MATERIAL ESTRUTURADO PARA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS-AUTISTAS A PARTIR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3805 |
Resumo: | A alfabetização de alunos com necessidades educacionais especiais é um tema muito debatido e desafiador para os profissionais que atuam como mediadores no processo de aquisição da leitura e da escrita. Muitos métodos não favorecem o olhar sobre os gostos individuais e a realidade de vida aluno. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de Material Estruturado para Alfabetização de Alunos Surdos-autistas a partir de preferências de interesse do aluno, baseado numa perspectiva visual de alfabetização. Visto que os alunos com estas necessidades educacionais específicas, aprendem melhor por meio de recursos visuais que possibilitem ampliar o reportório linguístico, social e cultural. O artigo apontará algumas considerações sobre a educação de surdos e características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) de forma objetiva, procurando elucidar questões importantes que antecedem a preparação do material pedagógico individualizado, buscando favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita com compreensão. |
id |
UFAC-2_51903f6d768f6a0952068a4e2d8b7847 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3805 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
MATERIAL ESTRUTURADO PARA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS-AUTISTAS A PARTIR Material estruturado, Alfabetização, Surdo-autista, Interesses RestritosA alfabetização de alunos com necessidades educacionais especiais é um tema muito debatido e desafiador para os profissionais que atuam como mediadores no processo de aquisição da leitura e da escrita. Muitos métodos não favorecem o olhar sobre os gostos individuais e a realidade de vida aluno. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de Material Estruturado para Alfabetização de Alunos Surdos-autistas a partir de preferências de interesse do aluno, baseado numa perspectiva visual de alfabetização. Visto que os alunos com estas necessidades educacionais específicas, aprendem melhor por meio de recursos visuais que possibilitem ampliar o reportório linguístico, social e cultural. O artigo apontará algumas considerações sobre a educação de surdos e características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) de forma objetiva, procurando elucidar questões importantes que antecedem a preparação do material pedagógico individualizado, buscando favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita com compreensão.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2020-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3805Communitas; v. 4 n. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 396-407Communitas; Vol. 4 No. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 396-407Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 396-4072526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3805/2226Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Costa, Dora Vieira Lione, Viviane de Oliveira Freitas 2020-06-11T12:05:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3805Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2020-06-11T12:05:06Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MATERIAL ESTRUTURADO PARA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS-AUTISTAS A PARTIR |
title |
MATERIAL ESTRUTURADO PARA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS-AUTISTAS A PARTIR |
spellingShingle |
MATERIAL ESTRUTURADO PARA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS-AUTISTAS A PARTIR da Costa, Dora Vieira Material estruturado, Alfabetização, Surdo-autista, Interesses Restritos |
title_short |
MATERIAL ESTRUTURADO PARA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS-AUTISTAS A PARTIR |
title_full |
MATERIAL ESTRUTURADO PARA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS-AUTISTAS A PARTIR |
title_fullStr |
MATERIAL ESTRUTURADO PARA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS-AUTISTAS A PARTIR |
title_full_unstemmed |
MATERIAL ESTRUTURADO PARA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS-AUTISTAS A PARTIR |
title_sort |
MATERIAL ESTRUTURADO PARA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS SURDOS-AUTISTAS A PARTIR |
author |
da Costa, Dora Vieira |
author_facet |
da Costa, Dora Vieira Lione, Viviane de Oliveira Freitas |
author_role |
author |
author2 |
Lione, Viviane de Oliveira Freitas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa, Dora Vieira Lione, Viviane de Oliveira Freitas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Material estruturado, Alfabetização, Surdo-autista, Interesses Restritos |
topic |
Material estruturado, Alfabetização, Surdo-autista, Interesses Restritos |
description |
A alfabetização de alunos com necessidades educacionais especiais é um tema muito debatido e desafiador para os profissionais que atuam como mediadores no processo de aquisição da leitura e da escrita. Muitos métodos não favorecem o olhar sobre os gostos individuais e a realidade de vida aluno. Desta forma, este trabalho tem por objetivo apresentar um modelo de Material Estruturado para Alfabetização de Alunos Surdos-autistas a partir de preferências de interesse do aluno, baseado numa perspectiva visual de alfabetização. Visto que os alunos com estas necessidades educacionais específicas, aprendem melhor por meio de recursos visuais que possibilitem ampliar o reportório linguístico, social e cultural. O artigo apontará algumas considerações sobre a educação de surdos e características do Transtorno do Espectro Autista (TEA) de forma objetiva, procurando elucidar questões importantes que antecedem a preparação do material pedagógico individualizado, buscando favorecer a aprendizagem da leitura e da escrita com compreensão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3805 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/3805/2226 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REVISTA COMMUNITAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 4 n. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 396-407 Communitas; Vol. 4 No. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 396-407 Revista Communitas; ##issue.vol## 4 ##issue.no## 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO; 396-407 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313223595753472 |