TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6254 |
Resumo: | O prestigiado filósofo americano Andrew Feenberg é professor do departamento de Filosofia da Tecnologia da Universidade Simon Fraser em Vancouver (Canadá), e dedica seus estudos em áreas como a Filosofia da Tecnologia e a crítica da tecnologia. Suas produções científicas nos convidam ao desenvolvimento da autorreflexão, de um olhar crítico, para superar ideias conformistas de que as tecnologias são neutras, sendo necessário historicizá-las. Não há neutralidade nas tecnologias, e sim todo um discurso excludente que corrobora com princípios antidemocráticos, de poder e controle social. O presente artigo estabelece uma relação com as características da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg com o ensino de história, mapeando contribuições à área. |
id |
UFAC-2_19634657367af1d741ca4b2f9c2678ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6254 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemiaFilosofia da Tecnologia; ensino de história; desafiosO prestigiado filósofo americano Andrew Feenberg é professor do departamento de Filosofia da Tecnologia da Universidade Simon Fraser em Vancouver (Canadá), e dedica seus estudos em áreas como a Filosofia da Tecnologia e a crítica da tecnologia. Suas produções científicas nos convidam ao desenvolvimento da autorreflexão, de um olhar crítico, para superar ideias conformistas de que as tecnologias são neutras, sendo necessário historicizá-las. Não há neutralidade nas tecnologias, e sim todo um discurso excludente que corrobora com princípios antidemocráticos, de poder e controle social. O presente artigo estabelece uma relação com as características da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg com o ensino de história, mapeando contribuições à área.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/625410.29327/268346.7.15-15Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 213-222Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 213-222Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 213-2222526-597010.29327/268346.7.15reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6254/4297Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreires dos Santos, Francisco Amarildo2023-11-06T14:06:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6254Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T14:06:31Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia |
title |
TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia |
spellingShingle |
TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia Freires dos Santos, Francisco Amarildo Filosofia da Tecnologia; ensino de história; desafios |
title_short |
TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia |
title_full |
TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia |
title_fullStr |
TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia |
title_full_unstemmed |
TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia |
title_sort |
TEORIA CRÍTICA DA TECNOLOGIA EM ANDREW FEENBERG: contribuições ao ensino de história em tempos de pós-pandemia |
author |
Freires dos Santos, Francisco Amarildo |
author_facet |
Freires dos Santos, Francisco Amarildo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freires dos Santos, Francisco Amarildo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia da Tecnologia; ensino de história; desafios |
topic |
Filosofia da Tecnologia; ensino de história; desafios |
description |
O prestigiado filósofo americano Andrew Feenberg é professor do departamento de Filosofia da Tecnologia da Universidade Simon Fraser em Vancouver (Canadá), e dedica seus estudos em áreas como a Filosofia da Tecnologia e a crítica da tecnologia. Suas produções científicas nos convidam ao desenvolvimento da autorreflexão, de um olhar crítico, para superar ideias conformistas de que as tecnologias são neutras, sendo necessário historicizá-las. Não há neutralidade nas tecnologias, e sim todo um discurso excludente que corrobora com princípios antidemocráticos, de poder e controle social. O presente artigo estabelece uma relação com as características da Teoria Crítica da Tecnologia de Feenberg com o ensino de história, mapeando contribuições à área. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6254 10.29327/268346.7.15-15 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6254 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.15-15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6254/4297 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 213-222 Communitas; Vol. 7 No. 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 213-222 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 15 (2023): Cultura material nos múltiplos contextos sociais; 213-222 2526-5970 10.29327/268346.7.15 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221620236288 |