SIGNIFICADOS DE UM PROJETO EXTRACLASSE PARA ADOLESCENTES/JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Ícaro Uriel Brito
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Simões, Regina Maria Rovigati, Ribeiro, Alcides Mariano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Communitas
Texto Completo: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6075
Resumo: O proposito deste artigo é relatar a experiência de um projeto extraclasse denominado História e Memoria do Holocausto desenvolvido com 15 adolescentes/jovens privados de liberdade e 26 funcionários de uma unidade mineira e analisar o significado de participar do mesmo. Deste total, através do Google Forms, seis internos e 20 funcionários responderam as seguintes questões: 1. Para você, o que significou participar deste projeto? 2. Durante sua participação no projeto, quais pontos foram mais significativos? e 3. Durante sua participação no projeto, quais pontos foram menos significativos? Os resultados mostraram que para os internos a aquisição de conhecimento, aliada a percepção de sofrimento e preconceito sobre eles e as vítimas e a valorização da vida foram significativos e que os pontos mais relevantes foram a releitura das obras e as pesquisas. Sugeriram desenvolver a temática em foram de história em quadrinhos e peça de teatro. Os funcionários destacaram que o protagonismo dos adolescentes/jovens, o conhecimento adquirido e a empatia pelas vítimas foram significativos. Salientaram que a participação dos internos nas exposições foi o ponto forte do projeto e que há necessidade de maior tempo para o desenvolvimento de projetos desta natureza e apoio mais efetivo de diferentes instancias. As ações desenvolvidas possibilitaram demonstrar não apenas para o público externo que observou as obras nas exposições a capacidade dos adolescentes/jovens, mas a relevância de projetos como medida socioeducativa dos que estão em privação de liberdade.  
id UFAC-2_7b7a448c60f20b33ba1766c6549843e0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6075
network_acronym_str UFAC-2
network_name_str Communitas
repository_id_str
spelling SIGNIFICADOS DE UM PROJETO EXTRACLASSE PARA ADOLESCENTES/JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADESocioeducativoProjeto ExtraclasseAdolescentes/JovensO proposito deste artigo é relatar a experiência de um projeto extraclasse denominado História e Memoria do Holocausto desenvolvido com 15 adolescentes/jovens privados de liberdade e 26 funcionários de uma unidade mineira e analisar o significado de participar do mesmo. Deste total, através do Google Forms, seis internos e 20 funcionários responderam as seguintes questões: 1. Para você, o que significou participar deste projeto? 2. Durante sua participação no projeto, quais pontos foram mais significativos? e 3. Durante sua participação no projeto, quais pontos foram menos significativos? Os resultados mostraram que para os internos a aquisição de conhecimento, aliada a percepção de sofrimento e preconceito sobre eles e as vítimas e a valorização da vida foram significativos e que os pontos mais relevantes foram a releitura das obras e as pesquisas. Sugeriram desenvolver a temática em foram de história em quadrinhos e peça de teatro. Os funcionários destacaram que o protagonismo dos adolescentes/jovens, o conhecimento adquirido e a empatia pelas vítimas foram significativos. Salientaram que a participação dos internos nas exposições foi o ponto forte do projeto e que há necessidade de maior tempo para o desenvolvimento de projetos desta natureza e apoio mais efetivo de diferentes instancias. As ações desenvolvidas possibilitaram demonstrar não apenas para o público externo que observou as obras nas exposições a capacidade dos adolescentes/jovens, mas a relevância de projetos como medida socioeducativa dos que estão em privação de liberdade.  Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/607510.29327/268346.6.14-3Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 31-47Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 31-47Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 31-472526-597010.29327/268346.6.14reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6075/3750Copyright (c) 2022 Communitashttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Ícaro Uriel Brito Simões, Regina Maria RovigatiRibeiro, Alcides Mariano2023-11-06T09:27:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6075Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2023-11-06T09:27:27Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false
dc.title.none.fl_str_mv SIGNIFICADOS DE UM PROJETO EXTRACLASSE PARA ADOLESCENTES/JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE
title SIGNIFICADOS DE UM PROJETO EXTRACLASSE PARA ADOLESCENTES/JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE
spellingShingle SIGNIFICADOS DE UM PROJETO EXTRACLASSE PARA ADOLESCENTES/JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE
França, Ícaro Uriel Brito
Socioeducativo
Projeto Extraclasse
Adolescentes/Jovens
title_short SIGNIFICADOS DE UM PROJETO EXTRACLASSE PARA ADOLESCENTES/JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE
title_full SIGNIFICADOS DE UM PROJETO EXTRACLASSE PARA ADOLESCENTES/JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE
title_fullStr SIGNIFICADOS DE UM PROJETO EXTRACLASSE PARA ADOLESCENTES/JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE
title_full_unstemmed SIGNIFICADOS DE UM PROJETO EXTRACLASSE PARA ADOLESCENTES/JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE
title_sort SIGNIFICADOS DE UM PROJETO EXTRACLASSE PARA ADOLESCENTES/JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE
author França, Ícaro Uriel Brito
author_facet França, Ícaro Uriel Brito
Simões, Regina Maria Rovigati
Ribeiro, Alcides Mariano
author_role author
author2 Simões, Regina Maria Rovigati
Ribeiro, Alcides Mariano
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Ícaro Uriel Brito
Simões, Regina Maria Rovigati
Ribeiro, Alcides Mariano
dc.subject.por.fl_str_mv Socioeducativo
Projeto Extraclasse
Adolescentes/Jovens
topic Socioeducativo
Projeto Extraclasse
Adolescentes/Jovens
description O proposito deste artigo é relatar a experiência de um projeto extraclasse denominado História e Memoria do Holocausto desenvolvido com 15 adolescentes/jovens privados de liberdade e 26 funcionários de uma unidade mineira e analisar o significado de participar do mesmo. Deste total, através do Google Forms, seis internos e 20 funcionários responderam as seguintes questões: 1. Para você, o que significou participar deste projeto? 2. Durante sua participação no projeto, quais pontos foram mais significativos? e 3. Durante sua participação no projeto, quais pontos foram menos significativos? Os resultados mostraram que para os internos a aquisição de conhecimento, aliada a percepção de sofrimento e preconceito sobre eles e as vítimas e a valorização da vida foram significativos e que os pontos mais relevantes foram a releitura das obras e as pesquisas. Sugeriram desenvolver a temática em foram de história em quadrinhos e peça de teatro. Os funcionários destacaram que o protagonismo dos adolescentes/jovens, o conhecimento adquirido e a empatia pelas vítimas foram significativos. Salientaram que a participação dos internos nas exposições foi o ponto forte do projeto e que há necessidade de maior tempo para o desenvolvimento de projetos desta natureza e apoio mais efetivo de diferentes instancias. As ações desenvolvidas possibilitaram demonstrar não apenas para o público externo que observou as obras nas exposições a capacidade dos adolescentes/jovens, mas a relevância de projetos como medida socioeducativa dos que estão em privação de liberdade.  
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6075
10.29327/268346.6.14-3
url https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6075
identifier_str_mv 10.29327/268346.6.14-3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6075/3750
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Communitas
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC
dc.source.none.fl_str_mv Communitas; v. 6 n. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 31-47
Communitas; Vol. 6 No. 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 31-47
Revista Communitas; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 14 (2022): PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS; 31-47
2526-5970
10.29327/268346.6.14
reponame:Communitas
instname:Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron:UFAC
instname_str Universidade Federal do Acre (UFAC)
instacron_str UFAC
institution UFAC
reponame_str Communitas
collection Communitas
repository.name.fl_str_mv Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)
repository.mail.fl_str_mv revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br
_version_ 1798313221599264768