CIDADANIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NO TEMPO PRESENTE: desafios e perspectivas
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7110 |
Resumo: | Este estudo objetiva mapear e compreender como as concepções de cidadania, educação, formação de professores(as) e currículo são abordadas em artigos científicos de 2004 a 2021, a partir de categorias teóricas como cidadania, formação docente, currículo, instituição escolar. Os dados foram obtidos a partir de sete artigos, hospedados na plataforma SciELO. A pesquisa está inserida no Estado da Arte (ENS; ROMANOWSKI, 2006) e emprega a metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2021). Os resultados revelam que a cidadania centra-se no exercício de direitos, que a educação é essencial na construção de cidadãos. Outrossim, a formação docente deve ser abordada de forma crítica, reflexiva e integrada. A partir disso, o currículo deve adotar teorias críticas, visando uma escola emancipadora com estudantes ativos, críticos e participativos. Conclui-se que é necessário superar paradigmas educacionais tradicionais ligados ao pensamento escolar, ao currículo e à formação docente e adotar projetos pedagógicos que valorizem as vivências dos estudantes para formar indivíduos críticos, participativos e emancipados. |
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CIDADANIA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) NO TEMPO PRESENTE: desafios e perspectivasCidadania.Formação de professor.Currículo.Educação cidadã.Este estudo objetiva mapear e compreender como as concepções de cidadania, educação, formação de professores(as) e currículo são abordadas em artigos científicos de 2004 a 2021, a partir de categorias teóricas como cidadania, formação docente, currículo, instituição escolar. Os dados foram obtidos a partir de sete artigos, hospedados na plataforma SciELO. A pesquisa está inserida no Estado da Arte (ENS; ROMANOWSKI, 2006) e emprega a metodologia de Análise de Conteúdo (BARDIN, 2021). Os resultados revelam que a cidadania centra-se no exercício de direitos, que a educação é essencial na construção de cidadãos. Outrossim, a formação docente deve ser abordada de forma crítica, reflexiva e integrada. A partir disso, o currículo deve adotar teorias críticas, visando uma escola emancipadora com estudantes ativos, críticos e participativos. Conclui-se que é necessário superar paradigmas educacionais tradicionais ligados ao pensamento escolar, ao currículo e à formação docente e adotar projetos pedagógicos que valorizem as vivências dos estudantes para formar indivíduos críticos, participativos e emancipados.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/711010.29327/268346.7.16-9Communitas; v. 7 n. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 118-131Communitas; Vol. 7 No. 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 118-131Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 16 (2023): PRÁTICAS EDUCATIVAS RETRATADAS EM EXPERIÊNCIAS E PESQUISAS; 118-1312526-597010.29327/268346.7.16reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/7110/4348Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Nilson Rodrigues Borges de Silva, Pedro Alves da Silva, Joselma Ferreira Lima e 2023-12-14T17:55:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7110Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-12-14T17:55:41Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
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