PROJETOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DA RETÓRICA CONSERVADORA AO PÂNICO MORAL
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2070 |
Resumo: | O conflito entre os favoráveis à existência da temática de gênero na escola e os agentes e instituições contrários, evidenciou também um repertório de argumentos utilizados por ambas as partes. O poderio de argumentação foi fundamental para a sustentação das posições defendidas, bem como para que estas reverberassem em outros campos e segmentos sociais, ampliando assim o apoio e a adesão de novos agentes à disputa em curso. A partir deste quadro exponho sobre o que considero serem as repercussões ou os impactos das ações da coalizão conservadora formada, de sua retórica e dos medos sociais desenvolvidos. Nesse sentido, trago para este artigo uma breve análise de projetos recentes que são permeados pela retórica conservadora e fortalecidos no contexto de pânico moral estabelecido como o Movimento Escola Sem Partido, a retirada de gênero dos planos municipais e estaduais de educação e da Base Nacional Comum Curricular. |
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PROJETOS PARA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: DA RETÓRICA CONSERVADORA AO PÂNICO MORALLaicidadePolíticas educacionaisO conflito entre os favoráveis à existência da temática de gênero na escola e os agentes e instituições contrários, evidenciou também um repertório de argumentos utilizados por ambas as partes. O poderio de argumentação foi fundamental para a sustentação das posições defendidas, bem como para que estas reverberassem em outros campos e segmentos sociais, ampliando assim o apoio e a adesão de novos agentes à disputa em curso. A partir deste quadro exponho sobre o que considero serem as repercussões ou os impactos das ações da coalizão conservadora formada, de sua retórica e dos medos sociais desenvolvidos. Nesse sentido, trago para este artigo uma breve análise de projetos recentes que são permeados pela retórica conservadora e fortalecidos no contexto de pânico moral estabelecido como o Movimento Escola Sem Partido, a retirada de gênero dos planos municipais e estaduais de educação e da Base Nacional Comum Curricular.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2018-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2070Communitas; v. 2 n. Esp (2018): EDIÇÃO ESPECIAL - CONSERVADORISMO: POLÍTICAS E EDUCAÇÃO; 106-120Communitas; Vol. 2 No. Esp (2018): EDIÇÃO ESPECIAL - CONSERVADORISMO: POLÍTICAS E EDUCAÇÃO; 106-120Revista Communitas; ##issue.vol## 2 ##issue.no## Esp (2018): EDIÇÃO ESPECIAL - CONSERVADORISMO: POLÍTICAS E EDUCAÇÃO; 106-1202526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2070/pdfCopyright (c) 2018 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Mendonça, Amanda André2019-09-26T15:27:00Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2070Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2019-09-26T15:27Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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