Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pissinati, Mariza Cleonice
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Archela, Rosely Sampaio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geografia (Londrina)
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6579
Resumo: Entendermos o mapa para podermos nos localizar no espaço não é uma tarefa fácil, visto que nós somos habituados à visão da realidade tridimensional, composta por altura, largura e comprimento, e o mapa, por sua vez, sendo um produto bidimensional, tem o elemento altura suprimido. A alfabetização cartográfica entra em cena para nos habilitar a fazer as conexões entre a teoria e a prática apresentadas pelos mapas. Portanto, para que o aluno possa compreender o mapa, o professor deve ter bem assimilados os fundamentos nos quais estão calcadas as primeiras noções relacionadas à Cartografia. O presente artigo tem o objetivo de dar esse suporte ao professor.
id UEL-7_c665529291914d7e3e9a8971ea33442a
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6579
network_acronym_str UEL-7
network_name_str Geografia (Londrina)
repository_id_str
spelling Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografiaAlfabetização CartográficaMapaLocalizaçãoEntendermos o mapa para podermos nos localizar no espaço não é uma tarefa fácil, visto que nós somos habituados à visão da realidade tridimensional, composta por altura, largura e comprimento, e o mapa, por sua vez, sendo um produto bidimensional, tem o elemento altura suprimido. A alfabetização cartográfica entra em cena para nos habilitar a fazer as conexões entre a teoria e a prática apresentadas pelos mapas. Portanto, para que o aluno possa compreender o mapa, o professor deve ter bem assimilados os fundamentos nos quais estão calcadas as primeiras noções relacionadas à Cartografia. O presente artigo tem o objetivo de dar esse suporte ao professor.Universidade Estadual de Londrina2010-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/657910.5433/2447-1747.2007v16n1p169GEOGRAFIA (Londrina); v. 16 n. 1 (2007); 169 - 1952447-1747reponame:Geografia (Londrina)instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6579/5972Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)info:eu-repo/semantics/openAccessPissinati, Mariza CleoniceArchela, Rosely Sampaio2015-07-13T11:26:24Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6579Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografiaPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/oairevista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br2447-17470102-3888opendoar:2015-07-13T11:26:24Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia
title Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia
spellingShingle Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia
Pissinati, Mariza Cleonice
Alfabetização Cartográfica
Mapa
Localização
title_short Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia
title_full Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia
title_fullStr Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia
title_full_unstemmed Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia
title_sort Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de geografia
author Pissinati, Mariza Cleonice
author_facet Pissinati, Mariza Cleonice
Archela, Rosely Sampaio
author_role author
author2 Archela, Rosely Sampaio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pissinati, Mariza Cleonice
Archela, Rosely Sampaio
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização Cartográfica
Mapa
Localização
topic Alfabetização Cartográfica
Mapa
Localização
description Entendermos o mapa para podermos nos localizar no espaço não é uma tarefa fácil, visto que nós somos habituados à visão da realidade tridimensional, composta por altura, largura e comprimento, e o mapa, por sua vez, sendo um produto bidimensional, tem o elemento altura suprimido. A alfabetização cartográfica entra em cena para nos habilitar a fazer as conexões entre a teoria e a prática apresentadas pelos mapas. Portanto, para que o aluno possa compreender o mapa, o professor deve ter bem assimilados os fundamentos nos quais estão calcadas as primeiras noções relacionadas à Cartografia. O presente artigo tem o objetivo de dar esse suporte ao professor.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6579
10.5433/2447-1747.2007v16n1p169
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6579
identifier_str_mv 10.5433/2447-1747.2007v16n1p169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6579/5972
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Londrina
dc.source.none.fl_str_mv GEOGRAFIA (Londrina); v. 16 n. 1 (2007); 169 - 195
2447-1747
reponame:Geografia (Londrina)
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Geografia (Londrina)
collection Geografia (Londrina)
repository.name.fl_str_mv Geografia (Londrina) - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv revista.geografia.uel@gmail.com||marcar@uel.br||laudi@uel.br
_version_ 1799315429839077376