Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Araújo, Regina Magna Bonifácio
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Nunes, Célia Maria Fernandes, Lucindo, Nilzilene Imaculada
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/618
Resumo: O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.PALAVRAS-CHAVE: CURSO DE PEDAGOGIA; FORMA
id UNICID_f2994e63e494691c2b66a94cd7eb1d5f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/618
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicialCurso de PedagogiaFormação de pedagogosEgressos.O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.PALAVRAS-CHAVE: CURSO DE PEDAGOGIA; FORMAUniversidade Cidade de São Paulo2018-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/61810.26843/v11.n2.2018.618.p240 - 258Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 2 (2018): Mai. / Ago. 2018; 240 - 2581982-863210.26843/ae.v11.n2.2018reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/618/583Copyright (c) 2018 Regina Magna Bonifácio de Araújo, Célia Maria Fernandes Nunes, Nilzilene Imaculada Lucindoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Regina Magna BonifácioNunes, Célia Maria FernandesLucindo, Nilzilene Imaculada2019-09-25T08:54:18Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/618Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2019-09-25T08:54:18Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial
title Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial
spellingShingle Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial
de Araújo, Regina Magna Bonifácio
Curso de Pedagogia
Formação de pedagogos
Egressos.
title_short Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial
title_full Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial
title_fullStr Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial
title_full_unstemmed Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial
title_sort Um estudo com egressos do curso de Pedagogia: avaliando a formação inicial
author de Araújo, Regina Magna Bonifácio
author_facet de Araújo, Regina Magna Bonifácio
Nunes, Célia Maria Fernandes
Lucindo, Nilzilene Imaculada
author_role author
author2 Nunes, Célia Maria Fernandes
Lucindo, Nilzilene Imaculada
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Araújo, Regina Magna Bonifácio
Nunes, Célia Maria Fernandes
Lucindo, Nilzilene Imaculada
dc.subject.por.fl_str_mv Curso de Pedagogia
Formação de pedagogos
Egressos.
topic Curso de Pedagogia
Formação de pedagogos
Egressos.
description O estudo apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia, formados após a Resolução CNE/CP nº 1/2006, estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental, pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line em 145 egressos formados entre 2012 e 2015. Com base nas respostas de 70 egressos identificamos que esse grupo se constitui, em sua maioria, por mulheres, naturais da região onde a IES está inserida, de cor branca e parda, solteiras. Em geral avaliam bem o curso nos quesitos projeto pedagógico, matriz curricular, estrutura física, apontando como ótimo o corpo docente. Os participantes reconheceram que a formação adquirida nas atividades de pesquisa e extensão foi significativa para a entrada no mercado de trabalho.PALAVRAS-CHAVE: CURSO DE PEDAGOGIA; FORMA
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/618
10.26843/v11.n2.2018.618.p240 - 258
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/618
identifier_str_mv 10.26843/v11.n2.2018.618.p240 - 258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/618/583
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 11 n. 2 (2018): Mai. / Ago. 2018; 240 - 258
1982-8632
10.26843/ae.v11.n2.2018
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315142241320960