SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL:: o que dizem o perfil do egresso e os objetivos?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7007 |
Resumo: | Este texto objetiva analisar, comparativamente, os perfis de egressos e objetivos gerais constantes nos Projetos Pedagógicos (PP) dos Cursos de Pedagogia presenciais das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Realizou-se a análise documental, a pesquisa bibliográfica aplicando a Análise dos Movimentos dos Sentidos (AMS) como fundamento teórico-metodológico a fim de elencar sentidos que compõem os Cursos de Pedagogia. Para a análise realizou-se os seguintes questionamentos: 1) Será que o perfil do egresso dos cursos de Pedagogia estão representados nos objetivos destes cursos? 2) Quais os sentidos evidenciados quando esses vocábulos são comparados? Evidenciou-se que tanto o perfil do egresso, quanto o objetivo do curso, são desarticulados entre si, ressaltando a importância de uma revisão política assentada na dimensão pedagógica das propostas que orientam os Cursos de Pedagogia em instituições públicas do Rio Grande do Sul. |
id |
UFAC-2_56716f0686a36681ab957b71802c0f59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7007 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL:: o que dizem o perfil do egresso e os objetivos?Curso de Pedagogia;Perfil do Egresso;Objetivo do Curso;Rio Grande do Sul.Este texto objetiva analisar, comparativamente, os perfis de egressos e objetivos gerais constantes nos Projetos Pedagógicos (PP) dos Cursos de Pedagogia presenciais das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Realizou-se a análise documental, a pesquisa bibliográfica aplicando a Análise dos Movimentos dos Sentidos (AMS) como fundamento teórico-metodológico a fim de elencar sentidos que compõem os Cursos de Pedagogia. Para a análise realizou-se os seguintes questionamentos: 1) Será que o perfil do egresso dos cursos de Pedagogia estão representados nos objetivos destes cursos? 2) Quais os sentidos evidenciados quando esses vocábulos são comparados? Evidenciou-se que tanto o perfil do egresso, quanto o objetivo do curso, são desarticulados entre si, ressaltando a importância de uma revisão política assentada na dimensão pedagógica das propostas que orientam os Cursos de Pedagogia em instituições públicas do Rio Grande do Sul.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2024-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/700710.29327/268346.8.18-15Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 280-300Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 280-300Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 280-3002526-597010.29327/268346.8.18reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7007/4489Copyright (c) 2024 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Camargo da Costa, Graziellada Silva Braido, LuizaSoares Ferreira, Liliana 2024-04-30T21:32:53Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7007Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-04-30T21:32:53Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL:: o que dizem o perfil do egresso e os objetivos? |
title |
SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL:: o que dizem o perfil do egresso e os objetivos? |
spellingShingle |
SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL:: o que dizem o perfil do egresso e os objetivos? de Camargo da Costa, Graziella Curso de Pedagogia; Perfil do Egresso; Objetivo do Curso; Rio Grande do Sul. |
title_short |
SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL:: o que dizem o perfil do egresso e os objetivos? |
title_full |
SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL:: o que dizem o perfil do egresso e os objetivos? |
title_fullStr |
SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL:: o que dizem o perfil do egresso e os objetivos? |
title_full_unstemmed |
SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL:: o que dizem o perfil do egresso e os objetivos? |
title_sort |
SOBRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DO RIO GRANDE DO SUL:: o que dizem o perfil do egresso e os objetivos? |
author |
de Camargo da Costa, Graziella |
author_facet |
de Camargo da Costa, Graziella da Silva Braido, Luiza Soares Ferreira, Liliana |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Braido, Luiza Soares Ferreira, Liliana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Camargo da Costa, Graziella da Silva Braido, Luiza Soares Ferreira, Liliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia; Perfil do Egresso; Objetivo do Curso; Rio Grande do Sul. |
topic |
Curso de Pedagogia; Perfil do Egresso; Objetivo do Curso; Rio Grande do Sul. |
description |
Este texto objetiva analisar, comparativamente, os perfis de egressos e objetivos gerais constantes nos Projetos Pedagógicos (PP) dos Cursos de Pedagogia presenciais das Instituições de Ensino Superior (IES) do Estado do Rio Grande do Sul (RS). Realizou-se a análise documental, a pesquisa bibliográfica aplicando a Análise dos Movimentos dos Sentidos (AMS) como fundamento teórico-metodológico a fim de elencar sentidos que compõem os Cursos de Pedagogia. Para a análise realizou-se os seguintes questionamentos: 1) Será que o perfil do egresso dos cursos de Pedagogia estão representados nos objetivos destes cursos? 2) Quais os sentidos evidenciados quando esses vocábulos são comparados? Evidenciou-se que tanto o perfil do egresso, quanto o objetivo do curso, são desarticulados entre si, ressaltando a importância de uma revisão política assentada na dimensão pedagógica das propostas que orientam os Cursos de Pedagogia em instituições públicas do Rio Grande do Sul. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7007 10.29327/268346.8.18-15 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7007 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.8.18-15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7007/4489 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 8 n. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 280-300 Communitas; Vol. 8 No. 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 280-300 Revista Communitas; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 18 (2024): PEDAGOGIA: campo epistemológico, formativo e de atuação profissional; 280-300 2526-5970 10.29327/268346.8.18 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221706219520 |