ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES:: estado do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6994 |
Resumo: | Este artigo objetiva apresentar os resultados de pesquisas efetuadas em diferentes bancos de dados (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, rede Scielo, Anais de reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino) para a composição de estado do conhecimento a respeito da temática que interrelaciona a formação inicial no curso de Pedagogia, em vista dos contextos não escolares, e a atuação profissional de pedagogos em espaços dessa natureza. Os materiais bibliográficos rastreados a partir das categorias delineadas para o estudo (pedagogia, educação não escolar, currículo e atuação profissional) foram analisados, primeiramente, quanto à pertinência temática e, posteriormente, quanto às aproximações e distanciamentos entre eles, com vistas à triangulação de dados. Como resultado, destacam-se, entre as áreas de atuação profissional não escolar para os pedagogos já estudadas, aquelas que se dedicam ao campo social, à educação organizacional, ao espaço jurídico e ao ambiente de saúde. Ademais, restou patente a exiguidade de produções, o que indica que ainda há vasto terreno de investigações a serem exploradas. Em termos de formação no curso de Pedagogia, evidenciou-se a dificuldade de abordagem da dimensão não escolar nos currículos e, em decorrência disso, a premência de reorientação das linhas formativas concernentes. Nesse processo, o pilar epistemológico da Pedagogia foi evocado pelos pesquisadores, pois a visão amplificada acerca do fenômeno educativo é aspecto fundamental para a discussão das práticas pedagógicas não escolares e, por conseguinte, para a atuação profissional dos pedagogos nesses cenários. |
id |
UFAC-2_4828da68c818ed1860d92272e29c0fe3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6994 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES:: estado do conhecimento pedagogia; educação não escolar; currículo; atuação profissional; estado do conhecimentoEste artigo objetiva apresentar os resultados de pesquisas efetuadas em diferentes bancos de dados (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, rede Scielo, Anais de reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino) para a composição de estado do conhecimento a respeito da temática que interrelaciona a formação inicial no curso de Pedagogia, em vista dos contextos não escolares, e a atuação profissional de pedagogos em espaços dessa natureza. Os materiais bibliográficos rastreados a partir das categorias delineadas para o estudo (pedagogia, educação não escolar, currículo e atuação profissional) foram analisados, primeiramente, quanto à pertinência temática e, posteriormente, quanto às aproximações e distanciamentos entre eles, com vistas à triangulação de dados. Como resultado, destacam-se, entre as áreas de atuação profissional não escolar para os pedagogos já estudadas, aquelas que se dedicam ao campo social, à educação organizacional, ao espaço jurídico e ao ambiente de saúde. Ademais, restou patente a exiguidade de produções, o que indica que ainda há vasto terreno de investigações a serem exploradas. Em termos de formação no curso de Pedagogia, evidenciou-se a dificuldade de abordagem da dimensão não escolar nos currículos e, em decorrência disso, a premência de reorientação das linhas formativas concernentes. Nesse processo, o pilar epistemológico da Pedagogia foi evocado pelos pesquisadores, pois a visão amplificada acerca do fenômeno educativo é aspecto fundamental para a discussão das práticas pedagógicas não escolares e, por conseguinte, para a atuação profissional dos pedagogos nesses cenários.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/699410.29327/268346.8.18-10Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 172-200Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 172-200Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 172-2002526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6994/4484Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSerejo de Souza, Mariana Aparecida2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6994Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES:: estado do conhecimento |
title |
ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES:: estado do conhecimento |
spellingShingle |
ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES:: estado do conhecimento Serejo de Souza, Mariana Aparecida pedagogia; educação não escolar; currículo; atuação profissional; estado do conhecimento |
title_short |
ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES:: estado do conhecimento |
title_full |
ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES:: estado do conhecimento |
title_fullStr |
ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES:: estado do conhecimento |
title_full_unstemmed |
ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES:: estado do conhecimento |
title_sort |
ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS EM CONTEXTOS NÃO ESCOLARES:: estado do conhecimento |
author |
Serejo de Souza, Mariana Aparecida |
author_facet |
Serejo de Souza, Mariana Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serejo de Souza, Mariana Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
pedagogia; educação não escolar; currículo; atuação profissional; estado do conhecimento |
topic |
pedagogia; educação não escolar; currículo; atuação profissional; estado do conhecimento |
description |
Este artigo objetiva apresentar os resultados de pesquisas efetuadas em diferentes bancos de dados (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, rede Scielo, Anais de reuniões da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino) para a composição de estado do conhecimento a respeito da temática que interrelaciona a formação inicial no curso de Pedagogia, em vista dos contextos não escolares, e a atuação profissional de pedagogos em espaços dessa natureza. Os materiais bibliográficos rastreados a partir das categorias delineadas para o estudo (pedagogia, educação não escolar, currículo e atuação profissional) foram analisados, primeiramente, quanto à pertinência temática e, posteriormente, quanto às aproximações e distanciamentos entre eles, com vistas à triangulação de dados. Como resultado, destacam-se, entre as áreas de atuação profissional não escolar para os pedagogos já estudadas, aquelas que se dedicam ao campo social, à educação organizacional, ao espaço jurídico e ao ambiente de saúde. Ademais, restou patente a exiguidade de produções, o que indica que ainda há vasto terreno de investigações a serem exploradas. Em termos de formação no curso de Pedagogia, evidenciou-se a dificuldade de abordagem da dimensão não escolar nos currículos e, em decorrência disso, a premência de reorientação das linhas formativas concernentes. Nesse processo, o pilar epistemológico da Pedagogia foi evocado pelos pesquisadores, pois a visão amplificada acerca do fenômeno educativo é aspecto fundamental para a discussão das práticas pedagógicas não escolares e, por conseguinte, para a atuação profissional dos pedagogos nesses cenários. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6994 10.29327/268346.8.18-10 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6994 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.8.18-10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6994/4484 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 172-200 Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 172-200 Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 172-200 2526-5970 10.29327/268346.8.18 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221696782336 |