ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6313 |
Resumo: | O trabalho resulta de uma pesquisa concluída no Mestrado em Educação (xxxxx) no contexto da região Norte marcado por diversos fatores de desigualdades regionais. Metodologicamente usamos a revisão de literatura e análise quantitativa com base nas informações de 27 docentes do município de Palmas. O estudo consistiu em analisar a relação docente e dispositivos tecnológicos para o trabalho no ensino remoto na Educação Básica de Palmas e a funcionabilidade do Palmas Home School. Entre os anos de 2020 e 2021. O afastamento físico e o fechamento das escolas colocaram todos nós professores diante de uma prática de ensino desafiadora a partir dos “arranjos curriculares” (ROCHA,2022), implantados pelas secretarias de educação do Brasil. No sistema municipal de ensino de Palmas, foi implantado o programa “Palmas Home School” (SIMÃO,2022), cuja ferramenta disponibilizou textos, atividades, vídeos e sugestões de sites para o autoaprendizado dos alunos. A conectividade é uma das questões das assimetrias regionais, todavia, planejar e implementar a “Educação mediada por Tecnologias” é o maior desafio da Educação Básica em Palmas. |
id |
UFAC-2_6bf09091c5c2f3236866a81fedc6e9bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6313 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TOacessibilidade e TIC; educação básica; Palmas Home School; Região Norte.O trabalho resulta de uma pesquisa concluída no Mestrado em Educação (xxxxx) no contexto da região Norte marcado por diversos fatores de desigualdades regionais. Metodologicamente usamos a revisão de literatura e análise quantitativa com base nas informações de 27 docentes do município de Palmas. O estudo consistiu em analisar a relação docente e dispositivos tecnológicos para o trabalho no ensino remoto na Educação Básica de Palmas e a funcionabilidade do Palmas Home School. Entre os anos de 2020 e 2021. O afastamento físico e o fechamento das escolas colocaram todos nós professores diante de uma prática de ensino desafiadora a partir dos “arranjos curriculares” (ROCHA,2022), implantados pelas secretarias de educação do Brasil. No sistema municipal de ensino de Palmas, foi implantado o programa “Palmas Home School” (SIMÃO,2022), cuja ferramenta disponibilizou textos, atividades, vídeos e sugestões de sites para o autoaprendizado dos alunos. A conectividade é uma das questões das assimetrias regionais, todavia, planejar e implementar a “Educação mediada por Tecnologias” é o maior desafio da Educação Básica em Palmas.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2023-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/631310.29327/268346.7.17-10Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 133-146Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 133-146Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 133-1462526-597010.29327/268346.7.17reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6313/4372Copyright (c) 2023 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha Simão, José FranciscoRocha, José Damião Trindade2024-01-22T18:37:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6313Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2024-01-22T18:37:11Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TO |
title |
ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TO |
spellingShingle |
ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TO Rocha Simão, José Francisco acessibilidade e TIC; educação básica; Palmas Home School; Região Norte. |
title_short |
ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TO |
title_full |
ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TO |
title_fullStr |
ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TO |
title_full_unstemmed |
ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TO |
title_sort |
ACESSIBILIDADE E USABILIDADE ÀS TIC NA REGIÃO NORTE E O USO DA PLATAFORMA PALMAS HOME SCHOOL PARA SUBSIDIAR A EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL DE PALMAS – TO |
author |
Rocha Simão, José Francisco |
author_facet |
Rocha Simão, José Francisco Rocha, José Damião Trindade |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, José Damião Trindade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha Simão, José Francisco Rocha, José Damião Trindade |
dc.subject.por.fl_str_mv |
acessibilidade e TIC; educação básica; Palmas Home School; Região Norte. |
topic |
acessibilidade e TIC; educação básica; Palmas Home School; Região Norte. |
description |
O trabalho resulta de uma pesquisa concluída no Mestrado em Educação (xxxxx) no contexto da região Norte marcado por diversos fatores de desigualdades regionais. Metodologicamente usamos a revisão de literatura e análise quantitativa com base nas informações de 27 docentes do município de Palmas. O estudo consistiu em analisar a relação docente e dispositivos tecnológicos para o trabalho no ensino remoto na Educação Básica de Palmas e a funcionabilidade do Palmas Home School. Entre os anos de 2020 e 2021. O afastamento físico e o fechamento das escolas colocaram todos nós professores diante de uma prática de ensino desafiadora a partir dos “arranjos curriculares” (ROCHA,2022), implantados pelas secretarias de educação do Brasil. No sistema municipal de ensino de Palmas, foi implantado o programa “Palmas Home School” (SIMÃO,2022), cuja ferramenta disponibilizou textos, atividades, vídeos e sugestões de sites para o autoaprendizado dos alunos. A conectividade é uma das questões das assimetrias regionais, todavia, planejar e implementar a “Educação mediada por Tecnologias” é o maior desafio da Educação Básica em Palmas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6313 10.29327/268346.7.17-10 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6313 |
identifier_str_mv |
10.29327/268346.7.17-10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6313/4372 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Communitas http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 133-146 Communitas; Vol. 7 No. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 133-146 Revista Communitas; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS; 133-146 2526-5970 10.29327/268346.7.17 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313221631770624 |