ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7002 |
Resumo: | O presente texto trata de um relato de experiência a respeito da execução de um Projeto de Geografia escolar em uma escola pública do estado de Rondônia e seus desdobramentos. O projeto enfatizou a produção de mapas e demais representações cartográficas, como: coordenadas geográficas, organização e entendimento da simbologia (signos) dos mapas e orientação no espaço escolar, como objetivo de estabelecer uma contribuição metodológica para alcançar melhores resultados no processo ensino-aprendizagem em Geografia. A fim de aliar o processo interdisciplinar com os conceitos básicos de Cartografia integrado aos conhecimentos teóricos e práticos em sala de aula, optamos por um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência a partir da realização de um projeto escolar aplicado junto a 52 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Além disso, buscou-se evidenciar a relevância da Cartografia enquanto forma de comunicação visual e apontar as possibilidades de aplicação do produto cartográfico contribuindo para o desenvolvimento e valorização do espaço cotidiano dos estudantes. Como resultado, o aprendizado de conhecimentos geográficos e cartográficos de modo inter-intra e transdisciplinar, possibilitaram aos estudantes um melhor entendimento de fenômenos e processos espaciais a partir da compreensão e uso da representação e linguagem cartográfica. |
id |
UFAC-2_148a1ef041920218e3000419a84eed59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7002 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de RondôniaMapas; Cartografia; Interdisciplinar; Linguagem cartográfica (signos).O presente texto trata de um relato de experiência a respeito da execução de um Projeto de Geografia escolar em uma escola pública do estado de Rondônia e seus desdobramentos. O projeto enfatizou a produção de mapas e demais representações cartográficas, como: coordenadas geográficas, organização e entendimento da simbologia (signos) dos mapas e orientação no espaço escolar, como objetivo de estabelecer uma contribuição metodológica para alcançar melhores resultados no processo ensino-aprendizagem em Geografia. A fim de aliar o processo interdisciplinar com os conceitos básicos de Cartografia integrado aos conhecimentos teóricos e práticos em sala de aula, optamos por um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência a partir da realização de um projeto escolar aplicado junto a 52 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Além disso, buscou-se evidenciar a relevância da Cartografia enquanto forma de comunicação visual e apontar as possibilidades de aplicação do produto cartográfico contribuindo para o desenvolvimento e valorização do espaço cotidiano dos estudantes. Como resultado, o aprendizado de conhecimentos geográficos e cartográficos de modo inter-intra e transdisciplinar, possibilitaram aos estudantes um melhor entendimento de fenômenos e processos espaciais a partir da compreensão e uso da representação e linguagem cartográfica.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/700210.29327/268346.8.18-23Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 427-441Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 427-441Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 427-4412526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7002/4563Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Maria Luzia Ferreira Barros de Souza, CarlosCristiane Torres, Eloíza 2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7002Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia |
title |
ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia |
spellingShingle |
ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia Santos, Maria Luzia Ferreira Mapas; Cartografia; Interdisciplinar; Linguagem cartográfica (signos). |
title_short |
ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia |
title_full |
ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia |
title_fullStr |
ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia |
title_full_unstemmed |
ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia |
title_sort |
ATIVIDADES CARTOGRÁFICAS E A INTERDISCIPLINARIEDADE: entre a cartografia, geografia e outras ciências, relato de experiência em uma escola pública do estado de Rondônia |
author |
Santos, Maria Luzia Ferreira |
author_facet |
Santos, Maria Luzia Ferreira Barros de Souza, Carlos Cristiane Torres, Eloíza |
author_role |
author |
author2 |
Barros de Souza, Carlos Cristiane Torres, Eloíza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Maria Luzia Ferreira Barros de Souza, Carlos Cristiane Torres, Eloíza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mapas; Cartografia; Interdisciplinar; Linguagem cartográfica (signos). |
topic |
Mapas; Cartografia; Interdisciplinar; Linguagem cartográfica (signos). |
description |
O presente texto trata de um relato de experiência a respeito da execução de um Projeto de Geografia escolar em uma escola pública do estado de Rondônia e seus desdobramentos. O projeto enfatizou a produção de mapas e demais representações cartográficas, como: coordenadas geográficas, organização e entendimento da simbologia (signos) dos mapas e orientação no espaço escolar, como objetivo de estabelecer uma contribuição metodológica para alcançar melhores resultados no processo ensino-aprendizagem em Geografia. A fim de aliar o processo interdisciplinar com os conceitos básicos de Cartografia integrado aos conhecimentos teóricos e práticos em sala de aula, optamos por um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência a partir da realização de um projeto escolar aplicado junto a 52 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Além disso, buscou-se evidenciar a relevância da Cartografia enquanto forma de comunicação visual e apontar as possibilidades de aplicação do produto cartográfico contribuindo para o desenvolvimento e valorização do espaço cotidiano dos estudantes. Como resultado, o aprendizado de conhecimentos geográficos e cartográficos de modo inter-intra e transdisciplinar, possibilitaram aos estudantes um melhor entendimento de fenômenos e processos espaciais a partir da compreensão e uso da representação e linguagem cartográfica. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7002 10.29327/268346.8.18-23 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7002 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.8.18-23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7002/4563 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 427-441 Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 427-441 Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 427-441 2526-5970 10.29327/268346.8.18 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221704122368 |