AS CONDIÇÕES DE ANÁLISE: TEORIA DA LEITURA E APLICAÇÃO EM “PENÉLOPE”, DE DALTON TREVISAN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1092 |
Resumo: | O presente artigo procura produzir uma teoria da leitura a partir das problematizações já levantadas pela teoria literária ao longo do tempo até os dias de hoje. Tomando quatro vertentes iniciais, transformadas em códigos – formalista, hermenêutico-fenomenológica, sociológica e psicanalítica – o artigo propõe analisar o conto de Dalton Trevisan, “Penélope”, trazendo-o como modelo de aplicação teórica e prática para o trabalho em sala de aula.Palavras-chave: Teoria literária; Teoria da leitura; Prática de análise. The conditions of analysis: literature theory and application in “Penélope”, by Dalton Trevisan Abtract: This article aims to formulate a reading theory through already raised concernings by the literary theory over the years until nowadays. Considering four preliminary dimensions, converted onto codes - formalist, phenomenological-hermeneutical, sociological, psychoanalytical - additionally this article proposes analyze the tale "Penélope" written by Dalton Trevisan, oriented as a theoretical and practical approach applied to the classroom setting.Keywords: literary theory; theory of reading; analysis practice. Las condiciones de análisis: teoría de la literature en “Penélope”, de Dalton Trevisan Resumen: El presente artículo busca producir una teoría de lectura a partir de las problematizaciones ya levantadas por la teoría literaria a lo largo del tiempo hasta los días de hoy. Tomando cuatro vertientes iniciales; transformadas en códigos―formalista, hermenéutico-fenomenológica, sociológica y psicoanalítica― el artículo propone analizar el cuento de Dalton Trevisan, “Penélope”, trayéndolo como modelo de aplicación teórica y práctica para el trabajo en sala de clase.Palabras clave: teoría literária; teoría de la lectura; práctica de análisis. |
id |
UFAC-2_18ec065818e64dfe6290807267eef4f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1092 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
AS CONDIÇÕES DE ANÁLISE: TEORIA DA LEITURA E APLICAÇÃO EM “PENÉLOPE”, DE DALTON TREVISANTeoria literáriaTeoria da leituraPrática de análise.O presente artigo procura produzir uma teoria da leitura a partir das problematizações já levantadas pela teoria literária ao longo do tempo até os dias de hoje. Tomando quatro vertentes iniciais, transformadas em códigos – formalista, hermenêutico-fenomenológica, sociológica e psicanalítica – o artigo propõe analisar o conto de Dalton Trevisan, “Penélope”, trazendo-o como modelo de aplicação teórica e prática para o trabalho em sala de aula.Palavras-chave: Teoria literária; Teoria da leitura; Prática de análise. The conditions of analysis: literature theory and application in “Penélope”, by Dalton Trevisan Abtract: This article aims to formulate a reading theory through already raised concernings by the literary theory over the years until nowadays. Considering four preliminary dimensions, converted onto codes - formalist, phenomenological-hermeneutical, sociological, psychoanalytical - additionally this article proposes analyze the tale "Penélope" written by Dalton Trevisan, oriented as a theoretical and practical approach applied to the classroom setting.Keywords: literary theory; theory of reading; analysis practice. Las condiciones de análisis: teoría de la literature en “Penélope”, de Dalton Trevisan Resumen: El presente artículo busca producir una teoría de lectura a partir de las problematizaciones ya levantadas por la teoría literaria a lo largo del tiempo hasta los días de hoy. Tomando cuatro vertientes iniciales; transformadas en códigos―formalista, hermenéutico-fenomenológica, sociológica y psicoanalítica― el artículo propone analizar el cuento de Dalton Trevisan, “Penélope”, trayéndolo como modelo de aplicación teórica y práctica para el trabajo en sala de clase.Palabras clave: teoría literária; teoría de la lectura; práctica de análisis.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2017-06-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1092Communitas; v. 1 n. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 108-127Communitas; Vol. 1 No. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 108-127Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 108-1272526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1092/pdfde Carvalho, João Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-20T08:53:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1092Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2017-11-20T08:53:51Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS CONDIÇÕES DE ANÁLISE: TEORIA DA LEITURA E APLICAÇÃO EM “PENÉLOPE”, DE DALTON TREVISAN |
title |
AS CONDIÇÕES DE ANÁLISE: TEORIA DA LEITURA E APLICAÇÃO EM “PENÉLOPE”, DE DALTON TREVISAN |
spellingShingle |
AS CONDIÇÕES DE ANÁLISE: TEORIA DA LEITURA E APLICAÇÃO EM “PENÉLOPE”, DE DALTON TREVISAN de Carvalho, João Carlos Teoria literária Teoria da leitura Prática de análise. |
title_short |
AS CONDIÇÕES DE ANÁLISE: TEORIA DA LEITURA E APLICAÇÃO EM “PENÉLOPE”, DE DALTON TREVISAN |
title_full |
AS CONDIÇÕES DE ANÁLISE: TEORIA DA LEITURA E APLICAÇÃO EM “PENÉLOPE”, DE DALTON TREVISAN |
title_fullStr |
AS CONDIÇÕES DE ANÁLISE: TEORIA DA LEITURA E APLICAÇÃO EM “PENÉLOPE”, DE DALTON TREVISAN |
title_full_unstemmed |
AS CONDIÇÕES DE ANÁLISE: TEORIA DA LEITURA E APLICAÇÃO EM “PENÉLOPE”, DE DALTON TREVISAN |
title_sort |
AS CONDIÇÕES DE ANÁLISE: TEORIA DA LEITURA E APLICAÇÃO EM “PENÉLOPE”, DE DALTON TREVISAN |
author |
de Carvalho, João Carlos |
author_facet |
de Carvalho, João Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Carvalho, João Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria literária Teoria da leitura Prática de análise. |
topic |
Teoria literária Teoria da leitura Prática de análise. |
description |
O presente artigo procura produzir uma teoria da leitura a partir das problematizações já levantadas pela teoria literária ao longo do tempo até os dias de hoje. Tomando quatro vertentes iniciais, transformadas em códigos – formalista, hermenêutico-fenomenológica, sociológica e psicanalítica – o artigo propõe analisar o conto de Dalton Trevisan, “Penélope”, trazendo-o como modelo de aplicação teórica e prática para o trabalho em sala de aula.Palavras-chave: Teoria literária; Teoria da leitura; Prática de análise. The conditions of analysis: literature theory and application in “Penélope”, by Dalton Trevisan Abtract: This article aims to formulate a reading theory through already raised concernings by the literary theory over the years until nowadays. Considering four preliminary dimensions, converted onto codes - formalist, phenomenological-hermeneutical, sociological, psychoanalytical - additionally this article proposes analyze the tale "Penélope" written by Dalton Trevisan, oriented as a theoretical and practical approach applied to the classroom setting.Keywords: literary theory; theory of reading; analysis practice. Las condiciones de análisis: teoría de la literature en “Penélope”, de Dalton Trevisan Resumen: El presente artículo busca producir una teoría de lectura a partir de las problematizaciones ya levantadas por la teoría literaria a lo largo del tiempo hasta los días de hoy. Tomando cuatro vertientes iniciales; transformadas en códigos―formalista, hermenéutico-fenomenológica, sociológica y psicoanalítica― el artículo propone analizar el cuento de Dalton Trevisan, “Penélope”, trayéndolo como modelo de aplicación teórica y práctica para el trabajo en sala de clase.Palabras clave: teoría literária; teoría de la lectura; práctica de análisis. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1092 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1092 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/1092/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 1 n. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 108-127 Communitas; Vol. 1 No. 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 108-127 Revista Communitas; ##issue.vol## 1 ##issue.no## 1 (2017): SE NINGUÉM TE OUVE: ESCREVA!; 108-127 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222308102144 |