Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/618 |
Resumo: | O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.PALAVRAS-CHAVE: CURSO DE PEDAGOGIA; FORMA |
id |
UNICID_f2994e63e494691c2b66a94cd7eb1d5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/618 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicialCurso de PedagogiaFormação de pedagogosEgressos.O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.PALAVRAS-CHAVE: CURSO DE PEDAGOGIA; FORMAUniversidade Cidade de São Paulo2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/61810.26843/v11.n2.2018.618.p240 - 258Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 2 (2018): Mai. / Ago. 2018; 240 - 2581982-863210.26843/ae.v11.n2.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/618/583Copyright (c) 2018 Regina Magna Bonifácio de Araújo, Célia Maria Fernandes Nunes, Nilzilene Imaculada Lucindoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Regina Magna BonifácioNunes, Célia Maria FernandesLucindo, Nilzilene Imaculada2019-09-25T08:54:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/618Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-25T08:54:18Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial |
title |
Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial |
spellingShingle |
Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial de Araújo, Regina Magna Bonifácio Curso de Pedagogia Formação de pedagogos Egressos. |
title_short |
Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial |
title_full |
Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial |
title_fullStr |
Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial |
title_full_unstemmed |
Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial |
title_sort |
Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial |
author |
de Araújo, Regina Magna Bonifácio |
author_facet |
de Araújo, Regina Magna Bonifácio Nunes, Célia Maria Fernandes Lucindo, Nilzilene Imaculada |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Célia Maria Fernandes Lucindo, Nilzilene Imaculada |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Araújo, Regina Magna Bonifácio Nunes, Célia Maria Fernandes Lucindo, Nilzilene Imaculada |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Curso de Pedagogia Formação de pedagogos Egressos. |
topic |
Curso de Pedagogia Formação de pedagogos Egressos. |
description |
O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.PALAVRAS-CHAVE: CURSO DE PEDAGOGIA; FORMA |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/618 10.26843/v11.n2.2018.618.p240 - 258 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/618 |
identifier_str_mv |
10.26843/v11.n2.2018.618.p240 - 258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/618/583 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 2 (2018): Mai. / Ago. 2018; 240 - 258 1982-8632 10.26843/ae.v11.n2.2018 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315142241320960 |