TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freires dos Santos, Francisco Amarildo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6254
Resumo: O prestigiado filósofo americano Andrew Feenberg é professor do departamento de Filosofia da Tecnologia da Universidade Simon Fraser em Vancouver (Canadá), e dedica seus estudos em áreas como a Filosofia da Tecnologia e a crítica da tecnologia. Suas produções científicas nos convidam ao desenvolvimento da autorreflexão, de um olhar crítico, para superar ideias conformistas de que as tecnologias são neutras, sendo necessário historicizá-las. Não há neutralidade nas tecnologias, e sim todo um discurso excludente que corrobora com princípios antidemocráticos, de poder e controle social.  O presente artigo estabelece uma relação com as características da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg com o ensino de história, mapeando contribuições à área.
id UFAC-2_19634657367af1d741ca4b2f9c2678ca
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6254
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemiaFilosofia da Tecnologia; ensino de história; desafiosO prestigiado filósofo americano Andrew Feenberg é professor do departamento de Filosofia da Tecnologia da Universidade Simon Fraser em Vancouver (Canadá), e dedica seus estudos em áreas como a Filosofia da Tecnologia e a crítica da tecnologia. Suas produções científicas nos convidam ao desenvolvimento da autorreflexão, de um olhar crítico, para superar ideias conformistas de que as tecnologias são neutras, sendo necessário historicizá-las. Não há neutralidade nas tecnologias, e sim todo um discurso excludente que corrobora com princípios antidemocráticos, de poder e controle social.  O presente artigo estabelece uma relação com as características da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg com o ensino de história, mapeando contribuições à área.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/625410.29327/268346.7.15-15Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 213-222Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 213-222Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 213-2222526-597010.29327/268346.7.15reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6254/4297Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreires dos Santos, Francisco Amarildo2023-11-06T14:06:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6254Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T14:06:31Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia
title TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia
spellingShingle TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia
Freires dos Santos, Francisco Amarildo
Filosofia da Tecnologia; ensino de história; desafios
title_short TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia
title_full TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia
title_fullStr TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia
title_full_unstemmed TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia
title_sort TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia
author Freires dos Santos, Francisco Amarildo
author_facet Freires dos Santos, Francisco Amarildo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freires dos Santos, Francisco Amarildo
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia da Tecnologia; ensino de história; desafios
topic Filosofia da Tecnologia; ensino de história; desafios
description O prestigiado filósofo americano Andrew Feenberg é professor do departamento de Filosofia da Tecnologia da Universidade Simon Fraser em Vancouver (Canadá), e dedica seus estudos em áreas como a Filosofia da Tecnologia e a crítica da tecnologia. Suas produções científicas nos convidam ao desenvolvimento da autorreflexão, de um olhar crítico, para superar ideias conformistas de que as tecnologias são neutras, sendo necessário historicizá-las. Não há neutralidade nas tecnologias, e sim todo um discurso excludente que corrobora com princípios antidemocráticos, de poder e controle social.  O presente artigo estabelece uma relação com as características da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg com o ensino de história, mapeando contribuições à área.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6254
10.29327/268346.7.15-15
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6254
identifier_str_mv 10.29327/268346.7.15-15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6254/4297
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 213-222
Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 213-222
Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 213-222
2526-5970
10.29327/268346.7.15
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221620236288