aula, optamos por um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência a partir da realização de um projeto escolar aplicado junto a 52 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Além disso, buscou-se evidenciar a relevância da Cartografia enquanto forma de comunicação visual e apontar as possibilidades de aplicação do produto cartográfico contribuindo para o desenvolvimento e valorização do espaço cotidiano dos estudantes. Como resultado, o aprendizado de conhecimentos geográficos e cartográficos de modo inter-intra e transdisciplinar, possibilitaram aos estudantes um melhor entendimento de fenômenos e processos espaciais a partir da compreensão e uso da representação e linguagem cartográfica.
id UFAC-2_148a1ef041920218e3000419a84eed59
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7002
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de RondôniaMapas; Cartografia; Interdisciplinar; Linguagem cartográfica (signos).O presente texto trata de um relato de experiência a respeito da execução de um Projeto de Geografia escolar em uma escola pública do estado de Rondônia e seus desdobramentos. O projeto enfatizou a produção de mapas e demais representações cartográficas, como: coordenadas geográficas, organização e entendimento da simbologia (signos) dos mapas e orientação no espaço escolar, como objetivo de estabelecer uma contribuição metodológica para alcançar melhores resultados no processo ensino-aprendizagem em Geografia. A fim de aliar o processo interdisciplinar com os conceitos básicos de Cartografia integrado aos conhecimentos teóricos e práticos em sala de aula, optamos por um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência a partir da realização de um projeto escolar aplicado junto a 52 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Além disso, buscou-se evidenciar a relevância da Cartografia enquanto forma de comunicação visual e apontar as possibilidades de aplicação do produto cartográfico contribuindo para o desenvolvimento e valorização do espaço cotidiano dos estudantes. Como resultado, o aprendizado de conhecimentos geográficos e cartográficos de modo inter-intra e transdisciplinar, possibilitaram aos estudantes um melhor entendimento de fenômenos e processos espaciais a partir da compreensão e uso da representação e linguagem cartográfica.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/700210.29327/268346.8.18-23Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 427-441Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 427-441Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 427-4412526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7002/4563Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Luzia Ferreira Barros de Souza, CarlosCristiane Torres, Eloíza 2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7002Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia
title ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia
spellingShingle ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia
Santos, Maria Luzia Ferreira
Mapas; Cartografia; Interdisciplinar; Linguagem cartográfica (signos).
title_short ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia
title_full ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia
title_fullStr ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia
title_full_unstemmed ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia
title_sort ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia
author Santos, Maria Luzia Ferreira
author_facet Santos, Maria Luzia Ferreira
Barros de Souza, Carlos
Cristiane Torres, Eloíza
author_role author
author2 Barros de Souza, Carlos
Cristiane Torres, Eloíza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Maria Luzia Ferreira
Barros de Souza, Carlos
Cristiane Torres, Eloíza
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas; Cartografia; Interdisciplinar; Linguagem cartográfica (signos).
topic Mapas; Cartografia; Interdisciplinar; Linguagem cartográfica (signos).
description O presente texto trata de um relato de experiência a respeito da execução de um Projeto de Geografia escolar em uma escola pública do estado de Rondônia e seus desdobramentos. O projeto enfatizou a produção de mapas e demais representações cartográficas, como: coordenadas geográficas, organização e entendimento da simbologia (signos) dos mapas e orientação no espaço escolar, como objetivo de estabelecer uma contribuição metodológica para alcançar melhores resultados no processo ensino-aprendizagem em Geografia. A fim de aliar o processo interdisciplinar com os conceitos básicos de Cartografia integrado aos conhecimentos teóricos e práticos em sala de aula, optamos por um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência a partir da realização de um projeto escolar aplicado junto a 52 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Além disso, buscou-se evidenciar a relevância da Cartografia enquanto forma de comunicação visual e apontar as possibilidades de aplicação do produto cartográfico contribuindo para o desenvolvimento e valorização do espaço cotidiano dos estudantes. Como resultado, o aprendizado de conhecimentos geográficos e cartográficos de modo inter-intra e transdisciplinar, possibilitaram aos estudantes um melhor entendimento de fenômenos e processos espaciais a partir da compreensão e uso da representação e linguagem cartográfica.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7002
10.29327/268346.8.18-23
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7002
identifier_str_mv 10.29327/268346.8.18-23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7002/4563
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 427-441
Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 427-441
Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 427-441
2526-5970
10.29327/268346.8.18
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221704122368