POR QUE ENSURDECER A EDUCAÇÃO DE SURDOS?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Communitas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2653 |
Resumo: | O presente texto tece reflexões e ponderações acerca da educação de surdos, ensaiando a proposição de um “ensurdecimento” da pedagogia e das práticas pedagógicas com estudantes surdos que têm a ver com a afirmação de um próprio da experiência de ser surdo e de assim estar e habitar o mundo. Nesse movimento, o ensaio partilha duas cenas vividas no cotidiano escolar e, nessa direção, convida a (re)pensar a educação das pessoas surdas e suas práticas a partir da ideia de surdidade, interculturalidade e diferenças. Finalmente, defende a urgente necessidade de descolar a pedagogia do ouvido, no sentido de enxergar, reconhecer, legitimar e aprender com produções/ criações/ provocações que os próprios surdos nos fazem com suas vivências, trajetórias, biografias e saberes. |
id |
UFAC-2_7d1526619aad17ef216560602e4311a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2653 |
network_acronym_str |
UFAC-2 |
network_name_str |
Communitas |
repository_id_str |
|
spelling |
POR QUE ENSURDECER A EDUCAÇÃO DE SURDOS?Educação de surdosinterculturalidadesurdidadepráticas pedagógicas.O presente texto tece reflexões e ponderações acerca da educação de surdos, ensaiando a proposição de um “ensurdecimento” da pedagogia e das práticas pedagógicas com estudantes surdos que têm a ver com a afirmação de um próprio da experiência de ser surdo e de assim estar e habitar o mundo. Nesse movimento, o ensaio partilha duas cenas vividas no cotidiano escolar e, nessa direção, convida a (re)pensar a educação das pessoas surdas e suas práticas a partir da ideia de surdidade, interculturalidade e diferenças. Finalmente, defende a urgente necessidade de descolar a pedagogia do ouvido, no sentido de enxergar, reconhecer, legitimar e aprender com produções/ criações/ provocações que os próprios surdos nos fazem com suas vivências, trajetórias, biografias e saberes.Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC2019-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2653Communitas; v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 137-156Communitas; Vol. 3 No. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 137-156Revista Communitas; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 137-1562526-5970reponame:Communitasinstname:Universidade Federal do Acre (UFAC)instacron:UFACporhttps://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2653/pdfCopyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITASinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, TiagoJanoario, Ricardo de Souza2019-08-23T03:07:03Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2653Revistahttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITASPUBhttps://periodicos.ufac.br/revista/index.php/COMMUNITAS/oairevistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br2526-59702526-5970opendoar:2019-08-23T03:07:03Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR QUE ENSURDECER A EDUCAÇÃO DE SURDOS? |
title |
POR QUE ENSURDECER A EDUCAÇÃO DE SURDOS? |
spellingShingle |
POR QUE ENSURDECER A EDUCAÇÃO DE SURDOS? Ribeiro, Tiago Educação de surdos interculturalidade surdidade práticas pedagógicas. |
title_short |
POR QUE ENSURDECER A EDUCAÇÃO DE SURDOS? |
title_full |
POR QUE ENSURDECER A EDUCAÇÃO DE SURDOS? |
title_fullStr |
POR QUE ENSURDECER A EDUCAÇÃO DE SURDOS? |
title_full_unstemmed |
POR QUE ENSURDECER A EDUCAÇÃO DE SURDOS? |
title_sort |
POR QUE ENSURDECER A EDUCAÇÃO DE SURDOS? |
author |
Ribeiro, Tiago |
author_facet |
Ribeiro, Tiago Janoario, Ricardo de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Janoario, Ricardo de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Tiago Janoario, Ricardo de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de surdos interculturalidade surdidade práticas pedagógicas. |
topic |
Educação de surdos interculturalidade surdidade práticas pedagógicas. |
description |
O presente texto tece reflexões e ponderações acerca da educação de surdos, ensaiando a proposição de um “ensurdecimento” da pedagogia e das práticas pedagógicas com estudantes surdos que têm a ver com a afirmação de um próprio da experiência de ser surdo e de assim estar e habitar o mundo. Nesse movimento, o ensaio partilha duas cenas vividas no cotidiano escolar e, nessa direção, convida a (re)pensar a educação das pessoas surdas e suas práticas a partir da ideia de surdidade, interculturalidade e diferenças. Finalmente, defende a urgente necessidade de descolar a pedagogia do ouvido, no sentido de enxergar, reconhecer, legitimar e aprender com produções/ criações/ provocações que os próprios surdos nos fazem com suas vivências, trajetórias, biografias e saberes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2653 |
url |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2653 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2653/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REVISTA COMMUNITAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal do Acre - EDUFAC |
dc.source.none.fl_str_mv |
Communitas; v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 137-156 Communitas; Vol. 3 No. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 137-156 Revista Communitas; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS; 137-156 2526-5970 reponame:Communitas instname:Universidade Federal do Acre (UFAC) instacron:UFAC |
instname_str |
Universidade Federal do Acre (UFAC) |
instacron_str |
UFAC |
institution |
UFAC |
reponame_str |
Communitas |
collection |
Communitas |
repository.name.fl_str_mv |
Communitas - Universidade Federal do Acre (UFAC) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistas@ufac.br || rafael.goncalves@ufac.br |
_version_ |
1798313222927810560 |