O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Andressa Lays Alves Lopes dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eventos Pedagógicos
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6322
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma compreensão sobre o ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos. Os autores que embasaram esta pesquisa foram Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Jean Alexandro Wathier e Ana Paula de Freitas. A abordagem de pesquisa foi qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores que trabalham na sala de atendimento educacional especializado – AEE da rede pública de ensino na cidade de Sinop, Mato Grosso, realizadas no segundo semestre de 2021. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a maioria dos professores não conhecem Libras, e que as suas estratégias de ensino muitas vezes não são realizadas pensando nos alunos surdos, o que faz com que a participação dos mesmos em sala de aula seja proporcionada apenas pelo intérprete de Libras.
id UNEMAT-1_0d209eb009600100645b4393a0cc99ab
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6322
network_acronym_str UNEMAT-1
network_name_str Revista Eventos Pedagógicos
repository_id_str
spelling O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdosAlfabetizaçãoBilíngueSurdosProfessoresEste artigo tem por objetivo apresentar uma compreensão sobre o ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos. Os autores que embasaram esta pesquisa foram Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Jean Alexandro Wathier e Ana Paula de Freitas. A abordagem de pesquisa foi qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores que trabalham na sala de atendimento educacional especializado – AEE da rede pública de ensino na cidade de Sinop, Mato Grosso, realizadas no segundo semestre de 2021. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a maioria dos professores não conhecem Libras, e que as suas estratégias de ensino muitas vezes não são realizadas pensando nos alunos surdos, o que faz com que a participação dos mesmos em sala de aula seja proporcionada apenas pelo intérprete de Libras.Unemat Editora2022-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/632210.30681/reps.v13i2.6322Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 216-2262236-3165reponame:Revista Eventos Pedagógicosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6322/4636Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Andressa Lays Alves Lopes dos2023-08-09T17:48:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6322Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/repsPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/reps/oai||eventospedagogicos@unemat-net.br2236-31652236-3165opendoar:2023-08-09T17:48:54Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos
title O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos
spellingShingle O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos
Santos, Andressa Lays Alves Lopes dos
Alfabetização
Bilíngue
Surdos
Professores
title_short O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos
title_full O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos
title_fullStr O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos
title_full_unstemmed O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos
title_sort O ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos
author Santos, Andressa Lays Alves Lopes dos
author_facet Santos, Andressa Lays Alves Lopes dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Andressa Lays Alves Lopes dos
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Bilíngue
Surdos
Professores
topic Alfabetização
Bilíngue
Surdos
Professores
description Este artigo tem por objetivo apresentar uma compreensão sobre o ensino bilíngue no processo de alfabetização de surdos. Os autores que embasaram esta pesquisa foram Mirlene Ferreira Macedo Damázio, Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Jean Alexandro Wathier e Ana Paula de Freitas. A abordagem de pesquisa foi qualitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas com professores que trabalham na sala de atendimento educacional especializado – AEE da rede pública de ensino na cidade de Sinop, Mato Grosso, realizadas no segundo semestre de 2021. Os resultados da pesquisa evidenciaram que a maioria dos professores não conhecem Libras, e que as suas estratégias de ensino muitas vezes não são realizadas pensando nos alunos surdos, o que faz com que a participação dos mesmos em sala de aula seja proporcionada apenas pelo intérprete de Libras.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6322
10.30681/reps.v13i2.6322
url https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6322
identifier_str_mv 10.30681/reps.v13i2.6322
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/reps/article/view/6322/4636
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Eventos Pedagógicos
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
publisher.none.fl_str_mv Unemat Editora
dc.source.none.fl_str_mv Eventos Pedagógicos; v. 13 n. 2 (2022): Matemática e suas interfaces com o ensino; 216-226
2236-3165
reponame:Revista Eventos Pedagógicos
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista Eventos Pedagógicos
collection Revista Eventos Pedagógicos
repository.name.fl_str_mv Revista Eventos Pedagógicos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv ||eventospedagogicos@unemat-net.br
_version_ 1800210922212425728